By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Por erro de escola no DF, alunos podem ser excluídos de cotas no PAS
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Por erro de escola no DF, alunos podem ser excluídos de cotas no PAS
outros

Por erro de escola no DF, alunos podem ser excluídos de cotas no PAS

Última atualização: 19 de dezembro de 2025 03:00
Published 19 de dezembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Estudantes do Centro de Ensino Médio Paulo Freire afirmam que tiveram as candidaturas por cotas indeferidas no Programa de Avaliação Seriada (PAS) após um erro cometido pela direção da escola pública.

Contents
Leia tambémAlunos de projeto social fazem documentário sobre assédio sexual no DFCom celular proibido, alunos trocam ChatGPT por perguntas ao professorABDI e UnB lançam kit para detecção rápida de metanol em bebidasRefeições do restaurante universário da UnB ficarão mais baratasDiretora pede desculpasRetificação na SEEDF

De acordo com os relatos, a instituição de ensino situada na Asa Norte (DF) não encaminhou os documentos que comprovam a conclusão do ensino médio na rede pública, requisito obrigatório para que os alunos concorram às vagas reservadas na Universidade de Brasília (UnB).

Segundo os estudantes, a situação foi identificada após a divulgação da lista de candidatos enquadrados nas cotas de escola pública. Alguns alunos constavam como indeferidos e acabaram concorrendo pela ampla concorrência.

As cotas do PAS são reservas de vagas destinadas a estudantes da rede pública, pretos, pardos, indígenas, com deficiência ou de baixa renda.

Por erro de escola no DF, alunos podem ser excluídos de cotas no PAS - destaque galeria4 imagensIndeferimento da candidatura por cotas do aluno pelo CebraspeDeclaração que deveria ter sido enviada ao CebraspeConversa da diretora com os responsáveis no grupo da escolaFechar modal.MetrópolesCentro de Ensino Médio Paulo Freire, na 610 Norte1 de 4

Centro de Ensino Médio Paulo Freire, na 610 Norte

Hugo Barreto/MetrópolesIndeferimento da candidatura por cotas do aluno pelo Cebraspe2 de 4

Indeferimento da candidatura por cotas do aluno pelo Cebraspe

| Material cedido ao MetrópolesDeclaração que deveria ter sido enviada ao Cebraspe3 de 4

Declaração que deveria ter sido enviada ao Cebraspe

| Material cedido ao MetrópolesConversa da diretora com os responsáveis no grupo da escola4 de 4

Conversa da diretora com os responsáveis no grupo da escola

| Material cedido ao Metrópoles

Um estudante de 17 anos afirmou que percebeu o problema ao consultar o resultado no site da banca organizadora. “Quando o Cebraspe divulgou a lista de pessoas aprovadas no sistema de cotas de escola pública, percebi que meu nome não constava na relação”, disse.

“Ao verificar no próprio site o motivo, constatei que a minha situação estava como ‘indeferido’, pois a documentação apresentada não comprovava que cursei o primeiro e o segundo ano do ensino médio em escola pública”, acrescentou.

O estudante disse temer que o indeferimento acabe com o seu sonho de entrar na universidade logo após encerrar o ensino médio. “Agora, sem poder concorrer pelo sistema de cotas de escola pública, esse caminho tornou-se ainda mais difícil”, afirmou.

Leia também

  • Distrito Federal

    Alunos de projeto social fazem documentário sobre assédio sexual no DF
  • São Paulo

    Com celular proibido, alunos trocam ChatGPT por perguntas ao professor
  • Distrito Federal

    ABDI e UnB lançam kit para detecção rápida de metanol em bebidas
  • Distrito Federal

    Refeições do restaurante universário da UnB ficarão mais baratas

Inicialmente, o estudante acreditou se tratar de um caso isolado, mas relatos semelhantes surgiram no grupo de pais e responsáveis da escola. “Eu e minha família tentamos contato com a escola e obtivemos a mesma resposta enviada no grupo de WhatsApp. Diante da situação, cogitamos, inclusive, levar o caso à Justiça”, relatou.

Outra aluna afirmou se sentir injustiçada com o indeferimento da sua candidatura por cotas de escola pública e baixa renda. “Me sinto desapontada. Esse foi o último ano de um processo seletivo de três em que eu coloquei minha total energia nele”, contou.

“O fato de não estar dentro da cota pode custar a minha aprovação na UnB, que é um sonho para mim e uma grande oportunidade de vida”, disse.

Diretora pede desculpas

Os alunos afirmam que a direção do colégio se manifestou apenas nessa terça-feira (16/12), por meio de mensagem enviada pela vice-diretora, Aline Maia, em um grupo de WhatsApp do “Terceirão”: “Oi, pessoal, quem precisar de declaração, compareça à escola amanhã”.

Segundo os estudantes, a medida da escola não resolveria a situação, já que o sistema do Cebraspe não permite a inclusão de novos documentos após a abertura do recurso. O prazo para interposição dos recursos terminou às 18h da última quarta-feira (17/12), e a banca tem até o dia 29 de dezembro para analisar as demandas.

“É triste ter que passar por mais um momento de ansiedade por algo que é simples, que é um direito meu”, afirmou uma das alunas prejudicadas.

Procurada, a diretora do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, Roberta Talyuili, informou que todas as providências adotadas pela escola estavam em conformidade com as orientações da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), e pediu desculpas à comunidade escolar pelo equívoco.

“Foi disponibilizado no Sistema Educa DF o campo para emissão de declaração para avaliações externas apenas agora no fim do ano, não sendo repassada esta informação aos gestores para emissão de tais documentos em conformidade com o estabelecido pelos editais das atividades avaliativas externas”, afirmou a diretora.

Ela acrescentou que a secretaria segue aberta para retificação dos documentos, mas que pouquíssimos a procuraram. “Tenho uma média de 450 alunos de segundos e terceiros anos de ensino médio, e apenas três estudantes nos contataram para retificação das declarações”, afirmou.

Retificação na SEEDF

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, que respondeu, em nota, que a equipe gestora do Centro de Ensino Médio Paulo Freire já efetuou a retificação da documentação de todos os alunos inscritos no PAS.

A SEEDF esclareceu ainda que o sistema está funcionando normalmente, e que nenhuma outra escola teve problemas para fornecer a documentação de seus estudantes.

A reportagem também entrou em contato com o Cebraspe, que disse que as solicitações para concorrer por meio do Sistema de Cotas para Escolas Públicas para os eventos PAS 3 e VESTUNB_26 se encontram na fase de resultado provisório.

A banca acrescentou que a relação final das pessoas candidatas com documentação deferida para concorrer por meio do sistema de cotas será divulgada na de 19 de dezembro para o Vest e 29 de dezembro para o PAS.

Por fim, afirmou que a responsabilidade pelo envio da documentação é exclusiva da pessoa candidata, conforme as regras do edital.

You Might Also Like

Faixa 4 impulsiona MCMV e setor vê ano “extremamente positivo” 

Queda de criptomoedas pode ser tanto problema cultural quanto financeiro 

Como a pulseira Cartier com chave se tornou um ícone de luxo e amor 

Às vésperas de recesso, Congresso deve votar orçamento nesta sexta (19) 

Lançamento de foguete sul-coreano no Brasil acontece nesta sexta-feira (19) 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Vitória confirma lesão delicada do meia Willian Oliveira; saiba detalhes

24 de janeiro de 2025
Flamengo perde no último segundo na estreia da Copa Intercontinental; veja 
Práticas de economia circular estão presentes em 85% da indústria nacional; veja detalhes
Caso Sarah Raíssa: PCDF quer saber quem criou “desafio do desodorante”
Enem 2025: veja as questões mais fáceis e difíceis da prova do 2º dia 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?