Como quem deixa o melhor da refeição para comer por último, a Porsche costuma criar expectativas para a versão GTS de seus lançamentos. Não foi diferente com o Macan elétrico, lançado em janeiro de 2024, que só agora ganha sua configuração de maior foco em esportividade e dirigibilidade, mesmo não sendo a mais potente. Ele já está em pré-venda no Brasil, a partir de R$ 800.000, com o início das entregas previsto para o primeiro semestre de 2026.
As novidades do Macan GTS começam no visual, que abusa da cor preta nos detalhes. Por fora, frisos laterais (nas portas e nas janelas), spoiler, saias laterais (alargadas) e as porções inferiores dos para-choques frontal e traseiro, são sempre em preto com variação de acabamento, entre fosco e brilhante. Os para-choques, inclusive, são novos.

Os faróis de led matriciais são escurecidos, assim como as lanternas, com bordas em preto. As rodas, por sua vez, recebem pintura em um tom bastante escuro de cinza (Cinza Antracite), seja na opção padrão, de 21 polegadas, ou nas opcionais, de 22 polegadas. Para a carroceria, são 75 opções diferentes de cores.
O interior também segue a temática do preto, misturando revestimentos como couro e suede. Costuras, cintos e logotipos vermelhos (como a inscrição GTS nos bancos) fazem contraste com o restante do ambiente, que tem ainda luzes ambiente em led por diversos pontos da cabine.

Como opcional, o pacote GTS Interior Package permite combinar as cores do exterior do veículo ao interior, desde que a carroceria seja pintada no azul Lugano, cinza Slate Neo ou vermelho Carmine. Outro opcional, o Carbon Interior Packge, adiciona apliques em fibra de carbono ao painel, volante e painéis de porta.

Tradição moderna
Apesar de não ser o Macan EV mais potente à venda, título pertencente ao Turbo S, o GTS é o responsável por ser o mais “tradicional” da linha – mesmo elétrico. Isso porque a sigla GTS, para a Porsche, busca estabelecer padrões superiores de dinâmica de condução, e não apenas potência em si.

Assim, o Macan GTS é equipado com dois motores elétricos, um na dianteira e, outro, na traseira, este último sendo o mesmo do Turbo S, ou seja, o motor elétrico mais potente da gama. Juntos, eles somam 516 cv, que podem chegar aos 571 cv em overboost com Launch Control. O torque máximo é de 97,4 kgfm.
Com esse conjunto, segundo a Porsche, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e, de 0 a 200 km/h, em 13,3 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h. Para alimentar os motores elétricos, a bateria tem 100 kWh e pode ser recarregada a até 270 kW (nesta potência, a carga vai de 10 a 80% em apenas 21 minutos). A autonomia projetada ainda não foi divulgada.
Mas, como já dito, o GTS não é feito apenas de números de aceleração. Para ser a versão de maior foco em dinâmica, um dos destaques é a inclusão do pacote Sport Chrono de série já com o modo Track. Esse modo prepara o carro para conduções de alta performance, aumentando o resfriamento da bateria para reduzir a perda de potência causada pelo aquecimento do componente.

A distribuição de peso do SUV favorece o eixo traseiro com a proporção 48:52 (ou seja: 48% na dianteira, 52% na traseira). O sistema de tração integral inclui vetorização de torque e há bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, que fica atrás do motor traseiro para contribuir com o maior peso na região.
A altura do Macan GTS foi reduzida em 10 mm em relação a outras versões e, por isso, ele tem o centro de gravidade mais baixo de toda a linha. A suspensão pneumática (com sistema PASM, de controle de parâmetros) foi refinada, assim como os ajustes de amortecedores e barras estabilizadoras. Tudo para maior precisão em curvas, segundo a marca.
Por fim, para quem não quiser acelerar em silêncio, o Macan GTS elétrico é equipado com sistema de som esportivo, que promove roncos virtuais em dois tons diferentes no interior do veículo.

