Ação faz parte do programa permanente “Direito da Pessoa Idosa”, coordenado pela Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Idosos, Prefeitura do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (capital) CNN Brasil
Um asilo clandestino foi interditado pela Prefeitura do Rio nesta terça-feira (15), durante uma operação na Estrada dos Palmares, em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade. No local, funcionava ilegalmente o abrigo de idosos que mantinha internos em condições precárias e sem qualquer autorização.
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV), com apoio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Saúde, do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) e da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (DEAPTI).
Durante a vistoria, foram encontrados idosos com Alzheimer, esquizofrenia e transtornos psiquiátricos vivendo juntos, sem separação ou cuidados específicos. As equipes constataram também problemas de higiene, documentação irregular e falta de estrutura para o atendimento adequado.
Profissionais da Clínica da Família Alice de Jesus Rego avaliaram o estado de saúde dos idosos. Alguns foram levados para uma unidade de emergência.
A operação faz parte do plano permanente “Direito da Pessoa Idosa”, que busca intensificar a fiscalização de instituições de acolhimento, combater irregularidades e garantir o respeito e a dignidade da população idosa do município.