By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Preocupações com inflação e juros nos EUA redefinem expectativas do mercado 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Preocupações com inflação e juros nos EUA redefinem expectativas do mercado 
outros

Preocupações com inflação e juros nos EUA redefinem expectativas do mercado 

Última atualização: 12 de janeiro de 2025 11:50
Published 12 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Após dois anos de destaque consecutivos, o mercado acionário começou 2025 de forma instável, com o índice de referência S&P 500 registrando queda
Este conteúdo foi originalmente publicado em Preocupações com inflação e juros nos EUA redefinem expectativas do mercado no site CNN Brasil.  Mercado, -agencia-reuters-, Bolsas dos EUA, CNN Brasil Money, Federal Reserve CNN Brasil

Contents
Leia MaisPix: função de pagamento de aproximação ganha espaço no comércio físicoPreço de commodities e câmbio valorizam proventos de Vale e Petrobras; veja valoresONS diz que 3 dos 4 subsistemas elétricos terão volume de água acima da média em janeiro

Após dois anos de destaque consecutivos, o mercado acionário começou 2025 de forma instável, com o índice de referência S&P 500 registrando queda de cerca de 1% neste ano.

A retomada da inflação é vista como um dos principais riscos para as ações, levando o Federal Reserve (Fed) a reduzir suas projeções de cortes nas taxas de juros, já que espera que a inflação acelere em um ritmo mais rápido do que o previsto anteriormente.

Os mercados adiaram as expectativas para o próximo corte de juros para junho, após um relatório robusto sobre o mercado de trabalho dos EUA divulgado na sexta-feira (10). Esse dado provocou uma queda acentuada nas ações e levou os rendimentos do Tesouro dos EUA a atingirem novos marcos após a divulgação dos dados de emprego de dezembro.

Leia Mais

  • Pix: função de pagamento de aproximação ganha espaço no comércio físico

    Pix: função de pagamento de aproximação ganha espaço no comércio físico

  • Preço de commodities e câmbio valorizam proventos de Vale e Petrobras; veja valores

    Preço de commodities e câmbio valorizam proventos de Vale e Petrobras; veja valores

  • ONS diz que 3 dos 4 subsistemas elétricos terão volume de água acima da média em janeiro

    ONS diz que 3 dos 4 subsistemas elétricos terão volume de água acima da média em janeiro

O índice de preços ao consumidor (CPI) mensal, previsto para 15 de janeiro, é uma das medidas de inflação mais acompanhadas e pode provocar maior volatilidade no mercado caso supere as expectativas, disseram investidores.

Dados mensais de inflação podem ter um “impacto desproporcional no mercado”, disse Marta Norton, estrategista-chefe de investimentos da Empower, provedora de serviços de aposentadoria e gestão de patrimônio.

“Se observarmos uma reaceleração da inflação, isso será preocupante para os mercados”, afirmou Norton. “Há um momento de grande expectativa a cada divulgação de inflação.”

As atenções se voltaram para os dados de inflação após o surpreendente relatório de emprego de dezembro. As folhas de pagamento aumentaram em 256 mil, bem acima da estimativa de 160 mil, enquanto a taxa de desemprego caiu para 4,1%.

O forte crescimento do emprego “aumentou a incerteza sobre a tendência da inflação, assim como sobre as perspectivas de o Fed cortar as taxas de juros em 2025”, disse Sam Stovall, estrategista-chefe de investimentos da CFRA.

Espera-se que o CPI de dezembro registre um aumento de 0,3% em base mensal, segundo uma pesquisa da Reuters.

Embora o Fed estivesse confiante de que a inflação havia moderado o suficiente para começar a reduzir as taxas de juros em setembro, o ritmo anual da inflação permaneceu acima da meta de 2% da entidade.

O Fed agora projeta que a inflação subirá 2,5% em 2025.

As atas da última reunião do Fed, divulgadas na quarta-feira, mostraram que os dirigentes também estão preocupados com a possibilidade de as políticas de Trump sobre comércio e imigração prolongarem os esforços para conter a inflação.

É amplamente esperado que o Fed pause o ciclo de cortes de juros em sua próxima reunião, no final do mês.

No entanto, dados do CPI mais robustos que o previsto podem adiar ainda mais as projeções de mercado para novos estímulos ao longo do ano.

Dadas as “questões iminentes” sobre política fiscal e potenciais tarifas, “se o cenário inflacionário que temos, sem esses riscos, já estiver indo na direção errada, isso pode desafiar as expectativas do mercado”, afirmou Matt Orton, estrategista-chefe de mercado da Raymond James Investment Management.

Um CPI mais elevado também poderia aumentar ainda mais os rendimentos dos Treasuries e provocar amplos impactos.

Uma liquidação nesta semana nos mercados globais de títulos governamentais, incluindo os rendimentos dos gilts do Reino Unido com vencimento em 10 anos atingindo o nível mais alto desde 2008, gerou repercussões nos mercados financeiros. Os rendimentos sobem quando os preços dos títulos caem.

Após os dados de emprego, o rendimento do Treasury de 10 anos atingiu 4,79%, o maior nível desde novembro de 2023.

Rendimentos mais altos podem pressionar as ações de várias formas, incluindo o aumento dos custos de empréstimos para consumidores e empresas. Além disso, a alta dos rendimentos dos Treasuries pode tornar os títulos de menor risco mais atraentes, intensificando a competição com as ações.

Os dados do CPI lideram um período movimentado para os mercados. Resultados financeiros de grandes bancos, como JPMorgan e Goldman Sachs, na próxima semana, darão início à temporada de balanços do quarto trimestre das empresas dos EUA.

Os lucros das empresas do S&P 500 devem ter subido quase 10% no trimestre em relação ao ano anterior, segundo a LSEG IBES.

O presidente eleito Donald Trump também tomará posse em 20 de janeiro. Investidores estão se preparando para ações rápidas de sua administração em áreas como tarifas sobre importações da China e outros parceiros comerciais, além de controles mais rigorosos sobre imigração.

Especulações sobre os planos de Trump já estão movimentando os mercados. Por exemplo, o dólar caiu e as ações europeias subiram após uma reportagem do Washington Post nesta semana afirmar que assessores de Trump estavam explorando planos tarifários que cobririam apenas importações críticas. Trump negou a reportagem.

“Ainda estamos esperando para entender a força do impacto da retórica de Donald Trump”, disse Bryant VanCronkhite, gestor sênior de portfólio da Allspring Global Investments.

As três maneiras que o Banco Central tem para conter o dólar

Este conteúdo foi originalmente publicado em Preocupações com inflação e juros nos EUA redefinem expectativas do mercado no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

STF forma maioria e determina direito de recusa de transfusão de sangue por religião

“Covardia do CV”: Mãe da Diaba Loira foi morta pelo Comando Vermelho pouco antes da filha; veja vídeo

Pedro brilha, e Flamengo derrota Internacional pelo Brasileirão 

Rússia também precisa de garantias de segurança, diz enviado de Putin 

Vídeo: Policial leva soco e cai durante confusão entre torcidas de Santos e Vasco

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Usain Bolt em “Vale Tudo”? Entenda como será a participação 

6 de agosto de 2025
Moraes libera para julgamento de segundo núcleo de denúncias sobre golpe 
Palmeiras perde para o Chelsea e está fora da Copa do Mundo de Clubes
Será o artigo 78 da Constituição o novo verniz para um futuro golpe de Estado?
Diego Hypolito e Gil do Vigor revelam flerte antes do BBB25: “Crush” 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?