By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Presidente do Fed diz que economia vai bem em meio a tarifas de Trump 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Presidente do Fed diz que economia vai bem em meio a tarifas de Trump 
outros

Presidente do Fed diz que economia vai bem em meio a tarifas de Trump 

Última atualização: 7 de março de 2025 16:06
Published 7 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

“Apesar dos níveis elevados de incerteza, a economia dos EUA continua em um bom lugar”, disse Jerome Powell em um evento organizado pela Universidade de Chicago
Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente do Fed diz que economia vai bem em meio a tarifas de Trump no site CNN Brasil.  Macroeconomia, CNN Brasil Money, Economia americana, Federal Reserve, Jerome Powell, tarifas Trump CNN Brasil

Contents
Leia MaisTrump diz que pode anunciar tarifas sobre Canadá para laticínios e madeiraGuerra comercial com China ajuda Brasil, avaliam produtores de soja dos EUAFed pode esperar até junho para retomar cortes de juros, apostam operadoresLevando em conta a incerteza de TrumpOs cortes nas taxas ainda estão em discussão neste ano?

Os norte-americanos estão sentindo incomodados com as rápidas mudanças na política comercial do governo Trump, mas o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse na sexta-feira (7) que não está preocupado.

“Apesar dos níveis elevados de incerteza, a economia dos EUA continua em um bom lugar”, disse Powell em um evento organizado pela Universidade de Chicago. “Leituras de sentimento não têm sido um bom preditor do crescimento do consumo nos últimos anos.”

“Não precisamos ter pressa e estamos bem posicionados para esperar por maior clareza”, disse ele.

Leia Mais

  • Trump diz que pode anunciar tarifas sobre Canadá para laticínios e madeira

    Trump diz que pode anunciar tarifas sobre Canadá para laticínios e madeira

  • Guerra comercial com China ajuda Brasil, avaliam produtores de soja dos EUA

    Guerra comercial com China ajuda Brasil, avaliam produtores de soja dos EUA

  • Fed pode esperar até junho para retomar cortes de juros, apostam operadores

    Fed pode esperar até junho para retomar cortes de juros, apostam operadores

A mudança brusca da administração Trump na política comercial semeou incerteza para os tomadores de decisão dos Estados Unidos, com algumas empresas observando que isso está “impactando sua capacidade de operar com confiança e assumir riscos”, de acordo com uma pesquisa recente do Fed com empresas em todo o país.

Também pesou sobre os principais índices de ações: o S&P 500 perdeu todos os seus ganhos pós-eleitorais esta semana e o Nasdaq caiu em território de correção.

Os consumidores também não estão aceitando muito bem a incerteza. O Índice de Confiança do Consumidor do Conference Board caiu em fevereiro devido aos temores das tarifas de Trump, enquanto as expectativas de inflação mais alta aumentaram.

O mau humor econômico dos EUA acontece em um momento em que a economia dos EUA mostrou os primeiros sinais de desaceleração, mas também de inflação teimosamente elevada — uma combinação tóxica às vezes chamada de estagflação.

Autoridades do Fed agora estão esperando para ver se essa ameaça dupla se materializa e algumas já começaram a expor como o banco central deve responder se isso acontecer.

Levando em conta a incerteza de Trump

Os formuladores de políticas do Fed gerenciam a incerteza tentando prever as diferentes maneiras como a economia pode evoluir nos próximos meses, com base em modelos econômicos que usam uma vasta gama de dados.

Ainda assim, as rápidas mudanças de política do governo Trump estão colocando as autoridades do banco central dos EUA em uma postura desconfortável de esperar para ver.

“A questão é: como tudo isso se resolve?”, disse o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, na quinta-feira, em um evento no Alabama. “Eu ficaria surpreso se tivéssemos muita clareza antes do final da primavera para o verão.”

Powell ecoou esse sentimento em seu discurso de sexta-feira, dizendo “continuamos monitorando cuidadosamente uma variedade de indicadores de gastos domésticos e empresariais”.

O líder do Fed disse que a forma como as autoridades responderão às políticas de Trump dependerá do “efeito líquido dessas mudanças de política que serão importantes para a economia e para o caminho da política monetária”.

“Não é simplesmente o que está acontecendo com as tarifas, é o que está acontecendo com o crescimento e todas as outras coisas como resultado dessas amplas mudanças na política econômica, não apenas as tarifas”, disse Powell.

O presidente do Fed de St. Louis, Alberto Musalem, disse esta semana que espera que a economia continue a prosperar, mas observou que é importante que o Fed se prepare para o pior.

“Embora eu acredite que a economia continuará a se expandir em um ritmo sólido, com um mercado de trabalho saudável e inflação convergindo para 2%, como economistas, devemos admitir que há outros cenários plausíveis”, disse Musalem.

“Um cenário menos favorável, mas plausível, também deve ser considerado. Nesse cenário, a inflação estagna acima de 2% ou sobe enquanto, ao mesmo tempo, o mercado de trabalho enfraquece.”

Ele disse que o Fed poderia começar a aumentar as taxas “se a inflação acima da meta for sustentada, ou se as expectativas de inflação de longo prazo aumentarem”.

Várias pesquisas com consumidores mostraram que as expectativas dos consumidores para a inflação nos próximos anos aumentaram, embora Musalem e outras autoridades tenham dito que elas ainda permanecem sob controle — por enquanto.

Os cortes nas taxas ainda estão em discussão neste ano?

O Fed ainda não terminou de lidar com a inflação, mas também pode haver alguns sinais iniciais de desaceleração da economia ao mesmo tempo.

Houve pouco progresso nos meses finais de 2024, o que foi um grande motivo pelo qual as autoridades pararam de cortar as taxas em janeiro, após entregar três cortes de taxas consecutivos no ano passado.

A resiliência do mercado de trabalho também significou que o Fed poderia confortavelmente parar de cortar as taxas.

Os empregadores continuaram a contratar em um ritmo sólido em fevereiro e, embora o desemprego tenha subido um pouco, ele permaneceu relativamente baixo no mês passado.

Mas houve evidências de fraqueza em outros bolsos da economia.

Os gastos do consumidor, o motor da economia dos EUA, caíram inesperadamente em janeiro em relação ao mês anterior, de acordo com dados do Departamento de Comércio, o primeiro declínio mensal em quase dois anos.

As vendas de imóveis e a construção residencial caíram no início do ano.

“Se as condições econômicas azedarem justamente quando as tarifas estiverem aumentando a inflação, então o Fed tem uma decisão terrivelmente difícil a tomar. Para eles, não há pesadelo maior do que a estagflação”, disse Bernard Bauhmol, economista-chefe global do The Economic Outlook Group, em nota de analista esta semana.

“O Fed deveria reduzir as taxas de juros para manter a economia fora da recessão e, portanto, relegar a luta contra a inflação? Ou a política monetária deveria permanecer restritiva para impedir que os preços ao consumidor acelerem, mesmo que isso provavelmente cause mais fraqueza econômica?”

China importará mais alimentos da América Latina e Europa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente do Fed diz que economia vai bem em meio a tarifas de Trump no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

O que Trump busca com acordos comerciais? 

Cão perde visão após intoxicação com plantas em área pet de padaria em SP 

Abaixo de 10ºC: tempo segue gelado em São Paulo até sexta-feira 

Tempo seco: grande parte do Brasil pode ter umidade do ar abaixo de 20% 

Tesla perde US$ 21,43 por ação com “America Party” de Musk 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

DF Legal derruba galpões e 1 km de muro em lotes ilegais em Planaltina

5 de junho de 2025
Países do Brics cobram US$ 1,3 trilhão para financiamento do clima até a COP 30
Veja quem são os policiais presos em operação da PF contra o PCC 
Polícia prende homem que fornecia sinal ilegal de internet no RJ 
A crise de legitimidade do STF foi bater dentro da sala de aula
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?