By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Por que estas tecnologias vão mudar o mundo em 5 anos? 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Por que estas tecnologias vão mudar o mundo em 5 anos? 
outros

Por que estas tecnologias vão mudar o mundo em 5 anos? 

Última atualização: 13 de agosto de 2025 17:31
Published 13 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Documento divulgado pelo Fórum Econômico Mundial chama a atenção para tendências tecnológicas que devem ter um impacto significativo em nossas vidas  Tecnologia, futuro, Mudanças climáticas, Nanotecnologia, Novas tecnologias CNN Brasil

Contents
Leia MaisCientistas encontram o “primeiro” buraco negro do mundo; saiba maisCientistas descobrem possível causa da Peste Negra após 4 mil anosGoogle anuncia novas funcionalidades de IA no Gemini; confira atualizaçõesInovação em múltiplas áreas Soluções para impactos cotidianosMarcas d’água contra fake news

Em meio aos desafios dos dias atuais como o compartilhamento de falsas notícias, emissão de gases poluentes e mudanças climáticas, o Fórum Econômico Mundial (WEF) destaca as 10 Principais Tecnologias Emergentes de 2025 – um relatório anual divulgado pela instituição que reúne soluções tecnológicas potencialmente capazes de transformar o mundo como conhecemos. 

Lançada durante a 16ª Reunião Anual dos Novos Campeões, popularmente conhecida como “Davos de Verão”, a lista reúne projetos tecnológicos inovadores que levam em conta três premissas: possiblidade de desenvolvimento, aplicabilidade e que possam gerar benefícios sociais entre os próximos três a cinco anos.  

Leia Mais

  • Cientistas encontram o "primeiro" buraco negro do mundo; saiba mais

    Cientistas encontram o “primeiro” buraco negro do mundo; saiba mais

  • Cientistas descobrem possível causa da Peste Negra após 4 mil anos

    Cientistas descobrem possível causa da Peste Negra após 4 mil anos

  • Google anuncia novas funcionalidades de IA no Gemini; confira atualizações

    Google anuncia novas funcionalidades de IA no Gemini; confira atualizações

Para Frederick Fenter, editor executivo da editora Frontiers (especializada em publicações científicas) e Jeremy Jurgens, diretor executivo do Fórum Econômico Mundial, que assinam o prefácio do documento, o compilado lança mão de insights imprescindíveis para a resolução de decisões estratégicas em escala global.  

Entre os projetos apresentados, o relatório aponta para uma tendência crescente de convergência tecnológica, onde áreas como inteligência artificial, biologia e desenvolvimento de novos materiais se unem para impulsionar conquistas para o futuro da humanidade como, por exemplo, a produção de energia limpa. 

Do combate à desinformação à produção de energia limpa 

Com um leque diversificado de tecnologias, o relatório de 2025 destaca mecanismos tecnológicos que podem atuar desde o combate à disseminação de falsas notícia à criação de marcas d’água geradas por IA, ferramenta crucial para garantir a segurança da produção de conteúdo no ambiente digital. 

No campo da sustentabilidade, a fixação de nitrogênio verde surge como uma alternativa mais ecológica para a produção de fertilizantes, por meio da utilização de energia limpa.  

Em vez de usar 2% da energia global, como no método atual, o projeto emprega sistemas de base biológica ou bioinspirados (tecnologias desenvolvidas a partir de ações da natureza), para reduzir o impacto ambiental da agricultura. 

A energia renovável também ganha destaque no relatório com os sistemas de energia osmótica, que têm o potencial de gerar eletricidade levando em conta a diferença de salinidade entre água doce e salgada, visando a concepção de uma fonte de energia limpa e de baixo impacto.  

Para o setor de veículos elétricos, os compósitos estruturais para baterias prometem revolucionar o mercado automotivo elétrico, implementando tecnologias como a utilização de fibra de carbono no design dos protótipos a melhorias na capacidade de armazenamento de energia, tornando veículos mais leves e eficientes. 

Saúde do futuro 

Na medicina, a engenharia de vida terapêutica propõe transformar bactérias benéficas em “biofábricas” de medicamentos dentro do corpo.

Isso significa que, sem bem sucedida, essa abordagem inovadora poderia gerar tratamentos mais baratos e contínuos, como por exemplo a produção de insulina sob demanda para pacientes com diabetes. 

Outro ponto de destaque do relatório acena para a classe de medicamentos GLP-1s, originalmente desenvolvida para tratar diabetes e obesidade – investigada atualmente por seu potencial no combate a doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson – com propriedades capazes de atuar contra a inflamação e eliminação de proteínas tóxicas no cérebro. 

Enquanto a detecção bioquímica autônoma promete transformar diferentes campos da saúde humana, com dispositivos capazes de monitorar permanentemente parâmetros como níveis de glicose no sangue, qualidade da água e segurança alimentar. 

Inovação em múltiplas áreas 

Definidos como materiais sintéticos em nanoescala (dimensões em bilionésimos de metro), as nanoenzimas são projetadas para replicar funções das enzimas naturais, só que com maior estabilidade, custo reduzido e facilidade de produção.

Inicialmente, seu desenvolvimento deve ser aplicado em uma ampla gama de setores, incluindo biomedicina, indústria e meio ambiente.

Na área da saúde, as nanoenzimas demonstram o seu maior potencial. Isso porque elas podem ser utilizadas na composição de medicamentos para o tratamento do câncer, permitindo que os fármacos atinjam as células cancerosas com maior precisão.

Além disso, estudos indicam que podem ajudar a mitigar o estresse oxidativo, um fator chave em doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Com um crescimento projetado de 27% ao ano, o mercado global de nanoenzimas está em forte expansão, com estimativas de que alcance o valor de US$ 57,95 bilhões até 2034.

Soluções para impactos cotidianos

O relatório aponta ainda os avanços em tecnologias nucleares, com uma nova onda de inovação em andamento, incluindo o desenvolvimento de Pequenos Reatores Modulares (SMRs).

A meta de longo prazo é alcançar a fusão nuclear, vista como uma solução inovadora para os desafios energéticos globais. 

Por fim, a detecção colaborativa propõe conectar sensores individuais em uma rede alimentada por IA. Essa integração pode otimizar a gestão de cidades, ajustando semáforos para reduzir congestionamentos ou monitorando dados ambientais para prever tempestades.  

Marcas d’água contra fake news

Em uma era de deepfakes, essa tecnologia adiciona tags invisíveis ao conteúdo gerado por IA (por meio de marcas d’água), o que facilita a identificação do que é real e do que não é, ajudando a combater a desinformação e a aumentar a confiança on-line.

Embora diversas empresas de tecnologia já adotem a marca d’água, a tecnologia ainda enfrenta desafios, como por exemplo a tentativa de remoção ou falsificação das marcas d’água. Além disso, a rotulagem falsa de conteúdo real como gerado por IA ainda inspira preocupações éticas.

Pixel 10: tudo o que se sabe sobre o novo celular do Google

 

 

 

You Might Also Like

Homem é assassinado a tiros em distribuidora de bebidas no DF

Por erro médico, mulher trata câncer inexistente durante três meses

VÍDEO: Delegado detalha esquema bilionário de adulteração de combustível em postos na Bahia

Criança de 8 anos fica presa entre pilares de concreto. Veja imagem

Petrobras: Ibama diz que pontos sobre Margem Equatorial foram esclarecidos 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Percussionista baiana sofre AVC no Peru e família organiza vaquinha para trazê-la ao Brasil

10 de outubro de 2025
Preta Gil sobre participar do show do pai, Gilberto Gil: “Dose de cura” 
Premiê francês propõe imposto sobre fortunas em meio a impasse orçamentário 
Proibição de entrada nos EUA não afetará Olimpíada de Los Angeles, diz CEO 
Pastor faccionado é procurado por cobrar taxa ilegal por venda de galão de água; suspeito lucrou R$ 1,5 milhão
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?