Mark Carney, líder liberal e ex-presidente do Banco canadense e do Banco da Inglaterra, pediu mandato para enfrentar tarifas de Trump
Este conteúdo foi originalmente publicado em Premiê do Canadá anuncia eleições antecipadas para dia 28 de abril no site CNN Brasil. Internacional, Canadá, Donald Trump, Eleições, Estados Unidos, Guerra comercial CNN Brasil
O primeiro-ministro canadense Mark Carney anunciou uma eleição federal em um movimento amplamente esperado, onde ele se encontrou com a governadora-geral Mary Simon neste domingo (23) para solicitar a dissolução do Parlamento.
“Estou pedindo aos canadenses um mandato forte e positivo para lidar com o presidente Trump e construir uma nova economia canadense que funcione para todos, porque sei que precisamos de mudança, grande mudança, mudança positiva”, disse Carney neste domingo sobre a guerra comercial em andamento com os Estados Unidos.
A eleição será realizada em 28 de abril e verá Carney enfrentar seu principal rival, o líder do Partido Conservador Pierre Poilievre.
Carney assumiu o papel como líder liberal e primeiro-ministro depois que seu antecessor, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia em janeiro em meio a uma queda nas pesquisas e uma insatisfação interna em seu gabinete.
Durante meses, as pesquisas indicaram que os conservadores tinham uma forte liderança na eleição. O Partido Liberal viu um aumento na popularidade após uma guerra comercial com os EUA e o presidente Donald Trump ameaçando a soberania do Canadá.
“Estamos enfrentando a crise mais significativa de nossas vidas por causa das ações comerciais injustificadas do presidente Trump e suas ameaças à nossa soberania”, disse Carney neste domingo. “Nossa resposta deve ser construir uma economia forte e um Canadá mais seguro”, ele acrescentou.
“O presidente Trump afirma que o Canadá não é um país de verdade. Ele quer nos destruir para que a América possa nos possuir. Não deixaremos isso acontecer”, o premiê afirmou.
O líder conservador Poilievre, que lançou sua campanha para o cargo de primeiro-ministro neste domingo com uma mensagem “Canadá Primeiro”, repetidamente retratou Carney como um líder mal equipado para lidar com Trump.
Durante uma coletiva de imprensa antes de Carney anunciar a pesquisa, Poilievre disse: “Hoje, os liberais estão pedindo um quarto mandato no poder após trocar Justin Trudeau por seu conselheiro econômico e sucessor escolhido a dedo, Mark Carney.”
Quando perguntado sobre como lidaria com seu relacionamento com Trump, Poilievre disse que insistiria que a “independência e soberania do Canadá” fosse reconhecida e “fortalecerei nosso país para que possamos ser capazes de nos mantermos firmes e enfrentar os americanos onde e quando necessário.”
O liberal, por sua vez, acusou Poilievre de seguir a liderança de Trump ao sugerir que o Canadá deveria cortar seu orçamento de ajuda externa. Neste domingo, o primeiro-ministro sugeriu que os conservadores do Canadá espelhassem o governo Trump em “linguagem” e “intenção”.
Carney foi empossado como primeiro-ministro do Canadá em março e era esperado que convocasse a eleição enquanto buscava um mandato. Carney, ex-governador do Banco do Canadá e do Banco da Inglaterra, enfatizou sua formação financeira, em meio a incerteza do futuro da economia canadense.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Premiê do Canadá anuncia eleições antecipadas para dia 28 de abril no site CNN Brasil.