By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Porsche transforma carro da WEC em veículo de rua e repete o passado
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Porsche transforma carro da WEC em veículo de rua e repete o passado
outros

Porsche transforma carro da WEC em veículo de rua e repete o passado

Última atualização: 8 de junho de 2025 14:13
Published 8 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

De tempos em tempos a Porsche cria uma obra-prima. O novo Porsche 963 RSP é exatamente isso. Trata-se de uma versão de rua do 963 que disputa a WEC (o campeonato mundial de endurance) e que, por ser tão parecido, precisou de uma licença especial do governo francês para poder rodar em vias públicas.

A Porsche já havia feito isso antes. O 963 RSP, na verdade, é uma homenagem ao Porsche 917, modelo criado em 1975 com a mesma proposta. Na época, o carro de corrida adaptado para as ruas fez uma grande viagem, partindo da fábrica de Zuffenhausen, na Alemanha, até Paris, na França.

  • Relacionadas
  • ClássicosPorsche 911 Carrera RS foi criado para superar Corvette e Ferrari12 nov 2024 – 07h11
  • NotíciasFim da linha: Por que Porsche descontinuará os 718 Boxster e Cayman23 Maio 2025 – 08h05
  • TestesPorsche 911 Carrera T 2026 é tão raiz que é o único com câmbio manual de série19 Maio 2025 – 11h05

Timo Resch, presidente e CEO da Porsche Cars North America, Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport, e Urs Kuratle, diretor da Factory Racing LMDh em Road Atlanta, foram as mentes que se reuniram e decidiram que a melhor forma de comemorar os 50 anos do 917 seria repetir o feito, mas com o 963.

Porsche 963 RSP
963 RSP e 917Divulgação/Porsche

O Porsche 917 foi feito para Gregorio Rossi di Montelera, mais conhecido como Conde Ross. Ele é o herdeiro da empresa de bebidas italiana Martini & Rossi, além de ser o fundador da Martini Racing.

Já o Porsche 963 RSP também pertence a um dono de equipe: Roger Searle Penske, fundador da Porsche Penske Motorsport, e que empresta suas iniciais para batizar seu carro exclusivo.

Continua após a publicidade

Porsche 963 RSP
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Porsche

O trabalho para adaptar o carro de corrida foi uma verdadeira força tarefa da Porsche AG, Porsche Penske Motorsport e Porsche Cars North America. Todo o projeto foi feito em sigilo, até mesmo para outros funcionários da Porsche, sendo revelado apenas quando estava pronto para ser apresentado.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

As adaptações começam já na carroceria. Todo o design ficou por conta de Gran Larson, designer da Porsche Manufaktur. Foi necessário utilizar novas peças para cobrir as aberturas no para-lamas, essenciais para que o 963 não decole caso rode na pista. O desafio foi mantê-las funcionais, permitindo a passagem de ar para ventilação.

Continua após a publicidade

Porsche 963 RSP
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Porsche

Ainda foi necessário criar suportes para as placas de identificação dianteira e traseira. Elas são especiais para carros protótipo, semelhantes às placas verdes brasileiras. Por fim, toda a carroceria foi lixada para receber a pintura em Martini Silver, exatamente igual a do 917.

Porsche 963 RSP
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Porsche

Por dentro, o 963 RSP teve que ser inteiramente adaptado, afinal, ele não poderia ter um acabamento cru como a versão para as pistas. A tonalidade bege do acabamento em couro e Alcantara veio também do 917. Uma curiosidade: a cabine do 917 original se mantém intacta e sem restauração até hoje.

Continua após a publicidade

O assento único foi mantido e é de fibra de carbono. O volante e o painel são bem típicos de um carro de corrida. A Porsche adicionou ainda um porta-copos e uma área para deixar o notebook do piloto, responsável por ligar o carro e auxiliar na sua operação.

Porsche 963 RSP
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Porsche

O trem de força híbrido de 800V opera com uma pequena bateria de íons de lítio de 1,35 kWh montada sob a cápsula de carbono. Ela auxilia o motor V8 4.6, o mesmo do 918 Spider, mas em uma versão com dois turbocompressores.

A Porsche divulga apenas a potência do V8 sozinho (689 cv), mas também diz que o sistema elétrico é capaz de ajudá-lo em em uma faixa entre 40 cv e 68 cv, sem alterar a potência total do motor. Porém, quando entra em ação, o giro máximo do motor chega aos 8.000 rpm.

Continua após a publicidade

Porsche 963 RSP
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Porsche

A versão de corrida também usa o mesmo sistema, a diferença é que o Porsche 963 RSP teve um remapeamento no MGU, unidade responsável pela entrega de potência do sistema híbrido, para deixá-lo mais manso, principalmente em baixas velocidades. O motor também precisou passar por alterações para receber gasolina comum, sendo esse um dos maiores desafios do projeto, segundo a Porsche.

Os toques finais vieram nos amortecedores, que tiveram sua altura elevada ao máximo e ganharam uma configuração mais macia e confortável. E, claro, eles não podiam esquecer das luzes. Os faróis foram adaptados para o uso civil, porque a versão de corrida não precisa de setas.

Porsche 963 RSP
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Porsche
Continua após a publicidade

O passeio inaugural ocorreu nas redondezas de Le Mans, na França, e foi um passeio histórico. Ao lado do 963 RSP, dirigido por Timo Bernhard, piloto e embaixador da Porsche, estava o 917 original.

Porsche 963 RSP
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Porsche

“Essa foi uma experiência que ficará comigo por toda a vida. Dirigir por uma estrada pública com um 917 ao meu lado – parecia irreal. O carro se comportou perfeitamente – parecia um pouco mais amigável e tolerante do que o 963 normal – e parecia super especial e muito mais confortável, especialmente porque eu não precisava de todo o meu equipamento de segurança.”, contou Bernhard.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Depois da sua primeira aparição nas ruas, o 963 RSP segue com uma agenda cheia. Ele será exibido ao público no Circuit de la Sarthe durante as 24 Horas de Le Mans, que acontece entre os dias 14 e 15 de junho, antes de retornar a Stuttgart para ser exibido no Museu da Porsche. Em julho, o carro aparecerá ao lado do 917 no Festival de Velocidade de Goodwood.

Publicidade

You Might Also Like

Área rural do DF terá fornecimento de energia suspenso nesta 3ª feira

Terror em UPA: homem morre esfaqueado enquanto aguardava atendimento

Bolsonaro bate o martelo e irmão “ruim de voto” vai herdar vaga de Eduardo Bolsonaro

Adolescente de 15 anos usa facão para ameaçar família após vender frango sem autorização na Bahia

Julgamento de Bolsonaro no STF será retomado nesta terça com voto de Moraes

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

PCD, periférica e, agora, médica: conheça a história de Rithiele Souza

28 de maio de 2025
Atriz queridinha de Hollywood pode ser nova “Bond girl”, saiba quem 
Giovanna fala de ligação com Belo após sair do BBB25: “Me criou como filha” 
Ação do TRT-BA destina quase R$16 milhões a entidades sociais
CPI das Apostas: relatório final deve ser apresentado por Romário na terça 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?