Podem se inscrever trabalhadores, estudantes e beneficiários de políticas públicas em situação de vulnerabilidade social Educação, MEC (Ministério da Educação) CNN Brasil
O MEC (Ministério da Educação) destinou R$ 13,8 milhões para o Pronatec Empreender, programa que vai ofertar 6.900 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional nas áreas de inovação e empreendedorismo, em 30 instituições da Rede Federal. O resultado da seleção foi publicado nesta segunda-feira (22).
Os cursos terão carga horária de 200 horas, serão presenciais e incluirão formações como negócios inovadores apoiados por inteligência artificial, operação e manutenção de drones e impressoras 3D e construção rápida de apps para mídias digitais (app clicks). Podem se inscrever trabalhadores, estudantes e beneficiários de políticas públicas em situação de vulnerabilidade social.
O Pronatec Empreender faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com objetivo de fortalecer ecossistemas locais de inovação e promover inclusão produtiva de públicos vulneráveis. As instituições participantes divulgarão os editais para seleção das vagas.
De acordo com o MEC, a iniciativa visa não só qualificar mão de obra, mas fomentar competências empreendedoras diante das transformações do mercado de trabalho, incluindo a economia digital, criativa e sustentável.
A primeira edição do Pronatec Empreender, no ciclo 2023-2024, já atuou nas áreas de inovação digital, economia criativa e empreendedorismo sustentável, utilizando infraestruturas como laboratórios makers, incubadoras e polos de inovação.
MEC lança curso gratuito de espanhol; veja passo a passo da inscrição

