Autoridades emitiram aviso de tsunami após tremor de magnitude 7,6 Internacional, Japão, Sanae Takaichi, Terremoto, Tsunami CNN Brasil
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, pediu que moradores de algumas áreas do país sigam para um local seguro “imediatamente” e não saiam de lá até nova orientação das autoridades. O aviso foi feito após um terremoto de magnitude 7,6 atingir o país.
A JMA (Agência Meteorológica do Japão, na sigla em inglês) emitiu um alerta de tsunami após o tremor.
“Para aqueles que residem nas áreas costeiras do Pacífico central de Hokkaido, nas áreas costeiras do Pacífico da Prefeitura de Aomori e na Prefeitura de Iwate, onde foi emitido um alerta de tsunami, por favor, evacuem imediatamente para um local seguro, como um terreno elevado ou um edifício de evacuação”, destacou.
Segundo a premiê, mesmo após a chegada do tsunami, ondas grandes ainda podem atingir a costa do país. “Não saia de um local seguro até que o alerta seja cancelado”, pontuou.
De acordo com a JMA, as ondas do tsunami podem atingir até três metros de altura.

Em uma coletiva de imprensa, Takaichi afirmou que o governo estabeleceu um comitê para avaliar as ações que serão tomadas.
A premiê solicitou que medidas para prevenir danos fossem “totalmente implementadas” que e a administração federal trabalhe em estreita colaboração com as autoridades locais.
O Japão é conhecido por registrar terremotos severos. O país está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica em ambos os lados do Oceano Pacífico.
O pior terremoto da história recente do Japão foi o de Tohoku, de magnitude 9,1, em 2011, que desencadeou um grande tsunami e um desastre nuclear.
*com informações da Reuters e da CNN Internacional

