Oportunidades são voltadas a estudantes do ensino médio técnico; bolsa é paga pelo governo de SP nos seis primeiros meses Educação, CIEE, Empregos, Estágio CNN Brasil
O programa Beem (Bolsa Estágio do Ensino Médio) abriu mais de 1.900 vagas de estágio para estudantes do ensino médio técnico da rede pública estadual.
As oportunidades estão distribuídas em cerca de 150 cidades do estado. Desde o início do programa, parceria entre governo de São Paulo e Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), mais de 9 mil jovens já foram contratados.
Criado para ampliar o acesso ao mercado de trabalho e reduzir a evasão escolar, o Beem conecta empresas e estudantes em formação técnica.
As companhias participantes recebem estagiários por seis meses sem custos com bolsa-auxílio, que é totalmente financiada pelo governo. A remuneração prevista pode chegar a R$ 851,46.
A iniciativa também oferece suporte do Ciee em todas as etapas de recrutamento, além de acompanhamento técnico para assegurar o cumprimento da Lei do Estágio.
Segundo o coordenador de operações e atendimento da administração pública do Ciee, Bruno Melo, o programa tem ampliado o acesso de jovens à formação prática e contribuído para a permanência escolar.
“Desde sua implementação, o Beem vem realizando um impacto real na vida de diversos jovens, aliando formação profissional, permanência escolar e empregabilidade.”
Para participar, as empresas devem atender a requisitos como CNPJ ativo há pelo menos seis meses, quadro mínimo de seis funcionários, regularidade fiscal e trabalhista e unidades instaladas no estado. É necessário indicar um profissional para supervisionar o estágio. As adesões podem ser feitas no site do programa.
De acordo com o secretário da Educação do estado de São Paulo, Renato Feder, o Beem tem ampliado o acesso a experiências profissionais dentro da formação técnica. “Nossos estudantes têm vislumbrado, cada vez mais, as oportunidades que o futuro com formação técnica apresenta.”
Jornada de trabalho
Os estagiários cumprem jornada de 20 horas semanais, distribuídas em até 4 horas por dia, de segunda a sábado, em horários compatíveis com as aulas.
Após o período inicial de seis meses de bolsa paga pelo governo, as empresas podem renovar o contrato ou efetivar o estudante como aprendiz ou com carteira assinada.
As inscrições para estudantes são realizadas pelo site do Ciee. Para as empresas, as contratações também devem ser feitas pelo portal oficial do programa.
Como participar do programa Beem
Para estudantes
- Quem pode participar: alunos do ensino médio técnico da rede pública estadual
- Inscrição: formulário disponível no site do Ciee
- Jornada de estágio: até 20 horas semanais (4 horas por dia)
- Bolsa: paga pelo governo de SP nos seis primeiros meses
Para empresas
- Requisitos: CNPJ ativo há 6 meses, ao menos 6 funcionários, regularidade fiscal e trabalhista, unidade no estado
- Inscrição: pelo site oficial do programa
- Benefícios: seis meses de bolsa custeada pelo governo e apoio do Ciee
Intercâmbio internacional equivale a estágio? Entenda nova lei

