By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Presidência da COP30 propõe discussão de texto final nesta quarta (19) 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Presidência da COP30 propõe discussão de texto final nesta quarta (19) 
outros

Presidência da COP30 propõe discussão de texto final nesta quarta (19) 

Última atualização: 18 de novembro de 2025 18:18
Published 18 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Brasil entregou um primeiro rascunho do documento às delegações nesta terça (18)  Brasil, -agencia-estado-, Clima, COP30, Mudanças climáticas CNN Brasil

Contents
Leia maisFala de chanceler alemão sobre COP30 foi “soberba colonialista”, diz BoulosInvestir em projetos sustentáveis gera lucro, diz diretora do Itaú UnibancoCOP30: Mulheres devem estar no centro das discussões, diz Janja à CNNLeia abaixo a íntegra da carta

A presidência da COP30 apresentou um primeiro rascunho do documento final e propôs a apreciação do texto em sessão plenária na quarta-feira (19).

“Os governos pediram para que a presidência trouxesse um primeiro rascunho para começarmos a ter decisões mais elaboradas”, afirmou Ana Toni, diretora-executiva da COP30, nesta terça (18).

“Agora depende da vontade de todos os países. Mas os negociadores estão vendo a movimentação do setor privado. Agora é preciso, na negociação, abrir os caminhos e reforçar a direção que se tomou desde o Acordo de Paris para que o setor privado possa trabalhar juntamente com os governos”, disse Toni.

Leia mais

  • Fala de chanceler alemão sobre COP30 foi "soberba colonialista", diz Boulos

    Fala de chanceler alemão sobre COP30 foi “soberba colonialista”, diz Boulos

  • Investir em projetos sustentáveis gera lucro, diz diretora do Itaú Unibanco

    Investir em projetos sustentáveis gera lucro, diz diretora do Itaú Unibanco

  • COP30: Mulheres devem estar no centro das discussões, diz Janja à CNN

    COP30: Mulheres devem estar no centro das discussões, diz Janja à CNN

Ela também afirmou que o tema da adaptação é uma prioridade para a presidência da COP, para países em desenvolvimento e setor privado. “Mas tem uma negociação específica para adaptação, que faz ponte com os textos de negociação”, afirmou.

Na noite de segunda (16), o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, publicou a décima primeira carta. No texto, Corrêa do Lago mencionou os temas de negociação e a previsão de os trabalhos serem encerrados no último dia da COP30. Nas últimas edições, as decisões que são feitas por consenso entre os mais de 190 países avançaram fim de semana adentro.

Os temas citados na carta são: Decisão do Mutirão, Meta Global de Adaptação, Programa de trabalho da União dos Emirados Árabes para a transição justa, Programa de trabalho de ambição e implementação de mitigação de Sharm el-Sheikh, Planos Nacionais de Adaptação, Revisão Global (três itens), Artigo 9.5, Artigo 2.1.c, Questões relacionadas ao fórum sobre o impacto da implementação de medidas, Questões relacionadas ao Comitê Permanente de Finanças, Fundo Verde para o Clima e o Fundo Global para o Meio Ambiente, Relatório do Fundo para resposta a Perdas e Danos e orientações ao Fundo para resposta a Perdas e Danos, Relatório de e questões relacionadas ao Fundo de Adaptação, Programa de Implementação Tecnológica, questões relacionadas ao Art 13.

Leia abaixo a íntegra da carta

Caros colegas, caros amigos,

À medida que iniciamos a segunda semana da COP30, desejo agradecer-lhes – pela sua dedicação, abertura e resiliência. A primeira semana foi marcada por discussões produtivas e um renovado espírito de cooperação. Agora começa o momento em que as palavras devem se transformar completamente em ação.

Já não somos mais uma presidência entrante. Somos uma presidência viva. A partir deste momento, a Presidência convoca todos os negociadores a se juntarem em um verdadeiro mutirão – uma mobilização coletiva de mentes, corações e mãos.

Trabalhemos lado a lado, numa força-tarefa, para entregar o Pacote de Belém: de forma rápida, justa e com cuidado para todos. Aceleremos o ritmo, superemos divisões e foquemos não no que nos separa, mas no que nos une em propósito e humanidade. Pois o mundo não está apenas observando o que decidimos, mas como decidimos: se nosso processo reflete confiança, generosidade e coragem. Mais importante, o mutirão pode mostrar nossa capacidade de trabalhar juntos em resposta à urgência.

Propomos completar uma parte significativa do nosso trabalho até a noite de amanhã, para que uma plenária para aprovar o pacote político de Belém possa ocorrer até o meio da semana. Ao empreender nosso mutirão, propomos que priorizemos trabalhos em questões que são inter-relacionadas e interdependentes, além de questões que requerem trabalho técnico que pode ser tratado autonomamente: Decisão do Mutirão, Meta Global de Adaptação, Programa de trabalho da União dos Emirados Árabes para a transição justa, Programa de trabalho de ambição e implementação de mitigação de Sharm el-Sheikh, Planos Nacionais de Adaptação, Revisão Global (três itens), Artigo 9.5, Artigo 2.1.c, Questões relacionadas ao fórum sobre o impacto da implementação de medidas, Questões relacionadas ao Comitê Permanente de Finanças, Fundo Verde para o Clima e o Fundo Global para o Meio Ambiente, Relatório do Fundo para resposta a Perdas e Danos e orientações ao Fundo para resposta a Perdas e Danos, Relatório de e questões relacionadas ao Fundo de Adaptação, Programa de Implementação Tecnológica, questões relacionadas ao Art 13. Se necessário, continuaremos até 21 de novembro – juntos, para que ninguém fique para trás e cada voz seja ouvida. Todos os outros itens visam ser concluídos em 21 de novembro.

Lado a lado com o resultado negociado, o legado de Belém pode ser o de restaurar nosso próprio processo – nossa confiança mútua, nossa capacidade de trabalhar juntos hoje e nossa habilidade de alavancar a diversidade como uma força para agregação, e não fragmentação.

E enquanto trabalhamos, lembremo-nos do que nos une nesta oportunidade única: Estamos unidos na celebração do décimo aniversário do Acordo de Paris; com o ciclo da política do Acordo de Paris em plena ação; e respondendo à urgência através da implementação acelerada, solidariedade e cooperação internacional.

Estamos aqui no Brasil para co-criar juntos através do mutirão, um conhecimento tradicional herdado pela sociedade brasileira e nascido da cooperação, não da competição. Que cada delegação pergunte não apenas o que pode levar para casa de Belém, mas o que pode contribuir para fortalecer o multilateralismo, conectar o regime climático à vida diária das pessoas e acelerar a implementação do Acordo de Paris.

Os riscos são altos, mas também é o nosso potencial. Enviemos uma mensagem clara e simples para o mundo: Podemos mudar por escolha, juntos.

COP30 em Belém: o significado para o Brasil em sediar o encontro

 

You Might Also Like

Psicopatia e responsabilidade penal: notas para não se render ao mito do monstro

Ato em Salvador denuncia aumento de feminicídios e violência contra mulheres; veja como participar

Ataque a tiros em praia deixa 10 mortos e feridos

Autoria do pão delícia pode ser decidida na Justiça; entenda

STJ impede exclusão de ICMS e o PIS/Cofins da base de cálculo do IPI

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Potência do fast food chinês que desbancou o McDonald’s vem para o Brasil; saiba qual

16 de maio de 2025
FMI: Dívida pública é pior do que se pensava, mas projeção é positiva 
Mãe de Virginia desabafa após ataques à filha nas redes sociais: “Me poupe”
Goiás x Paysandu: horário e onde assistir ao jogo da Série B 
Galisteu se pronuncia sobre apagamento em “Senna”: “Vida como sempre foi” 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?