By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Primeiro Aero Willys era sedã com resistência de Jeep nos anos 1960
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Primeiro Aero Willys era sedã com resistência de Jeep nos anos 1960
outros

Primeiro Aero Willys era sedã com resistência de Jeep nos anos 1960

Última atualização: 24 de agosto de 2025 11:24
Published 24 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A norte-americana Kaiser-Frazer Corporation foi fundada em 1945 e sua influência em nosso mercado teve início em 1953 com a aquisição da Willys-Overland: a filial brasileira estava prestes a produzir o Jeep e mais tarde iniciaria a produção do Renault Dauphine e do Aero-Willys.

Contents
Cadastro efetuado com sucesso!Ficha Técnica – Aero Willys 1960Teste
  • Relacionadas
  • ClássicosWillys Itamaraty Executivo, o carro nacional de presidentes e magnatas17 nov 2024 – 09h11
  • ClássicosWillys Gordini, o pequeno sedã Renault que surgiu moderno e mais rápido18 fev 2024 – 11h02
  • ClássicosClássico: Willys Interlagos conversível é francês com jeitinho brasileiro1 out 2022 – 15h10

Idealizado pelo engenheiro Clyde Patton e pelo projetista Philip Wright, o Aero foi um dos projetos mais ambiciosos da Willys-Overland e foi lançado em 1952 com carrocerias monobloco (como nos aviões, daí o nome Aero) de duas e quatro portas. Disputaria mercado com Nash Rambler, Kaiser Henry J e Hudson Jet, modelos bem menores que os oferecidos pela General Motors, Ford e Chrysler.

AERO WILLYS
No modelo brasileiro, as luzes de ré eram apenas decorativas: não havia lâmpadas ou fiaçãoFernando Pires/Quatro Rodas

O fato é que o mercado americano não estava preparado para modelos tão compactos: Hudson Jet e Kaiser Henry J saíram de linha em 1954, seguidos por Nash Rambler e Willys Aero no ano seguinte. A estratégia foi encerrar a produção de automóveis nos EUA e transferir o ferramental para a América do Sul.

Foi em 1958 que o Kaiser Manhattan se tornou o Kaiser Carabela, primeiro automóvel de passeio produzido pela Industrias Kaiser Argentina. E foi em 25 de março de 1960 que o Aero-Willys se tornou brasileiro pelas mãos da Willys-Overland.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Continua após a publicidade

Seus principais concorrentes foram o belíssimo Simca Chambord (derivado do Ford Vedette francês) e o sofisticado FNM JK 2000 (variação do Alfa Romeo 2000 italiano). Mesmo sem a beleza do Simca e o avanço tecnológico do FNM, o Aero se destacou pela confiabilidade mecânica e pelo apoio da rede com quase 300 concessionários espalhados pelo Brasil.

Muito simples, o motor de seis cilindros e 2,6 litros rendia parcos 90 cv, mas entregava bom torque em baixa rotação. O câmbio manual de três marchas era acionado por uma alavanca na coluna de direção, que não era assistida. Ia de 0 a 100 km/h em 17,8 s e chegava aos 128,1 km/h. A suspensão dianteira independente era um dos poucos refinamentos técnicos.

AERO WILLYS
Acabamento interno era referência para a época. Quadro de instrumentos circular trazia apenas o essencialFernando Pires/Quatro Rodas

Viajar de Aero Willys era a certeza de chegar ao destino: em 1960, a malha rodoviária era concentrada nas regiões Sul e Sudeste, quase inexistente na Região Norte e com poucas extensões até a capital, Brasília, e o estado da Bahia. Simca Chambord e FNM JK muitas vezes sucumbiam nas estradas por onde o Aero passava incólume.

Continua após a publicidade

A boa altura livre do solo colaborava na transposição de vias sem pavimentação. A carroceria de quatro portas desfrutava da ótima visibilidade proporcionada pela grande área envidraçada e poderia ter pintura em dois tons. Foi muito usado como carro familiar, sedã executivo e táxi. Comum na época, o banco dianteiro inteiriço permitia o transporte de seis ocupantes e o porta-malas comportava cerca de 679 litros.

AERO WILLYS
Os 2,74 metros entre os eixos proporcionavam bom espaço para seis ocupantes: o compacto norte-americano era um médio-grande para os padrões brasileirosFernando Pires/Quatro Rodas

O acabamento interno era superior ao da maioria dos fabricantes nacionais. A vedação da carroceria foi um dos poucos pontos fracos, permitindo a infiltração de água e pó.

Mesmo sem oferecer câmbio automático e direção assistida (como o Aero norte-americano), ele logo ganhou o apelido “Jeep de fraque”. Líder de mercado, sofreu alterações importantes no modelo 1962: as rodas recebiam janelas de ventilação e as calotas deixavam de ser integrais.

Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Não havia mais pintura em dois tons, os frisos laterais da carroceria agora traçavam uma linha reta e o ornamento sobre o capô foi eliminado. O interior também foi remodelado, com novos bancos e forrações de porta.

Foi quase uma despedida do modelo, prestes a ser substituído por um novo completamente redesenhado pelo departamento de estilo da Willys-Overland do Brasil. Foram comercializadas pouco mais de 23.000 unidades dessa primeira fase do Aero-Willys: destas, poucas remanescem e um número ainda menor resiste em condições de uso.

AERO WILLYS
O valente motor de seis cilindros em linha era o mesmo do JeepFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
AERO WILLYS
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Ficha Técnica – Aero Willys 1960

Motor: longitudinal, 6 cilindros em linha, 2.638 cm3, alimentado por carburador de corpo simples
Potência: 90 cv a 4.000 rpm
Torque: 18,77 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: manual de 3 marchas, tração traseira Carroceria: fechada, 4 portas, 6 lugares
Dimensões: comprimento, 463,8 cm; largura, 182,8 cm; altura, 159,3 cm; entre-eixos, 274,3 cm
Peso: 1.438 kg
Pneus: 6,50 x 15 diagonais

Teste

ED19
<span class=”hidden”>–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Fevereiro de 1962
ACELERAÇÃO 0 a 100 km/h: 17,8 s
VELOC. MÁX. 128,1 km/h
CONSUMO Médio 7,7 km/l
PREÇO Fevereiro de 1962:
Cr$ 1.187.000

Publicidade

You Might Also Like

‘Tinder das lésbicas’ tem base de informações vazada e acende alerta sobre proteção de dados

Entenda o que acontece agora com os militares condenados na trama golpista

Em repetitivo, STJ afasta prazo decadencial em mandado de segurança sobre tributo sucessivo

Bolsonaro condenado, crise climática e reforma tributária: 9 fatos da semana que você precisa saber

Vídeo: Polícia é acionada para atender ocorrência inusitada em complexo penitenciário

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

STJ não julga mérito e mantém Pasep sobre receitas transitórias de município

22 de junho de 2025
Em mensagem de ano Novo, Xi Jinping diz que reunificação com Taiwan é inevitável 
Anulação de sentença de Daniel Alves pode não ser o fim do caso; entenda
Festival de Parintins: Como assistir a disputa entre Caprichoso e Garantido 
Rodrygo e Vini dão show, e Real Madrid goleia Salzburg na Champions League 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?