By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Políticos repercutem sanção dos EUA contra esposa de Moraes 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Políticos repercutem sanção dos EUA contra esposa de Moraes 
outros

Políticos repercutem sanção dos EUA contra esposa de Moraes 

Última atualização: 22 de setembro de 2025 13:58
Published 22 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Governo dos EUA anunciou nesta segunda-feira (22) medidas que atingem Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF  Política, -agencia-cnn-, Alexandre de Moraes, Lei Magnitsky, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil

Contents
Leia MaisEntenda as sanções dos EUA contra Viviane Barci, esposa de MoraesEUA “premeditaram” novas sanções para “constranger” Lula, dizem fontesAnálise: Foco dos EUA em Moraes frustra base bolsonarista que quer extensãoMoraes X EUAO que é a Lei Magnitsky?Quais punições a lei prevê?

Políticos brasileiros repercutiram nesta segunda-feira (22) a decisão dos Estados Unidos de sancionar Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

A medida, divulgada pelo Departamento do Tesouro americano, tem como base a Lei Magnitsky e também atinge a empresa LEX – Institutos de Estudos Jurídicos, da qual Viviane e os filhos são sócios.

Leia Mais

  • Entenda as sanções dos EUA contra Viviane Barci, esposa de Moraes

    Entenda as sanções dos EUA contra Viviane Barci, esposa de Moraes

  • EUA "premeditaram" novas sanções para "constranger" Lula, dizem fontes

    EUA “premeditaram” novas sanções para “constranger” Lula, dizem fontes

  • Análise: Foco dos EUA em Moraes frustra base bolsonarista que quer extensão

    Análise: Foco dos EUA em Moraes frustra base bolsonarista que quer extensão

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo em que defende a anistia como única saída para reduzir tensões entre Brasil e Estados Unidos.

“Várias outras autoridades também estão sendo sancionadas hoje, vocês vão ver no decorrer do dia”, afirmou.

ESPOSA DE MORAES É SANCIONADA COM LEI MAGNITSKY

Cúmplices de Moraes sancionados. Só a ANISTIA aos fatos, começando 2019, é capaz de reduzir a temperatura. pic.twitter.com/5wrR6RbylJ

— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) September 22, 2025

O também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou a decisão ao apelidar Moraes e Viviane de “Casal Magnitsky”.

Casal Magnitsky 🫶🏻 pic.twitter.com/7Q07MSYm21

— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) September 22, 2025

Já a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) acusou bolsonaristas de traição. “Os traidores da Pátria seguem tentando desesperadamente intimidar o Judiciário e violar a soberania do Brasil para salvar o líder da organização criminosa. Dessa vez Trump aplicou a Lei Magnitsky sobre a advogada Viviane Barci, esposa do ministro Alexandre de Moraes.”

“A tentativa de interferência estrangeira no julgamento dos golpistas é inaceitável. Os bolsonaristas que articulam essa traição precisam ser responsabilizados urgentemente, já passou da hora de Eduardo Bolsonaro ser cassado e preso”, completou.

Os traidores da Pátria seguem tentando desesperadamente intimidar o judiciário e violar a soberania do Brasil para salvar o líder da organização criminosa. Dessa vez Trump aplicou a Lei Magnitsky sobre a advogada Viviane Barci, esposa do ministro Alexandre de Moraes.

A… pic.twitter.com/UG1vXDn8xA

— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) September 22, 2025

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se manifestou contra as sanções e compartilhou informações que atribuiu a uma suposta “conspiração” envolvendo a família Bolsonaro.

“A conspiração da família Bolsonaro contra o Brasil não para: agora o governo Trump aplicou as sanções da Magnitsky a Viviane Barci, mulher do ministro Alexandre de Moraes, como retaliação ao julgamento em que o STF condenou os golpistas. É impressionante: atacam o Judiciário e ainda querem discutir anistia e redução de pena para golpistas”, declarou.

A conspiração da família Bolsonaro contra o Brasil não para: agora o governo Trump aplicou as sancoes da Magnotsky a Viviane Barci, mulher do ministro Alexandre de Moraes, como retaliação ao julgamento em que o STF condenou os golpistas. É impressionante: atacam o Judiciário e…

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) September 22, 2025

Moraes X EUA

Em julho, o governo americano já havia aplicado a Lei Magnitsky contra o próprio ministro Moraes, alegando “prisões arbitrárias” e “restrições à liberdade de expressão” no Brasil.

À época, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que Moraes atua como “juiz e júri” em uma “caça às bruxas ilegal” contra cidadãos e empresas brasileiras e americanas.

“De Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados – inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos”, disse Bessent.

O que é a Lei Magnitsky?

A Lei Magnitsky faz parte da legislação dos Estados Unidos e autoriza o país a aplicar sanções econômicas contra indivíduos acusados de corrupção ou de cometer graves violações de direitos humanos.

Ela foi aprovada em 2012, durante o governo de Barack Obama, e prevê medidas como congelamento de bens e contas bancárias em território americano, além da proibição de entrada no país.

A norma surgiu após a morte de Sergei Magnitsky, advogado russo que denunciou um esquema de corrupção envolvendo autoridades locais e faleceu em 2009, enquanto estava preso em Moscou. No início, o objetivo era responsabilizar os envolvidos em sua morte.

Em 2016, uma emenda ampliou o alcance da lei, permitindo a aplicação das sanções a qualquer pessoa suspeita de corrupção ou de abusos contra os direitos humanos, em qualquer parte do mundo.

Quais punições a lei prevê?

Os nomes incluídos na lista podem ter bens e contas bloqueados nos EUA, perder o direito ao visto e ficar proibidos de entrar no país. Essas medidas podem atingir indivíduos, empresas ou organizações envolvidos em crimes financeiros ou em violações de direitos humanos.

Para ser retirado da lista, é necessário comprovar que não houve envolvimento nas condutas que motivaram a punição, que já houve responsabilização judicial pelo caso ou que houve mudança significativa de comportamento.

Em algumas situações, as sanções podem ser suspensas se o governo americano considerar a medida essencial para a segurança nacional. Nesses casos, o presidente precisa comunicar o Congresso pelo menos 15 dias antes de tomar a decisão.

*Publicado por João Scavacin, da CNN

 

You Might Also Like

Jovem é encontrado morto horas após deixar centro de reabilitação na Bahia

Governo da Bahia adere a programas nacionais de segurança e entrega novos equipamentos às forças policiais

Veja momento em que homem assedia menina de 11 anos em farmácia

Hugo é vaiado em evento com Lula em comemoração ao Dia dos Professores 

Análise: Hugo Motta pode herdar cargos retirados “de infiéis” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Filho de PM que agredia mulheres desde 2008 é preso em Porto Seguro 

28 de agosto de 2025
O que a crise na Síria pode significar para o equilíbrio de forças no Oriente Médio? 
Número de refugiados no Brasil cresce 9,5%; veja números
Antes de Moraes, governo Trump revogou vistos de estudantes e até artistas 
Carnaval em BH: Prefeitura mede emissões de carbono da folia 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?