By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Prisão de Bolsonaro e escolha por Flávio expõem divergências na direita 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Prisão de Bolsonaro e escolha por Flávio expõem divergências na direita 
outros

Prisão de Bolsonaro e escolha por Flávio expõem divergências na direita 

Última atualização: 26 de janeiro de 2026 03:30
Published 26 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

Tensões entre aliados do ex-presidente e disputas internas desgastam imagem do grupo em ano eleitoral  Política, -agencia-cnn-, Flávio Bolsonaro, Partido Liberal (PL), Tarcísio de Freitas CNN Brasil

Contents
Leia MaisÚnico nome da esquerda está para se aposentar, diz Zema à CNNAlckmin avisa aliados: fica na vice de Lula ou vai “capinar em Pinda”Eleições 2026: entenda a diferença entre votos em branco e nulosDisputas no PL

A candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência motivou, nas últimas semanas, divergências entre aliados que expuseram divergências e tensões no campo da direita.

Sinais trocados do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) em relação à corrida presidencial, geraram desgaste com o grupo bolsonarista e irritaram a cúpula do PL (Partido Liberal).

O governador tentou aliviar o desgaste na última quinta-feira (22), ao publicar em suas redes que disputará a reeleição do governo do estado, além de reforçar ser “leal” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia Mais

  • Único nome da esquerda está para se aposentar, diz Zema à CNN

    Único nome da esquerda está para se aposentar, diz Zema à CNN

  • Alckmin avisa aliados: fica na vice de Lula ou vai "capinar em Pinda"

    Alckmin avisa aliados: fica na vice de Lula ou vai “capinar em Pinda”

  • Eleições 2026: entenda a diferença entre votos em branco e nulos

    Eleições 2026: entenda a diferença entre votos em branco e nulos

Antes, o governador também foi pivô de desentendimento entre o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), e o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP).

Na visão de Sóstenes, Tarcísio errou ao não atender Bolsonaro e mudar para o PL. A crítica foi rebatida por Marcos Pereira que reforçou a atuação do Republicanos e afirmou que a sigla “não faz política no grito, nem cria crises para aparecer”.

Outro movimento que desagradou aliados e os filhos do ex-presidente foi o cancelamento da visita de Tarcísio a Bolsonaro na “Papudinha” na última semana.

Tarcísio declarou questões de agenda para o adiamento, mas, como a CNN mostrou, o governador teria se irritado com declarações de Flávio sobre cobranças que seriam feitas por Bolsonaro no encontro, como o apelo por gestos públicos à pré-candidatura de seu filho mais velho.

Como parte da tentativa de Tarcísio de apaziguar ânimos, uma nova visita a Bolsonaro está prevista para esta semana. O governador também declarou que trabalhará pelo nome de Flávio no estado.

Faltando cerca de oito meses para as eleições, Flávio ainda não recebeu o apoio de caciques do centrão e de aliados da centro-direita. Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem reforçado cobranças sobre a necessidade de união da direita.

Mesmo com descompassos no campo da direita, aliados se mobilizam para consolidar a candidatura de Flávio. Nesta semana, o senador Rogério Marinho (PL-RN), anunciou que não será candidato e terá como foco a campanha eleitoral de Flávio.

Ex-ministro de Bolsonaro e atual líder da oposição no Senado, Marinho era cotado na disputa para o governo do Rio Grande do Norte. A coordenação do senador na campanha de Flávio é vista como uma estratégia para unificar a direita.

Disputas no PL

Os ruídos, entretanto, não se resumem apenas à benção de Jair Bolsonaro para a disputa ao Planalto. O PL tem registrado disputas internas, embates e cisões no período pré-eleitoral.

Exemplo disso foi o recente desembarque do ex-ministro do Turismo Gilson Machado. Por falta de apoio ao seu nome na disputa por uma vaga no Senado por Pernambuco, decidiu deixar a sigla.

Em carta, Gilson Machado afirmou que continua a ser o nome defendido por Bolsonaro para a disputa ao Senado, mas que não foi o nome escolhido pela direção estadual do partido. “Dessa forma sigo minha caminhada alinhada aos valores do Presidente Bolsonaro”, escreveu.

A construção de alianças do PL no estado do Ceará também gerou atritos internos em torno de quem seria o porta-voz do ex-presidente na corrida eleitoral. A situação expôs ainda a crise entre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que é presidente do PL Mulher, com os enteados.

De um lado, os filhos de Bolsonaro defendiam a construção de uma possível aliança com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) ao Executivo estadual e diziam que tinham o apoio de Bolsonaro. Já Michelle criticou a estratégia e fez menção às críticas de Ciro a Bolsonaro.

“Adoro o André [Fernandes], passei em todos os estados falando sobre o orgulho que tenho dele, do Nikolas [Ferreira, deputado federal], do Carmelo [Neto, deputado estadual], da esposa dele que foi eleita, tenho orgulho de vocês, mas fazer aliança com um homem que é contra o maior líder da direita? Isso não dá!”, declarou Michelle.

A sigla também enfrenta o desafio de contornar a ausência de dois importantes puxadores de votos no estado de São Paulo. Enquanto a ex-deputada Carla Zambelli estará ausente da disputa por estar presa e inelegível, Eduardo Bolsonaro segue nos Estados Unidos e tem a situação incerta.

Já na disputa pelas duas vagas ao Senado por Santa Catarina, o cenário ainda está indefinido. Carlos Bolsonaro, até então vereador no Rio de Janeiro, foi destacado pelo PL para tentar uma vaga à Casa Alta pelo estado sulista.

A escolha do filho “02” de Bolsonaro faz parte de uma estratégia do bolsonarismo para aumentar o número de cadeiras no Senado, como forma de aumentar a pressão sobre o STF (Supremo Tribunal Federal).

Embora estejam em jogo apenas duas vagas, o bolsonarismo tem no páreo três nomes fortes para concorrer ao Senado por Santa Catarina: Carlos Bolsonaro, a deputada federal Carol de Toni (PL-SC) e o senador Esperidião Amin (PP-SC).

Amin, que é cotado para disputar a reeleição, é nome forte do bolsonarismo na Casa Alta apesar de não compor a bancada do PL. Inclusive, foi ele quem relatou a proposta da redução de pena aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

 

You Might Also Like

Mulher ferida após queda de raio em ato de Nikolas está em UTI

Motorista invade loja na Asa Norte após perder controle do carro

Goleiro Bruno é demitido de clube após denúncia polêmica: ‘não compactuo com vagabundagem e pilantragem’

Bolo de chocolate todo dia? Autora ensina receita proteica e nutritiva 

Rodrigo Mudrovitsch toma posse como presidente da Corte Interamericana 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Trump para Zelensky: “Ou você faz um acordo ou estamos fora” 

28 de fevereiro de 2025
Manchester United anuncia contratação de Bryan Mbeumo, ex-Brentford 
Em podcast, Jerônimo Rodrigues e Maurício Bacelar destacam R$ 7 bilhões que circularam na Bahia durante Carnaval
Bolsas de NY fecham sem direção definida após perda de fôlego 
MC Cabelinho publica foto em rara aparição com namorada 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?