By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Proprietário é quem deve provar finalidade rural de imóvel para afastar IPTU, decide TJSP
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Proprietário é quem deve provar finalidade rural de imóvel para afastar IPTU, decide TJSP
outros

Proprietário é quem deve provar finalidade rural de imóvel para afastar IPTU, decide TJSP

Última atualização: 16 de julho de 2025 07:33
Published 16 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em decisão unânime, a 14ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) derrubou uma decisão que transferia ao município de Taboão da Serra o ônus de comprovar a finalidade urbana de um imóvel, em ação que contesta a incidência do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). O colegiado entendeu que cabe ao proprietário comprovar a finalidade rural para justificar a aplicação do Imposto Territorial Rural (ITR) e não do IPTU.

Contents
Conheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STFInformações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTAAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O relator, desembargador Walter Barone, avaliou que a hipossuficiência econômica do proprietário e as tentativas frustradas de perícia não justificam a inversão do ônus probatório. Segundo ele, a presunção de veracidade e legitimidade de atos administrativos só pode ser afastada mediante prova cabal, cuja responsabilidade é do próprio proprietário.

Conheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

“Atribuir exclusivamente ao município agravante o ônus da prova, sem qualquer justificativa plausível, implica a indevida distorção do sistema fiscal e das qualidades que lhe são inerentes, bem como do princípio da isonomia que rege as relações jurídico-tributárias e do interesse público na arrecadação de impostos”, escreveu Barone.

Na primeira instância, a 1ª Vara Cível da Comarca de Taboão da Serra havia entendido que o município deveria arcar com o ônus de comprovar a finalidade urbana do imóvel, devido à sua capacidade econômica e às dificuldades do homem em comprovar a finalidade rural do imóvel. Três peritos se negaram a atuar no processo por considerarem insuficientes os honorários fixados pela Defensoria Pública.

O juízo do primeiro grau entendeu que o caso se enquadra nas exceções dispostas no artigo 373, do Código de Processo Civil (CPC), que autorizam a distribuição do ” ônus da prova de modo diverso” em hipóteses que envolvam “peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo […] ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário”.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

O desembargador considerou, por sua vez, que a incumbência do ônus pelo proprietário não se mostrou “impossível ou de extremamente difícil realização”. Dessa forma, o magistrado entendeu que cabe ao autor da ação provar o “fato constitutivo de seu direito”.

“Não se vislumbra qualquer causa ou circunstância apta a excepcionar a distribuição do ônus da prova”, uma vez que, a despeito da hipossuficiência econômica do autor, “a incumbência desse ônus por ele não se mostra de impossível ou de extremamente difícil realização”, afirmou o desembargador.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Barone acrescentou que a possibilidade de distribuição do ônus da prova já havia sido definida no despacho saneador da ação, sem que houve contestação das parte, e resultando em preclusão processual. Além disso, considerou que houve coisa julgada material no caso, em mandado de segurança anterior que reconheceu a finalidade urbana do imóvel, conforme legislação municipal que estabeleceu a presunção juris tantum da destinação urbana dos imóveis em Taboão da Serra.

A ação tramita com o número 2328748-95.2024.8.26.0000 no TJSP.

You Might Also Like

Nelsinho Trad à CNN sobre tarifaço: ficou aberto um canal com os EUA 

Brasileiro se torna reforço mais caro da história de time francês; saiba detalhes

Ver alguém doente ativa defesas do corpo, revela estudo 

Ferroviária derrota o Remo fora de casa e ganha posições na Série B 

Lucas Guimarães se pronuncia pela 1ª vez após término com Carlinhos Maia 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Conheça as principais fraudes contra beneficiários do INSS 

23 de abril de 2025
Veja a primeira foto de Ludmilla e Brunna Gonçalves com a filha Zuri é divulgada
Timothée Chalamet e Kylie Jenner posam em tapete vermelho pela 1ª vez 
Pepita sobre prêmio de mulheres na música: “Meu lugar e da minha comunidade” 
Mahomes x Hurts: compare números dos quarterbacks do Super Bowl LIX 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?