Idoso estava com sinais de violência; imagens mostram criminosos invadindo residência — caso foi registrado como latrocínio São Paulo, cidade de são paulo, Idoso, Latrocínio CNN Brasil
A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte de um professor de polonês na própria residência, na Vila Santa Catarina, na zona Nordeste de São Paulo, no último domingo (3).
Identificado como Andrzej Josef Malik De Abreu, de 73 anos de idade, o idoso foi encontrado em um quarto no andar superior do imóvel, deitado de barriga para cima, com sinais de violência e mãos e pés amarrados por fios de energia e cinto.
O professor estava com “escoriações na boca, pescoço, e sulcos na região das pernas, joelho, punhos e pescoço”, de acordo com o boletim de ocorrência. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), para exames necroscópicos e toxicológicos.
Imagens de câmeras de segurança fornecidas por moradores do bairro mostram dois homens desconhecidos, por volta das 2h30, arrombando o portão da garagem com um alicate e, posteriormente, entrando na residência.
Cerca de duas horas, as imagens mostram os criminosos deixando o local, com cobertores cobrindo o rosto e carregando objetos. O idoso vendia bebidas alcoólicas, segundo as investigações.
A casa estava desorganizada, mas não foi possível identificar quais objetos foram subtraídos — o idoso era acumulador, de acordo com os agentes que atenderam a ocorrência.
A forma como os suspeitos se esconderam das câmeras de monitoramento, ao “abaixar a cabeça todas as vezes que passavam pelos equipamentos evitando serem filmados”, como consta na ocorrência, indica para a polícia que são moradores da região e conheciam o campo de gravação das câmeras.
Investigações preliminares, com depoimentos de vizinhos, indicam que Andrzej era “querido” pela vizinhança.
O caso foi registrado como latrocínio, roubo seguido de morte, no Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa em São Paulo (DHPP).

