By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Por que empreender com sustentabilidade é uma tendência? 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Por que empreender com sustentabilidade é uma tendência? 
outros

Por que empreender com sustentabilidade é uma tendência? 

Última atualização: 14 de julho de 2025 12:27
Published 14 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Fundadora da Mabe Bio fala sobre como economia circular, ciência e tecnologia deram origem à startup de biomateriais e o espaço que há para crescimento no segmento  Macroeconomia, CNN Brasil Money, economia circular CNN Brasil

Contents
Leia MaisCacau: o fruto ancestral que deveria ser protagonista na COP30Três anos consecutivos de queda: Pará reduz em 41% o desmatamento em junhoSetor de proteína animal defende “rápida solução” para tarifas dos EUAO problema do carbonoMotivos para apostar na economia circular

Em tempos em que grandes indústrias são pressionadas por mais sustentabilidade, o leque de oportunidades para empresas que miram impacto ou que auxiliam outras companhias em busca de práticas mais sustentáveis vira mais do que uma missão social: uma oportunidade de negócio.

É assim que a Mabe Bio, startup paulista que utiliza resíduos vegetais para a produção de itens sustentáveis, vem conquistando mercado, investidores e uma extensa carteira de clientes em uma fila de espera composta por grandes indústrias brasileiras.

O projeto é de Marina Bellintani, designer de moda e mestre em indústria têxtil. Ao lado da sócia Rachel Maranhão, elas criaram a empresa que oferece uma alternativa ao couro animal e sintético.

“A ideia surgiu da minha vontade de contribuir com inovação para a indústria têxtil do Brasil, e dessa visão sistêmica de criação de novos negócios com mais empatia ao processo produtivo como um todo”, diz a empreendedora.

O negócio segue o conceito da bioeconomia e circularidade, que favorece o uso de materiais de segunda vida, encontrando também novas finalidades para matérias-primas encontradas na natureza. Para isso, a Mabe Bio utiliza vagens da árvore angico para desenvolver biomateriais que se assemelham ao couro animal, mas são sustentáveis e biodegradáveis.

Leia Mais

  • Cacau: o fruto ancestral que deveria ser protagonista na COP30

    Cacau: o fruto ancestral que deveria ser protagonista na COP30

  • Três anos consecutivos de queda: Pará reduz em 41% o desmatamento em junho

    Três anos consecutivos de queda: Pará reduz em 41% o desmatamento em junho

  • Setor de proteína animal defende "rápida solução" para tarifas dos EUA

    Setor de proteína animal defende “rápida solução” para tarifas dos EUA

O problema do carbono

A empresa busca solucionar um problema caro à indústria têxtil brasileira: a pegada de carbono e destruição ambiental causada pela cadeia do couro, responsável por 18% das emissões de gases de efeito estufa no país.

Ao trabalhar com a indústria, a Mabe Bio pretende encontrar escala, principalmente no setor têxtil, que é impactado pelas práticas de desperdício e alvo comum de novas regulamentações globais.

De acordo com Marina, 80% da pegada de carbono de uma roupa vem dos materiais que a constitui, o que justifica a ambição da startup em crescer e alcançar grandes representantes da indústria. “É uma demanda que já existe e está batendo à porta”, diz.

Há dois anos no mercado, a Mabe Bio se debruçou em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar sua matéria-prima, antes de levá-la ao mercado em escala comercial.

Até o momento, a empresa conta com uma longa fila de espera para a versão piloto do produto, que pretende atender setores que vão da moda a calçados a arquitetura, aviação e até mesmo automóveis.

Para Belintani, o olhar atento à economia circular vai além de uma missão social. Trata-se também de uma oportunidade de negócios com grande potencial econômico.

De acordo com um relatório da consultoria Spherical Insights & Consulting, o mercado global de economia circular deve saltar de US$ 554,5 bilhões em 2023 para US$ 1,8 trilhão em 2033.

Para a fundadora, ampliar o negócio, contudo, depende também de uma grande transformação de mindset.

“Sabemos que as deep techs estão se popularizando no Brasil, mas existe uma dificuldade em compreender quão complexo é validar um produto, atingir todos os parâmetros de performance e qualidade, escalonar para, só então começar a vender e ver de fato o impacto começar”, diz.

Motivos para apostar na economia circular

Apesar da complexidade da cadeia, é uma indústria que já mostra seus resultados. Segundo Marina, a oportunidade ao empreender unindo tecnologia, ciência e sustentabilidade está em atender outras grandes indústrias — o que amplia o impacto gerado por empresas que, como a Mabe Bio, desenvolvem biomateriais.

“É um conceito muito novo. Há uma grande oportunidade de novas tecnologias, processos e produtos e com menor impacto ambiental”, declara.

Além disso, ela classifica o Brasil como “um mar de oportunidades” devido à variedade biológica natural e matriz energética essencialmente limpa.

“O país tem muitas opções de plantas, uma rica biodiversidade. Também há muita pesquisa científica e muita possibilidade de inovar criando processos produtivos circulares e sustentáveis”, diz.

Segundo a fundadora, o país será cada vez mais buscado por nações interessadas em reduzir suas pegadas de carbono em grande escala.

“Estamos vendo um interesse crescente, porque é uma dor latente. A indústria não oferece muitas opções que apresentem alternativas ao uso de materiais animais ou químicos. Então indústrias que querem reduzir a pegada de carbono da sua operação precisarão de nós. É um segmento que logo se tornará prioridade global”.

Atualmente, a Mabe Bio está prestes a iniciar seu projeto de escalonamento, deixando as dependências do laboratório e dando início a uma pequena operação de comercialização voltada aos clientes em fila de espera.

Crise climática pode provocar nova extinção em massa, diz pesquisador

 

You Might Also Like

“Vale Tudo”: Eugênio, Freitas e outros possíveis assassinos de Odete 

Brasil registra recorde histórico de aprendizes ativos

Após ser traída 16 vezes, Maíra Cardi contrata secretária lésbica para Thiago Nigro: “Esse é meu”

Barroso cobra União e RJ sobre violência policial e questiona uso de recursos da Lava Jato

Após cancelamento de sessão, Marina diz que vetos protegem licenciamento 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Neymar ativa modo “sincerão” e revela probabilidade de continuar no Santos; assista

11 de junho de 2025
Nacional-SP x Vasco: horário e onde assistir ao jogo da Copinha 
Professor de capoeira com dupla nacionalidade: Quem é o baiano preso em Portugal suspeito de estuprar filha de 4 anos
Vídeo: mulher é sequestrada enquanto estacionava carro na Asa Norte
Futuros de Wall Street têm leve baixa com novas ameaças tarifárias de Trump 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?