No mês, o índice de evolução da produção industrial registrou 52 pontos Macroeconomia, atividade industrial, CNN Brasil Money, Indústria CNN Brasil
A produção industrial mostrou indícios de recuperação em maio, mostra o levantamento “Sondagem Industrial”, divulgado pelo pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (24). No mês, o índice de evolução da produção industrial registrou 52 pontos.
Veja a série histórica de 2025:
- Janeiro – 48,9 pontos;
- Fevereiro – 48 pontos;
- Março – 49 pontos;
- Abril – 47,8 pontos;
- Maio – 52 pontos.
Valores abaixo dos 50 pontos indicam que a produção caiu em relação ao mês anterior. Dessa forma, embora o valor tenha passado de 48 pontos, em fevereiro, para 49 pontos, em março, isso não significa que a produção aumentou de um mês para o outro, mas apenas que recuou menos do que no mês anterior.
O indicador também melhorou na comparação com maio de 2024, quando marcou 47,4 pontos.
O levantamento mostrou, por outro lado, que o índice que mede a evolução do número de empregados ficou abaixo da linha de 50 pontos pelo terceiro mês seguido. Em maio, o indicador bateu 49,6 pontos. O resultado indica que os empresários percebem queda na quantidade de trabalhadores frente ao mês anterior.
No mês, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) subiu de 69% para 70%.
Expectativas
De acordo com a CNI, os índices referentes a junho que medem as expectativas da indústria em relação à demanda, quantidade exportada e compra de matérias-primas subiram, revertendo a queda registrada em maio.
- indicador de expectativa de demanda: subiu para 55,6 pontos;
- indicador de expectativa de compras de insumos e matérias-primas: avançou para 53,9 pontos;
- indicador de expectativa de exportação: subiu para 52,5 pontos.
A CNI também indicou que a intenção de investimento dos empresários do setor se manteve estável na passagem de maio para junho, se mantendo em 56,1 pontos. O índice acumula queda de 2,7 pontos nos seis primeiros meses de 2025, o que sugere industriais mais cautelosos.
A entidade consultou 1.482 empresas, sendo 591 de pequeno porte, 522 de médio porte e 369 de grande porte. O levantamento foi realizado entre 2 e 11 de junho de 2025.
Mercado de games no país é o que mais cresce, diz CEO da Brasil Game Show

