Visita busca ampliar a cooperação bilateral entre os países com o fechamento de acordos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente Lula desembarca no Vietnã após viagem ao Japão no site CNN Brasil. Internacional, Luiz Inácio Lula da Silva, Lula, Vietnã CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Hanói, capital do Vietnã, nesta quinta-feira (27), por volta das 15h25, horário local, após visitar o Japão, marcando a segunda vez de Lula no país.
Estreitar a parceria estratégica, o diálogo político e a cooperação econômica entre os dois países.
A visita visa definir ações e iniciativas conjuntas para implementar a Parceria Estratégica entre os dois países, anunciada em novembro de 2024, quando o presidente Lula e o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chin, se reuniram na véspera da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
A agenda de Lula prevê um encontro com o presidente vietnamita Luong Cuong, seguido de uma cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa.
No Vietnã, o presidente conclui a última etapa da visita a Ásia, com a primeira parada no Japão, onde firmou acordos comerciais buscando acessar novos mercados, como o de carnes, e pediu apoio à COP 30.
Segundo o governo brasileiro, voltar as atenções para as relações diplomáticas entre os dois países busca “aprofundar o diálogo político, reforçar a cooperação econômica, intensificar o fluxo de comércio e os investimentos, fortalecer a coordenação em temas da agenda multilateral e impulsionar novas iniciativas de cooperação”.
Lula ainda deve encontrar outras autoridades do país como o Presidente da Assembleia Nacional do Vietnã e o primeiro-ministro do país.
No ano passado, o país anfitrião consolidou-se como o quinto destino global das exportações do agronegócio brasileiro e se destaca como um dos principais produtores mundiais de café, arroz e produtos eletrônicos, setores nos quais há potencial para ampliar a cooperação bilateral.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente Lula desembarca no Vietnã após viagem ao Japão no site CNN Brasil.