Nos últimos anos, a China intensificou as ameaças militares ao redor da ilha, aumentando tensão por conflito
Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidência de Taiwan faz exercício inédito simulando cenário de guerra com China no site CNN Brasil. Internacional, China, Taiwan CNN Brasil
O gabinete presidencial de Taiwan conduziu o seu primeiro exercício simulando uma escalada militar com a China, disseram várias fontes à agência de notícias Reuters, enquanto a ilha enfrenta novas ameaças militares chinesas.
Dezenas de agências governamentais, bem como grupos civis, participaram do exercício de três horas nesta quinta-feira (26), ainda segundo as fontes, que pediram anonimato.
Nos últimos anos, a China intensificou as ameaças militares, incluindo a grande concentração de forças navais neste mês e as atividades militares diárias perto de Taiwan, que Pequim reivindica como sua.
O exercício realizado dentro do gabinete presidencial na capital Taipé foi liderado pelo vice-presidente Hsiao Bi-khim e pelo secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional, Joseph Wu, informaram à Reuters autoridades familiarizadas com a reunião.
A ação simulou cenários, incluindo a guerra de “alta intensidade” na chamada zona cinzenta da China, bem como quando a ilha está “à beira do conflito” para testar a prontidão de resposta dos escritórios do governo de Taiwan e da sociedade civil, destacou uma fonte.
O presidente Lai Ching-te advertiu que Taiwan está “correndo contra o tempo” para desenvolver capacidade de combater desastres e aumentar a “dissuasão contra um inimigo invasor”.
“A paz e a estabilidade na primeira cadeia de ilhas estão sendo desafiadas coletivamente por Estados autoritários”, destacou Lai em comunicado do seu gabinete, embora não tenha mencionado nenhum país específico.
A primeira cadeia de ilhas é um grupo de arquipélagos que se estende aproximadamente da Indonésia em um arco a nordeste do Japão, abrangendo o Mar da China Meridional e o Mar da China Oriental.
O Escritório de Assuntos de Taiwan da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
A China organizou duas rodadas de grandes exercícios militares, um em maio e outro em outubro, em torno de Taiwan neste ano para pressionar a ilha. Eles foram chamados de “Espada Conjunta – 2024A” e B, respectivamente.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidência de Taiwan faz exercício inédito simulando cenário de guerra com China no site CNN Brasil.

