Foram apreendidas 3 toneladas de ferragens, dezenas de bebidas, cocos, coolers, bicicletas elétricas e uma caixa de som deixados ou enterrados irregularmente na areia
Este conteúdo foi originalmente publicado em Prefeitura faz operação Tatuí para reforçar segurança no show de Lady Gaga no site CNN Brasil. Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Lady Gaga, Praia, Prefeitura do Rio de Janeiro, SEOP, Show CNN Brasil
Na madrugada desta sexta-feira (2), a Secretaria de Ordem Pública (SEOP) realizou mais uma etapa da Operação Tatuí, reforçando a fiscalização ao longo da orla de Copacabana.
A ação, que visa combater o comércio irregular e garantir o ordenamento urbano, resultou na apreensão de grande quantidade de mercadorias e estruturas enterradas ou deixadas irregularmente na faixa de areia.
Durante a operação, agentes da SEOP localizaram diversos itens escondidos sob a areia, como bebidas alcoólicas, garrafas d’água, uma mesa, estruturas metálicas utilizadas para guarda-sóis, dois coolers e cerca de 50 cocos.
Também foram recolhidas seis toras de madeira e aproximadamente 3 toneladas de ferragens, descartadas por apresentarem risco à segurança dos frequentadores da praia.
Além das apreensões, a fiscalização resultou na autuação de uma barraca irregular e na apreensão de duas bicicletas elétricas alugadas ilegalmente por pessoas sem qualquer tipo de licença ou manutenção. Uma caixa de som também foi retirada do local.
Esta foi a segunda ação consecutiva da operação. Entre a noite de quarta-feira (30) e a madrugada de quinta-feira (1), outra intervenção foi realizada em Copacabana.
Na ocasião, os agentes desenterraram uma barraca em frente ao palco do show da cantora Lady Gaga, marcado para o próximo sábado (3). A estrutura, de grande porte e composta por dezenas de barras de ferro, foi considerada uma ameaça à segurança e à mobilidade na área.
Outros itens encontrados nesta etapa incluíram dezenas de bebidas diversas, cocos e lonas deixadas de forma irregular na areia, além de cadeiras e coolers pertencentes a barraqueiros que ocupavam indevidamente o espaço público.
Segundo a SEOP, esses materiais não apenas atrapalham o uso livre da orla pela população, como também dificultam o trabalho de limpeza feito pela COMLURB.
“Esse trabalho de prevenção feito pelas nossas equipes contribui para impedir a ocupação irregular da areia com objetos, garantindo a integridade física das pessoas, além de ajudar a reforçar o controle sobre a entrada de garrafas de vidro, objetos cortantes e outros materiais que podem oferecer risco, especialmente em meio a grandes aglomerações”, explicou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Durante as ações de desobstrução, foram ainda recolhidos diversos objetos abandonados por ambulantes irregulares, como bolsas, mesas de praia e acessórios que obstruíram a via.
A operação contou com o apoio da COMLURB, da Guarda Municipal (GM-Rio) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), que garantiram a segurança dos agentes durante toda a ação.
Credenciamento dos ambulantes para o evento
A SEOP também informou que os ambulantes credenciados para trabalhar no evento da cantora Lady Gaga só poderão acessar a praia por cinco vias específicas: Martin Afonso, Prado Júnior, Hilário de Gouveia, Santa Clara e Xavier da Silveira. A medida, articulada com a organização do evento e a PMERJ, busca reforçar a fiscalização e impedir a entrada de itens proibidos, como garrafas de vidro e estruturas de grande porte.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Prefeitura faz operação Tatuí para reforçar segurança no show de Lady Gaga no site CNN Brasil.

