By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Por trás do sucesso de “Ainda Estou Aqui” 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Por trás do sucesso de “Ainda Estou Aqui” 
outros

Por trás do sucesso de “Ainda Estou Aqui” 

Última atualização: 3 de março de 2025 06:00
Published 3 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A combinação da melhor campanha internacional de um filme brasileiro com o prestígio artístico de Walter Salles explica o fenômeno “Ainda Estou Aqui”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Por trás do sucesso de “Ainda Estou Aqui” no site CNN Brasil.  Entretenimento, #CNNPop, Ainda Estou Aqui, Cinema, Oscar CNN Brasil

Contents
Leia mais8 curiosidades que você ainda não sabia sobre “Ainda Estou Aqui”Teste seus conhecimentos sobre “Ainda Estou Aqui”Relembre a trajetória de Walter Salles no OscarVeja: “Ainda Estou Aqui” vence o Oscar

O Oscar 2025 ficará marcado na memória dos brasileiros como o ano em que “Ainda Estou Aqui” se tornou o primeiro filme produzido no país a conquistar três indicações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres. E mais: venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional, conquista histórica, inédita para o cinema brasileiro. A façanha pode ser compreendida a partir de alguns fatores interligados.  

Um deles é a visibilidade que o longa alcançou com a distribuição da Sony Classics, impulsionada por um forte investimento na campanha internacional. Outra razão é a longa e consolidada presença de Walter Salles nos principais festivais internacionais, como Cannes, Berlim e Veneza. E, finalmente, as características singulares da obra deste cineasta e do filme em questão: a alta qualidade técnica de suas produções e a abordagem do tema da ditadura, que dialoga com a sensibilidade do público médio.    

Leia mais

  • 8 curiosidades que você ainda não sabia sobre "Ainda Estou Aqui"

    8 curiosidades que você ainda não sabia sobre “Ainda Estou Aqui”

  • Teste seus conhecimentos sobre "Ainda Estou Aqui"

    Teste seus conhecimentos sobre “Ainda Estou Aqui”

  • Relembre a trajetória de Walter Salles no Oscar

    Relembre a trajetória de Walter Salles no Oscar

Para um filme ser considerado pelos votantes da academia do Oscar, ele precisa construir relevância. Quanto mais bem-sucedida for a campanha de um filme, maior é a valorização simbólica que ele recebe. Nesse contexto, o trabalho da Sony Classics, uma das maiores distribuidoras internacionais, foi essencial. A campanha do filme começa com sua estreia na edição de 2024 do Festival de Veneza, onde integra a mostra competitiva e conquista o prêmio de Melhor Roteiro. Em seguida, é exibido e aclamado em um circuito de festivais, como Toronto, Nova York e Londres. A estratégia de distribuição também incluiu a realização de sessões especiais nos Estados Unidos com o elenco e Walter Salles, além de exibições nos cinemas norte-americanos. A presença de Fernanda Torres nessas sessões, festivais nos Estados Unidos e na Europa e eventos de cinema ajudou a consolidar sua imagem na mídia norte-americana . A consagração de sua atuação vem com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, tornando-a a primeira brasileira a conquistar o prêmio e impulsiona ainda mais seu prestígio na indústria hollywoodiana. 

A premiação de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025 também se apoia na sólida carreira internacional de Walter Salles, construída ao longo dos anos com a significativa presença do diretor nos principais festivais internacionais, onde seus filmes foram lançados e premiados. “Central do Brasil” conquistou o Urso de Ouro de Melhor Filme e o Urso de Prata para Fernanda Montenegro, como Melhor Atriz, no Festival de Berlim em 1998. 

Em seguida, o filme foi indicado a Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz no Oscar de 1999. “Abril Despedaçado” concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza em 2001. Já em 2008, Sandra Corveloni recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por “Linha de Passe”. O reconhecimento internacional de Salles contribui para o favoritismo de “Ainda Estou Aqui” na corrida pelo Oscar.   

Os filmes de Walter Salles se destacam por sua alta qualidade técnica. Michael Barker, copresidente da Sony e um dos idealizadores da campanha de “Ainda Estou Aqui”, afirmou em entrevista ao The Wrap que a estratégia de distribuição do filme se baseou na sua excelência técnica. Segundo ele, “este filme é tão bom quanto qualquer thriller político em inglês com algo a dizer”.  

Veja: “Ainda Estou Aqui” vence o Oscar

 Esse tipo de discurso já era utilizado em relação a “Central do Brasil”. O produtor suíço Arthur Cohn, vencedor do Oscar e parceiro de Salles no filme, ressaltou a “altíssima qualidade do trabalho dos técnicos brasileiros” na época. Vale lembrar que “Central do Brasil” também foi distribuído pela Sony, em parceria com a Miramax, duas gigantes do setor.  

Chegamos, finalmente, às características de “Ainda Estou Aqui”. A abordagem adotada para o tema da ditadura segue a sensibilidade do público médio. Isso se reflete na escolha de exibir poucas cenas de violência e no foco no impacto emocional do acontecimento histórico a partir da perspectiva de uma família de classe média alta.   

O Oscar de “Ainda Estou Aqui” faz dele o melhor filme da carreira de Walter Salles? Não. “Central do Brasil” continua sendo sua obra-prima. O sucesso do filme é resultado de uma combinação de fatores: a mais bem-sucedida campanha de premiação já realizada para um filme brasileiro e o prestígio artístico de Walter Salles, construído ao longo de 34 anos de carreira no cinema. 

 *Cyntia Gomes Calhado é jornalista, crítica, curadora, pesquisadora e professora do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM-SP. Autora do livro Intensidades da imagem: experiência estética no cinema – análises críticas a partir de Walter Salles (Editora Fi, 2021). O artigo não representa a opinião da CNN Brasil. 

 https://stories.cnnbrasil.com.br/entretenimento/conheca-walter-salles-diretor-de-ainda-estou-aqui/ 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Por trás do sucesso de “Ainda Estou Aqui” no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Heidenheim x Dortmund: horário e onde assistir ao jogo da Bundesliga 

Fiorentina x Napoli: horário e onde assistir ao jogo da Serie A 

Juventus x Inter Milão: horário e onde assistir ao jogo da Serie A 

Atlético de Madrid x Villarreal: horário e onde assistir ao jogo da LaLiga 

Reforma do Código Civil: limites indenizatórios e (in)segurança jurídica

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Governo Lula aprova medida antidumping sobre resinas dos EUA e Canadá 

27 de agosto de 2025
Operação mira quadrilha que se passava por familiares para aplicar golpes 
Taxas de Trump custarão média de US$ 2,3 mil por família nos EUA, diz Yale 
Ednaldo recorre a Gilmar Mendes e diz que CBF pode ser punida pela Fifa após interferência
Mega-Sena: quanto rendem R$ 47 milhões na poupança, Tesouro Direto ou CDB 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?