By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Presidente da CBF abre o jogo sobre mudanças no calendário 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Presidente da CBF abre o jogo sobre mudanças no calendário 
outros

Presidente da CBF abre o jogo sobre mudanças no calendário 

Última atualização: 19 de agosto de 2025 12:55
Published 19 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Samir Xaud expôs ideias para diminuir o número de jogos dos clubes durante uma temporada  Futebol, -itatiaia-esportes-, CNN Esportes, Futebol brasileiro, Samir Xaud CNN Brasil

Contents
Mudança no formato da Copa do BrasilMenos vagas na ‘Pré-Libertadores’ e vaga a mais na fase de grupos?

Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud detalhou planos sobre possíveis mudanças no calendário do futebol brasileiro a partir da temporada 2026.

Dentre elas estão a redução no número de jogos nos campeonatos estaduais, alteração no formato da Copa do Brasil e a troca das duas vagas na fase preliminar da Libertadores por uma vaga direta na fase de grupos da competição.

Em entrevista ao podcast ‘Toca e Passa’, do Jornal O Globo, Samir revelou que a diminuição de 16 para 11 datas nos campeonatos estaduais “está certa”. No entanto, o mandatário destacou que a alteração priorizará torneios que contem com clubes integrantes das séries A e B.

“Está certa (a diminuição de 16 para 11 datas dos estaduais). Onze datas a partir do ano que vem. Vou fazer um parêntese que essas 11 datas valem muito mais para as séries A e B, que têm clubes que participam de campeonatos internacionais, Conmebol, etc. (Séries) C e D têm uma maleabilidade maior, então, isso está sendo discutido com os presidentes de federações”, iniciou Xaud.

“O que vamos fazer, o que nós devemos fazer é uma reformulação nos calendários de praticamente todas as competições que a CBF realiza. A gente tem um calendário muito cheio. Nós temos que esperar (sair) Data Fifa, Conmebol lançar as dela, para depois a gente lançar o nosso calendário”, afirmou o dirigente.

Adiante, o presidente da CBF citou a questão logística do futebol brasileiro como um dos motivos para a alteração do calendário, além da realização da Copa do Mundo com 48 seleções.

Posteriormente, reafirmou sobre mudanças nos calendários de todas as competições organizadas pela entidade máxima do futebol brasileiro, dentre elas Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileiro Série D.

“A nossa logística, a nossa questão de datas é sempre muito apertado. Ano que vem vamos ter uma Copa do Mundo com mais datas. Então, se faz necessária essa adequação, até por conta dos clubes. Era um pedido dos clubes, um pedido dos jogadores. Eu sou médico da medicina esportiva, sei o quanto o período de recuperação faz diferença para os jogadores”, disse.

“Foi colocado como objetivo essa redução. Hoje, nós temos o consenso de quase 100% das federações de que é necessária essa redução, estão nos apoiando. Vamos ter reformulação também no Brasileiro Série D, Copa Verde, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Estamos fazendo um rearranjo de todas as nossas competições para a gente conseguir encaixar o calendário brasileiro com o mínimo de prudência”, concluiu Samir.

Mudança no formato da Copa do Brasil

Questionado sobre uma possível adoção de jogos únicos na Copa do Brasil, Samir desconversou e deixou a responsabilidade a cargo de Júlio Avellar, diretor de competições da CBF. Na sequência, Xaud afirmou que o modelo planejado para o próximo ano busca “fortalecer ainda mais” a competição.

Atualmente, a primeira e a segunda fase da Copa do Brasil são disputadas em jogos únicos.

“Vou deixar isso para o nosso Júlio, nosso diretor (de competições). O que a gente espera é sempre favorecer ainda mais os clubes”, começou.

“A Copa do Brasil é uma das principais competições nossas, a mais eclética, é a que da mais oportunidade para clubes menores, a que mais paga bem em questão de cotas. A ideia é fortalecer ainda mais a Copa do Brasil. A gente está pensando em um modelo que vai melhorar para todo mundo”, finalizou o dirigente.

Menos vagas na ‘Pré-Libertadores’ e vaga a mais na fase de grupos?

Por fim, Samir Xaud expôs ter conversas com a Conmebol para uma possível mudança que impactaria clubes brasileiros na Copa Libertadores. O mandatário afirmou que possui diálogos para uma “troca” das duas vagas disponíveis para clubes do Brasil na fase preliminar da competição por uma direta na fase de grupos.

“Na verdade, a gente tem uma conversa com Conmebol a respeito das nossas datas para ver uma outra forma de realizar. A gente tem algumas datas Conmebol, de Pré-Libertadores, que estamos conversando. Mas os estaduais é a outra via e a reformulação da Copa do Brasil são as duas vertentes que conseguimos mudar, que a gente consegue abrir”, afirmou.

“A gente está tentando esse dialogo aí (trocar duas vagas na ‘Pré-Libertadores’ por uma vaga direta), mas se for parar para analisar, nesta Pré-Libertadores é sempre brasileiro contra brasileiro. Então, praticamente, a gente tem uma vaga direta. Então, é em cima disso aí essa conversa”, destacou o presidente.

Atualmente, o Campeonato Brasileiro classifica quatro equipes diretamente para a fase de grupos da Libertadores e mais duas para as fases preliminares da competição. Clubes brasileiros campeões da Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana garantem vaga direta na fase de grupos do torneio na temporada seguinte.

Apesar da afirmação de Samir Xaud, em apenas uma ocasião equipes brasileiras se enfrentaram nas fases preliminares da Copa Libertadores. Em 2024, RB Bragantino e Botafogo duelaram pela terceira fase da etapa prévia da competição. O Glorioso se classificou e adiante se sagrou campeão do torneio de maneira inédita.

Flamengo põe fim a mistério e anuncia novo patrocinador master

 

You Might Also Like

Fornecimento de água será suspenso em cinco cidades da Bahia; saiba quais

Morre o ex-deputado federal José Borba

Novo Nissan Kicks terá versão híbrida que Brasil aguarda há quase 10 anos

São João: Empresários fecham teto dos cachês para bandas sem participação de prefeitos

Ludmilla, BaianaSystem e muito mais: veja as atrações do Carnaval da pipoca do Governo da Bahia em 2026

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Prefeito diz que chuveiros, torneiras e cafeteiras sumiram e registra B.O no RJ 

3 de janeiro de 2025
Com tarifaço, exportações do Brasil aos EUA caem 18% em agosto 
Proteção armada e FIV: filme mostra luta contra extinção de rinocerontes 
Veja detalhes do chá revelação da 2ª filha de Neymar e Bruna Biancardi 
Justiça do RJ manda soltar mãe de gêmeos mortos em incêndio 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?