O Climatempo ainda indica que há previsão de ciclone extratropical atinja o centro-sul do país, a partir do domingo (12); confira as estatísticas Brasil, -agencia-cnn-, Climatempo, Previsão do tempo, Temperatura CNN Brasil
A chuva e as áreas de instabilidade devem permanecer firmes durante esta sexta-feira (10), na maior parte do país. Segundo o Climatempo, o cenário deve mudar no sábado (11), quando as temperaturas devem aumentar.
A agência de meteorologia aponta que, ao longo desta sexta, a previsão é de que essas áreas de instabilidade continuem atuando nas regiões do Brasil, em razão da influência de um cavado meteorológico e a presença de umidade.
Mesmo com temperaturas mais amenas no sábado (11), a previsão é de que um ciclone extratropical atinja o centro-sul do país a partir do domingo (12), com rajadas de vento que pode superar os 80 km/h.
Veja a previsão por região
Região Sul
Segundo o Climatempo, nessa sexta as áreas de instabilidade seguem sobre o Paraná, com possibilidade de chuva mais forte. A máxima em Curitiba deve chegar aos 15°C. Já em Santa Catarina, também há chance de chuva, principalmente no leste, litoral e oeste do estado.
No Rio Grande do Sul, o tempo permanece firme e as temperaturas voltam a subir na maior parte do estado. A máxima prevista para a capital do estado é de 27°C.
Durante o final de semana, as temperaturas devem seguir amenas, mas a chuva ainda persiste entre o litoral de Santa Catarina e o do Paraná. No domingo, novas áreas de instabilidade avançam pelo Rio Grande do Sul, onde os volumes de chuva podem ser mais expressivos.
Região Sudeste
Para a região Sudeste, a previsão para essa sexta é de que as áreas de instabilidade permaneçam em São Paulo, com destaque para o centro-sul, o litoral e áreas do interior, onde a chuva pode ser de moderada a forte. Durante a tarde, há chance de temporais nas demais áreas do estado, onde a máxima deve chegar a 18°C.
No centro-sul, leste e nordeste de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as chuvas permanecem. A agência de meteorologia ainda aponta que as temperaturas devem ficar mais amenas durante a tarde no centro-sul e litoral paulista, no sul de Minas e em áreas do litoral fluminense.
Já no final de semana, a previsão é de que as pancadas de chuva permaneçam no sul, litoral e leste de São Paulo, além de áreas do interior, onde podem acontecer chuvas de maior intensidade. No centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e Zona da Mata, assim como no Rio de Janeiro e no litoral do Espírito Santo, também há chance de chuva.
Durante o domingo as chuvas continuam no Espírito Santo e em áreas do litoral, e acontecem isoladamente no leste de Minas Gerais. Segundo o Climatempo, chuvas de moderada a forte podem acontecer no estado de São Paulo à tarde, principalmente no sul do estado.
Região Centro-Oeste
Nessa sexta, novas áreas de instabilidade devem se espalhar pelo sul, leste e boa parte de Mato Grosso do Sul, principalmente durante a tarde. A previsão também aponta chance de chuva em Goiás e em Mato Grosso. Já em Cuiabá (MT), as temperaturas seguem elevadas em toda a região, onde as máximas podem chegar a 35°C.
Já no final de semana, as pancadas de chuva ficam mais restritas ao norte de Mato Grosso do Sul, mas ainda podem acontecer em áreas do interior e sudeste do estado. Segundo o Climatempo, em Mato Grosso e em Goiás, as chances de chuva permanecem. No entanto, mesmo com áreas com as temperaturas instáveis, a previsão é de que no sábado, as temperaturas permaneçam elevadas em toda a região, com predomínio de calor.
Região Nordeste
Na região, as chuvas devem persistir nessa sexta-feira, influenciadas por ventos úmidos vindos do oceano. Enquanto no Maranhão segue a possibilidade de chuva, nas demais áreas do Nordeste, o tempo firme predomina, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar com chances de ficar abaixo de 30% em alguns pontos do interior.
Durante o final de semana, a chuva segue desde o litoral sul da Bahia até o Rio Grande do Norte, além de áreas do litoral do Maranhão e do interior sul do estado, próximo à divisa com o Tocantins. Já em Teresina (PI), as temperaturas continuam elevadas, com máxima de até 36°C no sábado.
A partir de domingo, as chuvas permanecem ao longo da faixa litorânea da região, principalmente no litoral baiano, com possibilidade também no agreste da Bahia e chance de pancadas isoladas no oeste do estado. Mesmo com a instabilidade, o calor predomina em toda a região e a umidade do ar segue baixa em parte do interior.
Região Norte
Para essa sexta, a previsão é de chuva de moderada a forte (com risco de temporais) no Amazonas, Rondônia, Pará, Roraima e o oeste do Tocantins. No Acre e no Amapá, a previsão também indica chuvas, no entanto de maneira mais isolada.
Durante o final de semana, as áreas de instabilidade continuam atuando na região, ganhando força à tarde sobre o Amazonas, Pará, Roraima, Acre e partes de Rondônia e Tocantins. Mesmo com as instabilidades, a previsão é de que as temperaturas permaneçam elevadas em toda a região.
No domingo, as pancadas de chuva persistem na região, com chance de temporais em Rondônia, no leste do Amazonas, sul do Pará e oeste do Tocantins. Em grande parte da região, as temperaturas continuam elevadas durante o dia.

