Autoridades americanas e chinesas trabalharam juntas para planejar o encontro, com os detalhes da reunião cuidadosamente orquestrados para proteger os líderes mundiais Internacional, China, Donald Trump, EUA, Trump, Xi Jinping CNN Brasil
O presidente dos EUA, Donald Trump, reuniu-se com os líderes do Japão e da Coreia do Sul no suntuoso Palácio Akasaka, em Tóquio, e no histórico Museu Nacional de Gyeongju.
Mas o encontro mais importante de sua viagem de três etapas pela Ásia – com o líder chinês Xi Jinping – aconteceu em um local bem menos grandioso do Aeroporto Internacional de Gimhae, na cidade sul-coreana de Busan, longe dos eventos da APEC que estão ocorrendo em Gyeongju.
Fontes disseram anteriormente à CNN que isso se deve a questões de agendamento.
Autoridades americanas e chinesas trabalharam juntas para planejar o encontro crucial entre Trump e Xi, com os detalhes da reunião cuidadosamente orquestrados para proteger ambos os líderes mundiais.
Inicialmente, esperava-se que Trump partisse um dia antes, e a Casa Branca havia planejado se reunir com Xi antes dessa partida.
Mas realizar uma cúpula entre os líderes naquele dia significaria uma reunião apressada à noite.
Assim, as autoridades decidiram que uma reunião na manhã do dia seguinte seria mais conveniente para ambos os líderes mundiais.
Trump está se reunindo com Xi enquanto a delegação dos EUA se prepara para deixar a Ásia e Xi chega para uma visita de Estado à Coreia do Sul, disseram as autoridades.
Tensões entre EUA e China
As tensões reacenderam nas últimas semanas devido à expansão dos controles de exportação por Washington e ao endurecimento das restrições à exportação de terras raras pela China.
Essa escalada de retaliações levou Trump a prometer novas tarifas de 100% sobre produtos chineses a partir de 1º de novembro.
Mas os Estados Unidos e a China fizeram progressos aparentes durante o fim de semana, após a última rodada de negociações comerciais na Malásia.
A estrutura do acordo comercial abriu caminho para um encontro entre Trump e Xi à margem da cúpula de CEOs da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), na Coreia do Sul.

