Investigações começaram em 2022 e envolvem cerca de 600 suspeitos, entre servidores, empresários e pessoas físicas São Paulo, -agencia-cnn-, Guarulhos, Operação, Operação policial CNN Brasil
A Prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, é alvo de uma operação da Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (31). A ação investiga uma quadrilha, formada por servidores públicos e privados, responsável por um prejuízo de R$ 14 bilhões aos cofres públicos.
Em nota, a administração municipal informou que colabora com a operação. Ao todo, participam da ação 23 viaturas e 53 policiais civis no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão.
A ação busca desmantelar uma ampla rede fraudulenta criada para burlar os sistemas de cobrança de impostos municipais durante a gestão anterior.
Essa é a segunda fase da Operação Publicanos, que ocorre em conjunto com o Ministério Público de São Paulo. As investigações do Setor Especializado no Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (SECCOLD) começaram em 2022 e envolvem cerca de 600 investigados, entre servidores, empresários e pessoas físicas.
Durante a apuração, foi constatado que os envolvidos recebiam propina para falsificar documentos e desviar recursos da Prefeitura.
O valor desviado, segundo a Prefeitura, seria suficiente para quitar a dívida do município de mais de R$ 3 bilhões deixada pela gestão anterior. Além disso, com este valor, seria possível construir dois hospitais, cerca de 300 escolas ou investir em outros serviços essenciais para a população.
Em nota, a atual gestão da Prefeitura declarou apoio à operação policial e afirmou estar à disposição da Justiça para colaborar com as investigações.
*Sob supervisão de Rafael Saldanha