A gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é aprovada por 63,8% dos paulistas, fazendo com que ele lidere com folga todos os cenários para as eleições estaduais em 2026, segundo levantamento do Instituto França realizado entre 11 e 15 de abril com 1.312 eleitores em todo o estado. A desaprovação chega a 33,5%, enquanto 2,7% não responderam. A pesquisa que ouviu os eleitores por telefone, tem margem de erro de 2,7 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Entre os entrevistados, 46,8% consideram o governo de Tarcísio ótimo ou bom. Outros 31,3% classificam como regular e 19,1% avaliam como ruim ou péssimo.
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta um cenário mais adverso em São Paulo: sua aprovação é de 39,3%, enquanto 57,5% desaprovam seu governo. Apenas 24,1% dos eleitores paulistas avaliam a gestão Lula como ótima ou boa, ante 26% que a consideram regular e 48,7% que a classificam como ruim ou péssima.
Cenários para governador (2026)
A popularidade de Tarcísio se reflete nas intenções de voto: ele lidera com folga todos os cenários testados, tanto no primeiro quanto no segundo turno. No primeiro turno, aparece com 41,5% das intenções de voto — mais que o dobro de Geraldo Alckmin (PSB), com 18,3%, e Fernando Haddad (PT), com 15,8%.
Em simulações de segundo turno, Tarcísio venceria Alckmin por 55% a 31% e Haddad por 52% a 28%, consolidando-se como favorito à reeleição em São Paulo — com chances reais de encerrar a disputa ainda no primeiro turno, um feito até hoje exclusivo de Geraldo Alckmin, que venceu sem necessidade de segundo turno em 2010 e 2014.
Cenários presidenciais (2026)
Nos cenários testados com Tarcísio para as eleições presidenciais, o governador lidera em São Paulo com 38% das intenções de voto, à frente de Lula (32%) e de nomes como Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSDB). Em simulações de segundo turno, Lula é derrotado por Tarcísio (48% x 33%), Bolsonaro (44% x 36%), Michelle Bolsonaro (41% x 36%) e o prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (34% x 32%). Contra Ronaldo Caiado e Eduardo Bolsonaro (PL), o petista aparece numericamente à frente, mas em cenários de empate técnico no maior colégio eleitoral do país.
Vice para Lula
A pedido do JOTA, a pesquisa também sondou os eleitores paulistas sobre quem seria o melhor vice para Lula em 2026 — tema que ainda desperta pouco engajamento: 33,4% não souberam responder ou preferem outro nome. Entre os mais citados, o atual vice-presidente Geraldo Alckmin lidera com 12,4%, seguido por Ratinho Jr. (PSD) com 8,6%. Marina Silva (7%), Simone Tebet (6,8%) e Fernando Haddad (6,5%) completam os cinco primeiros colocados.
Opinião sobre Bolsonaro e STF
A pesquisa ainda revela que 58% dos eleitores paulistas acreditam que Supremo Tribunal Federal (STF) deve mandar prender o ex-presidente Jair Bolsonaro, em decorrência das investigações sobre os atos de 8 de janeiro. O dado indica que, mesmo em São Paulo — estado onde Bolsonaro mantém apoio expressivo —, a expectativa é de que o avanço das investigações levará à sua prisão. Outros 23,1% não acreditam na prisão, enquanto 18,7% não souberam opinar.