Desaceleração acompanha ambiente econômico brasileiro e tarifas impostas por Trump Agro, Agronegócio, CNN Brasil CNN Brasil
A produção da agroindústria brasileira registrou queda de 0,3% em novembro de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo o Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro), divulgado pela FGVAgro.
Segundo o levantamento, a leve queda “o resultado responde à desaceleração da economia brasileira, impactada pelos efeitos da política monetária contracionista por parte do Banco Central e pelas incertezas do ambiente externo”, como as tarifas de importação que haviam sido impostas aos produtos brasileiros pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Na análise por segmentos, apenas o setor de Produtos Alimentícios apresentou crescimento, com alta de 4% em novembro. Esse desempenho contribuiu para reduzir a intensidade da queda geral da agroindústria. Em sentido oposto, os Produtos Não Alimentícios tiveram retração de 3,6%, enquanto o setor de Bebidas registrou queda de 4,2%.
No acumulado de janeiro a novembro, a produção agroindustrial acumula variação negativa de 0,2% na comparação interanual. Para que o setor encerre 2025 com crescimento em relação a 2024, seria necessário um aumento mínimo de 2,2% em dezembro, na comparação anual.
“Embora o resultado do mês não impeça que a Agroindústria tenha conseguido eliminar as perdas de 2025, claramente ainda não reflete alguma recuperação advinda da revogação das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre o setor”, disse o relatório.

