By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Precisamos tratar gripe em idosos com a seriedade que ela merece
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Precisamos tratar gripe em idosos com a seriedade que ela merece
outros

Precisamos tratar gripe em idosos com a seriedade que ela merece

Última atualização: 22 de junho de 2025 05:45
Published 22 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em 2024, a cada 5 pessoas com 60 anos ou mais hospitalizadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela influenza, 1 perdeu a vida.[1] Mesmo quando o quadro não é tão grave, a gripe pode causar outros prejuízos à saúde, como a perda de capacidades físicas, o agravamento de doenças crônicas e riscos à saúde cardiovascular.

Esses efeitos mostram que a gripe é muito mais do que uma infecção temporária: pode comprometer o bem-estar e a autonomia necessárias para um envelhecimento pleno e com autonomia.[2],[3]

Com notícias da Anvisa e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para empresas do setor

O Brasil e o mundo enfrentam uma rápida transição demográfica, marcada pelo crescimento acelerado da população com 60 anos ou mais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, 1 em cada 6 pessoas no mundo terá 60 anos ou mais, e essa população deverá dobrar até 2050, alcançando 2,1 bilhões de indivíduos.[4]

Esse cenário também se observa no Brasil: dados do IBGE mostram que entre 2000 e 2023, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais quase dobrou, passando de 8,7% para 15,6%. As projeções ainda indicam esse número chegará em 38% da população brasileira, representando quase 75 milhões de idosos em 2070.[5]

Essa inversão da pirâmide etária resulta em uma demanda crescente por serviços de saúde. A imunossenescência[6] – ou seja, o envelhecimento do sistema imunológico – torna as pessoas acima de 60 anos mais suscetíveis a infecções e reduz a resposta imunológica às infecções virais, como a influenza. Isso significa que, além do risco aumentado de infecção, a recuperação pode ser mais longa e complicada[6].

Para essa população, especialmente aqueles com comorbidades e doenças pré-existentes, a gripe pode levar à pneumonia, hospitalizações prolongadas por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e agravamento de doenças crônicas.

O Brasil registrou em 2024 um crescimento de 189% nas hospitalizações de idosos por SRAG causada por influenza em relação a 2023. As admissões em UTI também aumentaram 187% no período. Esse cenário gera pressão sobre o sistema de saúde, sobrecarregando leitos hospitalares e unidades de terapia intensiva.

Os riscos da gripe vão além da saúde respiratória: a infecção por influenza pode multiplicar por dez o risco de infarto e por oito o risco de AVC em indivíduos a partir dos 40 anos. Entre idosos, o risco de sequelas neurológicas e cardiovasculares se mantém elevado mesmo após a recuperação.

Apesar dos altos riscos de complicações, as taxas de cobertura da vacina contra a gripe entre idosos vêm caindo nos últimos anos. Em 2024, a campanha de vacinação atingiu apenas 50% de cobertura entre indivíduos com 60 anos ou mais. Em 2025, até o momento, a campanha iniciada pelo Ministério da Saúde no final de março registra cobertura em torno de 39,3% para essa faixa etária.

Uma análise comparativa dos boletins do Ministério da Saúde com dados da Semana Epidemiológica 19 de 2024 e de 2025, mostra que, enquanto no ano passado a semana 19 mostrava uma desaceleração nos casos da gripe, esse ano os casos continuam em alta.

Entre os meses de abril e maio de 2924, o vírus Influenza foi responsável por 28% das hospitalizações por SRAG com vírus identificados, mas em 2025, essa proporção já subiu para 31%. O impacto nos óbitos também foi marcante: de janeiro a maio de 2024, o Influenza foi responsável por 19% dos óbitos por SRAG com agente etiológico identificado; já nesse ano esse número foi igual a 26% no mesmo período.

A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir a doença e suas complicações. Atualmente, há diferentes tipos disponíveis, e a escolha da vacina deve considerar fatores como idade e condição de saúde do paciente, mas o fundamental é garantir que a população mais vulnerável tenha acesso à imunização anual e compreenda sua importância.

Durante a pandemia da Covid-19, a sociedade pôde ver de forma clara o poder das vacinas na redução de hospitalizações e óbitos. Essa lição não pode ser esquecida quando o assunto é gripe, principalmente neste momento em que já estamos enfrentando a sazonalidade de 2025. Conscientizar pacientes e familiares sobre a importância de manter a carteira vacinal atualizada na fase adulta e na senioridade é essencial para garantir uma vida longeva e saudável.

Tratar a gripe com a seriedade que ela merece significa proteger milhões de brasileiros contra complicações graves, hospitalizações evitáveis e perdas irreparáveis na qualidade de vida.

Precisamos agir para evitar que os números de internações e óbitos aumentem, tratando a gripe com a seriedade que ela merece e assegurando que cada vez mais idosos tenham acesso à proteção que precisam. A vacinação é um passo fundamental para assegurar que a população idosa possa envelhecer com mais saúde, autonomia e dignidade.


[1] SIVEP-Gripe. Dados atualizados em 13 de janeiro de 2025 e 06 de junho de 2025.

[2] Warren-Gash C, Blackburn R, Whitaker H et al. Laboratory-confirmed respiratory infections as triggers for acute myocardial infarction and stroke: a self-controlled case series analysis of national linked datasets from Scotland. Eur Respir J. 2018;

[3] Boehme AK, Luna J, Kulick ER, et al. Influenza-like illness as a trigger for ischemic stroke. Annals of clinical and translational neurology 2018; 5: 456-463

[4] WORLD HEALTH ORGANIZATION. Ageing and Health. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/ageing-and-health>.

[5] Projeção do IBGE mostra que população do país vai parar de crescer em 2041. Disponível em: <http://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202408/populacao-do-pais-vai-parar-de-crescer-em-2041>

[6] Esquenazi, Danuze de A. Imunossenescência: as alterações do sistema imunológico provocadas pelo envelhecimento. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto. v.7, p.38-45, Jun. 2008

You Might Also Like

BBB 26: Breno e Marcelo protagonizam o primeiro beijo da edição 

Na Mira do Líder, show de Anitta e mais: veja destaques do 5º dia de BBB 26 

BBB 26: Ana Paula Renault confronta Pedro Henrique após polêmica com religião: “Fiz um trabalho para você”

Enquete BBB 26: Quem Alberto Cowboy vai indicar para o Paredão? Vote! 

Deputado Otoni declara apoio à Flávio Dino em decisão sobre emendas; entenda

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Confira 7 simpatias para a virada do ano em 2026 

30 de dezembro de 2025
Alckmin admite enviar nova MP do tarifaço se Congresso deixar atual caducar 
Enel Brasil debate soluções estruturais do setor elétrico para enfrentar eventos climáticos extremos 
Posse presidencial nos EUA era em março, mas Congresso mudou data; entenda 
Sobrinho de Dilma detona Nikolas Ferreira: “Esse chupeta precisa ser cassado”
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?