By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Presidente do Azerbaijão volta a acusar Rússia de “encobrir” causa do acidente de avião 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Presidente do Azerbaijão volta a acusar Rússia de “encobrir” causa do acidente de avião 
outros

Presidente do Azerbaijão volta a acusar Rússia de “encobrir” causa do acidente de avião 

Última atualização: 7 de janeiro de 2025 17:11
Published 7 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Aeronave caiu no Cazaquistão em dezembro; queda causou a morte de 38 pessoas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente do Azerbaijão volta a acusar Rússia de “encobrir” causa do acidente de avião no site CNN Brasil.  Internacional, Avião, Azerbaijão, Chechênia, Rússia CNN Brasil

Contents
Leia MaisBoeing 737 faz pouso de emergência em MoscouFAB envia dados de avião que caiu no Cazaquistão para investigadores do paísTempestade de inverno no Cazaquistão causa engavetamento de ao menos 30 carros

O líder do Azerbaijão acusou Moscou de “encobrir” o acidente com um avião de passageiros que causou a morte de 38 pessoas no mês passado, em um momento em que as relações entre os países vizinhos se deterioram.

O presidente Ilham Aliyev se reuniu na segunda-feira (6) com as duas aeromoças sobreviventes e as famílias dos demais membros falecidos da tripulação, e declarou que a investigação preliminar do acidente havia confirmado que o avião foi atingido pelas defesas antiaéreas russas, segundo a agência estatal de notícias do Azerbaijão, AZERTAC.

O espaço aéreo sobre Grozny, capital da república meridional russa da Chechênia, só se fechou depois que o avião foi atingido, alegou Aliyev.

Leia Mais

  • Boeing 737 faz pouso de emergência em Moscou

    Boeing 737 faz pouso de emergência em Moscou

  • FAB envia dados de avião que caiu no Cazaquistão para investigadores do país

    FAB envia dados de avião que caiu no Cazaquistão para investigadores do país

  • Tempestade de inverno no Cazaquistão causa engavetamento de ao menos 30 carros

    Tempestade de inverno no Cazaquistão causa engavetamento de ao menos 30 carros

O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines viajava da capital azerbaijana, Baku, a Grozny, mas foi obrigado a realizar uma aterrissagem de emergência no Cazaquistão no dia do Natal. Trinta e oito pessoas das 67 a bordo morreram no acidente.

“Posso afirmar sem medo de me equivocar que a culpa da morte de cidadãos azerbaijanos neste acidente recai sobre os representantes da Federação Russa”, declarou Aliyev. “Exigimos justiça exigimos que os culpados sejam punidos, exigimos total transparência e um tratamento humano.”

Dias depois do acidente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu desculpas pelo “trágico incidente ocorrido no espaço aéreo russo”, mas não admitiu sua responsabilidade.

Putin disse que os sistemas de defesa aérea da Rússia estavam ativos quando o avião tentou aterrissar em Grozny, segundo o Kremlin, e que a zona estava sendo atacada por drones de combate ucranianos.

Ainda na segunda-feira, Aliyev voltou a acusar a Rússia de “encobrimento”, afirmando que “focar em versões absurdas” sobre o acidente incendiu “a surpresa, o pesar e, com razão, a indignação” no Azerbaijão.

“Se a cidade de Grozny tivesse tomado as medidas oportunas para fechar o espaço aéreo russo sobre seu território, se tivessem observado todas as normas dos serviços de terra e se tivesse havido coordenação entre as forças armadas e os serviços civis da Federação Russa, essa tragédia não haveria ocorrido”, disse o presidente.

Em uma quebra de protocolo, seus comentários televisionados foram feitos em russo e não em azerbaijano.

Aliyev também elogiou a tripulação por seu heroísmo e valentia, louvando o “profissionalismo” dos pilotos e sua capacidade para realizar uma aterrissagem de emergência e salvar alguns dos passageiros.

No avião, um Embraer 190 de fabricação brasileira, viajavam passageiros do Azerbaijão, Rússia, Cazaquistão e Quirguistão.

A Força Aérea brasileira informou na segunda-feira que seus investigadores completaram a extração de dados de dois gravadores da caixa preta que recuperaram do acidente. Os registros de voo foram enviados ao Brasil, onde os especialistas internacionais se uniram a seus colegas azerbaijanos para analisar os dispositivos em um movimento para garantir a transparência e a credibilidade, segundo a agência estatal de notícias do Cazaquistão.

Os dados foram enviados às autoridades cazaques que investigam o acidente, segundo a Reuters. O governo do Cazaquistão está cooperando com o Azerbaijão na investigação.

Por outro lado, a comissão de investigação russa abriu uma ação penal em relação à catástrofe, conforme informado pelo Kremlin.

Os vídeos e imagens posteriores ao acidente mostraram perfurações na carroceria do avião cujas origens ainda não foram confirmadas.

“Estou seguro de que em um futuro próximo conheceremos os primeiros resultados e tudo se encaixará. Também conheceremos o quadro completo da tragédia ocorrida”, declarou Aliyev. “Será um momento importante para a investigação completa da tragédia e a punição de seus autores.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente do Azerbaijão volta a acusar Rússia de “encobrir” causa do acidente de avião no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Chile declara estado de catástrofe após incêndios deixarem 16 mortos 

Cantor de funk e ex-Fazenda é preso após agredir a esposa grávida no Rio 

Copinha 2026: veja classificados e confrontos da semifinal 

De chinelo, agente fake da PF vai receber dinheiro de extorsão. Veja vídeo

Flopou? Ato convocado por desembargador reúne pouquíssimos apoiadores de Bolsonaro

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Lavagem do Bonfim: “As linhas de transporte público que atendem a Cidade Baixa ficam até a meia noite de hoje para dar reforço ao folião durante a festa”, afirma Pablo Souza

15 de janeiro de 2026
Datas para olhar o céu: desfile planetário, meteoro e eclipse no calendário 
Vai sair da grade? SBT bate o martelo sobre programa de Virginia na emissora
Duda Beat vai se apresentar com Tropkillaz após show de Lady Gaga 
Ex-servidor do TRT-7 é preso pela PF por desvio de mais de R$ 1 milhão no Ceará
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?