By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Processo simples aumenta a durabilidade de células solares de perovskita 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Processo simples aumenta a durabilidade de células solares de perovskita 
outros

Processo simples aumenta a durabilidade de células solares de perovskita 

Última atualização: 30 de abril de 2025 16:27
Published 30 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Material é tão eficiente quanto o silício na geração de energia limpa e tem custos menores de produção, maior leveza e flexibilidade. Sua rápida degradação é um dos principais obstáculos a serem vencidos para tornar seu uso viável
Este conteúdo foi originalmente publicado em Processo simples aumenta a durabilidade de células solares de perovskita no site CNN Brasil.  Tecnologia, Energia elétrica, Energia Solar, usinas solares e eólicas CNN Brasil

Contents
Leia MaisPoluentes emergentes agravam crise hídrica nos países em desenvolvimentoCrianças e adolescentes não devem usar apps de IA, alerta organizaçãoCientistas mapeiam 257 mil bactérias em plantas de campos rupestresModulando a composição

Estudo realizado na Universidade Federal do ABC (UFABC) apresenta uma nova forma de mitigar a rápida degradação das células solares de perovskita. O problema, que limita a utilização desses dispositivos no cotidiano, tem desafiado os pesquisadores da área em busca de soluções viáveis.

As células solares de perovskita constituem uma tecnologia fotovoltaica muito promissora. São tão eficientes quanto as de silício e têm custos de produção menores. Além disso, são leves, flexíveis e semitransparentes, o que abre numerosas possibilidades de aplicações, como janelas, roupas ou barracas capazes de gerar energia elétrica a partir da luz do Sol.

Leia Mais

  • Poluentes emergentes agravam crise hídrica nos países em desenvolvimento

    Poluentes emergentes agravam crise hídrica nos países em desenvolvimento

  • Crianças e adolescentes não devem usar apps de IA, alerta organização

    Crianças e adolescentes não devem usar apps de IA, alerta organização

  • Cientistas mapeiam 257 mil bactérias em plantas de campos rupestres

    Cientistas mapeiam 257 mil bactérias em plantas de campos rupestres

 

Entretanto, a comercialização dessas células esbarra na sua baixa durabilidade, decorrente da degradação que os materiais da família das perovskitas sofrem quando expostos a condições de umidade e temperatura ambiente, tanto durante a produção como no decorrer do uso. Essa deterioração impacta o desempenho dos dispositivos ao longo do tempo e, portanto, a sua durabilidade.

Em artigo publicado no periódico Solar Energy Materials and Solar Cells, a equipe da UFABC descreveu um processo cujo diferencial é a possibilidade de ser realizado sem o rigoroso controle de umidade e temperatura que existe nos laboratórios dedicados a pesquisar esses dispositivos.

“As células solares deste trabalho foram obtidas em condições ambientes, sem grandes controles de umidade, o que pode ser mais compatível com as condições de preparação industrial”, explica o professor André Sarto Polo, coordenador do estudo e membro do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) – um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) apoiado por FAPESP e Shell.

Modulando a composição

A família das perovskitas reúne materiais de composições químicas diversas. Todos eles têm em comum a estrutura, formada por íons de carga positiva (cátions) e negativa (ânions). As perovskitas baseadas em cátions de metilamônio (MA+) e de formamidínio (FA+) são as mais estudadas para uso em células solares.

Neste novo estudo, apoiado pela FAPESP por meio de três projetos (17/11986-5, 22/07268-8 e 23/09820-2), os autores incorporaram quantidades crescentes de cátions de formamidínio em perovskitas baseadas em metilamônio, caracterizaram cada um dos materiais obtidos e, com eles, montaram células solares. A produção e a caracterização dos materiais e dispositivos foram feitas em ambientes com umidade relativa do ar de 40% a 60%.

Para testar a estabilidade, essas células solares foram expostas a temperatura e umidade ambiente durante 90 dias. Ao longo desse período, os pesquisadores estudaram sistematicamente as propriedades de todos os dispositivos com o objetivo de investigar a influência da adição de formamidínio no desempenho das células solares.

Enquanto as células solares sem FA+ tiveram uma acentuada queda na eficiência logo depois de montadas e deixaram de funcionar aos 30 dias, as células com mais de 25% de FA+ mantiveram 80% da eficiência no final dos 90 dias.

“Este trabalho demonstra como a incorporação de cátions de FA+ em perovskitas à base de MA+ causa um aumento da durabilidade das células solares de perovskita fabricadas e medidas em condições ambientes”, resume Polo.

De acordo com ele, isso ocorre porque a adição de formamidínio gera um aumento no tamanho dos grãos que formam a estrutura cristalina da perovskita, reduzindo a extensão total das bordas. Como as bordas são pontos de acúmulo de umidade, a perovskita sofre uma menor degradação e a célula solar mantém o seu bom desempenho por mais tempo.

A pesquisa, conduzida durante o doutorado de Lucas Polimante, abre perspectivas para desenvolver células solares de perovskita mais duráveis que possam ser produzidas com custos menores em condições mais amigáveis ao ambiente industrial.

Além de FAPESP e Shell, o grupo contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), bem como suporte estratégico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Energia Solar: São Paulo terá primeiro serviço por assinatura

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Processo simples aumenta a durabilidade de células solares de perovskita no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

CBMDF usa escada e corda para retirar irmãos e pit-bulls de cratera

Capitão Alden reage a operação da PF contra deputados bolsonaristas

TJBA autoriza permuta de juiz da Bahia com magistrado do Rio Grande do Norte acusado de violência doméstica

Quem era a mulher morta por pastor e jogada em rio usado para batismos

Efeito Virginia? Vini Jr entra para o top 10 dos jogadores mais seguidos no Instagram; veja ranking

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Tom Cruise elogia ex-esposa Nicole Kidman em comentário raro 

10 de maio de 2025
Palmeiras x Corinthians: veja valores dos ingressos para final do Paulista 
Sport vence Santa Cruz e está classificado à final do Pernambucano 
Black Friday tem carros com descontos de até R$ 51.000 no Brasil
Internacional x Vasco: escalações e onde assistir ao jogo do Brasileirão 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?