Anúncio foi feito durante transmissão oficial na TV ao vivo; medida é excepcional e tem objetivo de garantir ordem interna
Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente da Coreia do Sul Yoon decreta lei marcial no país no site CNN Brasil. Internacional, Coreia do Sul, Lei marcial CNN Brasil
O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, declarou lei marcial em um discurso sem aviso prévio transmitido ao vivo na televisão YTN.
Yoon disse que não tinha escolha a não ser recorrer a tal medida, a fim de salvaguardar a ordem livre e constitucional, dizendo que os partidos da oposição tornaram o processo parlamentar refém para lançar o país em uma crise.
“Declaro a lei marcial para proteger a livre República da Coreia da ameaça das forças comunistas norte-coreanas, para erradicar as desprezíveis forças antiestado norte -coreanas que estão saqueando a liberdade e a felicidade do nosso povo, e para proteger a ordem constitucional livre,” Yoon disse.
Ele não disse no discurso que medidas específicas serão tomadas.
Yoon citou uma moção desta semana do Partido Democrático, que tem a maioria no parlamento, que tinha o objetivo de lançar um impeachment contra os principais promotores da Coreia do Sul. A legenda também rejeitou uma proposta de orçamento do governo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente da Coreia do Sul Yoon decreta lei marcial no país no site CNN Brasil.