By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março? 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março? 
outros

Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março? 

Última atualização: 8 de março de 2025 08:31
Published 8 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Origem da data simboliza a batalha constante por igualdade, liberdade e direitos das mulheres ao longo da história
Este conteúdo foi originalmente publicado em Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março? no site CNN Brasil.  Lifestyle, #CNNPop, Dia da Mulher, Feminismo, Mulheres CNN Brasil

Contents
“Você parece mais magrinha na TV”, me disseram…No Oscar, Zoe Saldaña usou colar que levou 34 meses para ser confeccionadoEstilista honra legado de avô que vestia os Beatles e faz seu nome na modaOficialização da data em 1975Dia Internacional da Mulher é feriado?

O Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março, é uma data que vai além dos presentes, flores e homenagens. A origem da comemoração está ligada às lutas femininas por igualdade de direitos, melhores condições de trabalho e reconhecimento na sociedade.

Mas por que o dia 8 de março? A origem da data remonta o final do século 19 e início do 20, período marcado por intensos movimentos feministas ao redor do mundo em busca de reconhecimento, salários equiparados aos dos homens e direito ao voto, por exemplo.

Um dos eventos marcantes é a greve das trabalhadoras têxteis em Nova York, em 1908, quando centenas de mulheres protestaram por condições dignas. Pouco tempo depois, durante um encontro realizado em 1910, na 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague, a militante alemã Clara Zetkin sugeriu a criação de uma data dedicada à celebração das conquistas femininas e ao incentivo à luta por direitos iguais. A proposta foi bem recebida pelas participantes, mas não foi adotada.

  • “Você parece mais magrinha na TV”, me disseram…

    “Você parece mais magrinha na TV”, me disseram…

  • No Oscar, Zoe Saldaña usou colar que levou 34 meses para ser confeccionado

    No Oscar, Zoe Saldaña usou colar que levou 34 meses para ser confeccionado

  • Estilista honra legado de avô que vestia os Beatles e faz seu nome na moda

    Estilista honra legado de avô que vestia os Beatles e faz seu nome na moda

À CNN, Renata Lopes, professora de História do Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte, explicou que a escolha do dia 8 de março também está relacionada a uma série de manifestações importantes na Rússia, em 1917. “A data surgiu como um marco da luta das mulheres por direitos, especialmente no campo trabalhista e social”, afirmou.

Nesse ano, no dia 8 de março, operárias russas foram às ruas protestar contra as péssimas condições de trabalho, a fome e a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial. O movimento ficou conhecido como “Paz, Terra e Pão“.

Vale destacar que a greve dessas mulheres começou em 23 de fevereiro, segundo o calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Essa data corresponde ao 8 de março no calendário gregoriano, adotado atualmente, e é o dia reconhecido mundialmente para celebrar a luta das mulheres.

Oficialização da data em 1975

Mais tarde, em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu oficialmente o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, consolidando a data como símbolo global da luta pelos direitos femininos.

Desde então, o dia consolidou-se como um símbolo mundial de conscientização sobre os direitos das mulheres, reconhecendo conquistas e fortalecendo a luta por igualdade de gênero.

Laura Salles, especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão pela Universidade Cornell, além de ser professora do MBA de ESG da Saint Paul e de cursos de DE&I da Trevisan, reforça que a instituição da data é fundamental no marco por avanços nos direitos das mulheres e para todas as mulheres.

“É preciso olhar para mulheres negras, lésbicas, trans, travestis, com deficiência, de todas as idades. Esse dia de hoje nos lembra que avançamos bastante mas que ainda há um caminho longo a ser percorrido”, diz.

A título de exemplo, em 2023, a cada 10 minutos uma mulher ou menina foi assassinada, vítima de seu parceiro ou de outro familiar, segundo o relatório “Feminicídios em 2023“, divulgado pela ONU Mulheres e pela Oficina das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC, na sigla em inglês).

O assassinato intencional de mulheres em razão de seu sexo é a manifestação mais extrema da violência de gênero, sendo reconhecido como feminicídio, ou femicídio, conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Meninas no Afeganistão aprendem em aulas secretas que operam sob um rigoroso protocolo de segurança estabelecido por um grupo na Austrália • Erfanullah Abidi

Dia Internacional da Mulher é feriado?

Apesar de sua importância, o Dia Internacional da Mulher não é considerado feriado no Brasil. A data é marcada por eventos, manifestações e homenagens, mas sem a obrigatoriedade de suspensão das atividades comerciais e de trabalho.

Já na Rússia, por exemplo, o dia é reconhecido como feriado nacional. Enquanto na China muitas mulheres têm direito a meio dia de folga em 8 de março, conforme recomendação do Conselho de Estado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março? no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

“Isso aqui virou uma luta”: tragédia em lixão afeta saúde de moradores

“Neguinho ladrão”: com 401 casos, injúria racial cresce 8,4% no DF

Trump promete tarifa de 10% para quem se alinhar às políticas dos Brics 

Trump diz que enviará cartas tarifárias a mais de 100 países nesta segunda 

PMDF apreende 43 kg de skunk, com valor estimado em R$ 600 mil

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Vídeo: carro atola a praia do Porto da Barra e chama atenção de banhistas

1 de abril de 2025
De gol no Mundial à pós-gradução: a vida do professor que ajudou a eliminar o Boca 
Autoridades rejeitam alarde sobre nova suspeita de gripe aviária no RS 
Desconforto nas pernas durante o sono pode ser síndrome neurológica; veja 
Vídeo: Advogada é detida durante atuação profissional; saiba mais
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?