Presidente do Fed afirma que decisão dependerá dos riscos e da evolução da economia Macroeconomia, CNN Brasil Money, EUA, Federal Reserve, Jerome Powell CNN Brasil
O presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (29) que um novo corte de juros em dezembro não está assegurado.
Segundo ele, as visões dentro do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) são distintas e ainda não há decisão para a próxima reunião de política monetária, a última de 2025.
“Devemos observar o balanço de riscos e tudo que ainda vai acontecer”, disse.
A declaração de Powell foi interpretada como um balde de água fria pelo mercado financeiro, com as bolsas de Nova York revertendo o sinal positivo para negativo.
Antes do pronunciamento, a expectativa dos investidores era de 94% de probabilidade para um novo corte em dezembro, segundo dados da CME FedWatch. Após a fala, essa projeção caiu para 60%.
“Se me perguntar se em dezembro faremos isso ou aquilo, eu não posso dizer, porque não sei o que encontraremos mais adiante. Se precisarmos ser cautelosos, seremos. Estou apenas dizendo que é uma possibilidade, e vamos refletir com cuidado. Portanto, ainda não tomamos uma decisão sobre dezembro, devemos observar o balanço de riscos e tudo o que acontecer até lá”, afirmou Powell.
No 29º dia de shutdown do governo dos Estados Unidos, o presidente do Fed reconheceu que, embora o impasse seja “temporário”, ele pode pesar na atividade econômica se persistir. “Os efeitos devem ser revertidos após o retorno”, disse.
Para tomar a decisão, o Comitê analisou relatórios sobre inflação, mercado de trabalho e atividade econômica.
“Podemos não ter os dados detalhados, mas temos material significativo para analisar a economia. Por isso, é difícil dizer algo sobre dezembro, ainda faltam seis semanas, então não sabemos como será feito. Se houver um alto nível de incerteza, isso pode ser um argumento a favor da cautela. Vamos observar como isso se desenrola.”

