Segundo CNN Novo Dia, primeira semana da estação mais quente do ano traz temperaturas acima da média histórica, com possibilidade de recordes em São Paulo e chuvas volumosas no Rio Grande do Sul Brasil, -transcricao-de-videos-, Calor, Clima, Temporais CNN Brasil
O verão começou oficialmente neste domingo (21) e já traz condições climáticas extremas para diferentes regiões do Brasil. Segundo meteorologistas ao CNN Novo Dia, esta temporada será mais quente que a média dos últimos anos, com temperaturas elevadas especialmente na região Sudeste e temporais significativos na região Sul.
No Rio Grande do Sul, a primeira semana do verão será marcada por tempo bastante abafado e chuvas volumosas. Entre esta segunda-feira (22) e quarta-feira, há previsão de tempestades com acumulados que podem superar 100 milímetros por dia em algumas áreas. Apesar das chuvas intensas, o calor permanece, com Porto Alegre registrando temperaturas entre 24°C e 34°C. Em Florianópolis, os termômetros devem chegar aos 30°C, enquanto Curitiba pode alcançar 32°C.
“Subindo até a região Norte, ainda há riscos de temporais, mas, não com tanta força quanto no Rio Grande do Sul. As chuvas devem pegar o Centro-Oeste, subir até a região Norte e até um pedacinho da região Nordeste”, explica Renan Fiuza.
Calor intenso no Sudeste
Um sistema de alta pressão atmosférica ganha força na região Sudeste ao longo da semana, provocando tempo mais seco, redução de nebulosidade e diminuição das condições de chuva. A expectativa é de temperaturas significativamente acima do normal em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais nesta última semana de 2025.
Em São Paulo, o calor deve aumentar de forma significativa nos próximos dias, com possibilidade de um novo recorde de temperatura para o ano na véspera de Natal. Nesta segunda-feira, a capital paulista amanheceu com 22°C e deve alcançar máxima de 33°C, com possibilidade da tradicional chuva de verão no decorrer do dia.
No Rio de Janeiro, a situação é ainda mais extrema, com previsão de temperatura máxima chegando aos 38°C. Belo Horizonte e Vitória também enfrentarão calor intenso, com máximas previstas de 32°C e 34°C, respectivamente, e predomínio de sol forte com pouca probabilidade de chuva.

