A Volkswagen trabalha nos bastidores em um “plano B” para garantir o sucesso de sua próxima geração de compactos na Europa. De acordo com informações apuradas pelo site espanhol Motor.es, a marca alemã desenvolve uma tecnologia de extensor de autonomia (EREV) para o futuro Volkswagen ID. Polo.
A estratégia visa proteger a fabricante caso as vendas dos modelos puramente elétricos não atinjam as metas e para combater a desconfiança do mercado, especialmente considerando a descontinuação prevista dos atuais Polo, T-Cross e Taigo (o nosso Nivus) a combustão até 2030.

Segundo a publicação espanhola, a Volkswagen está trabalhando em segredo em dois novos motores a combustão, projetados exclusivamente para funcionar como geradores de energia, sem conexão mecânica com as rodas.
O primeiro é um propulsor 1.0 de dois cilindros, com potência estimada em cerca de 70 cv. O segundo, mais robusto, é um 1.5 de três cilindros, que deve entregar aproximadamente 100 cv.

Diferente dos sistemas híbridos tradicionais ou plug-in, neste sistema a tração permanece 100% elétrica. O motor a combustão opera em rotação otimizada apenas para carregar a bateria com o veículo em movimento.
O Motor.es afirma que engenheiros da marca já testam o motor 1.0 de dois cilindros em protótipos do ID. Polo. A plataforma MEB Entry, desenvolvida para os elétricos compactos do grupo, permite a instalação deste pequeno motor na parte traseira.

O desafio técnico agora é o arranjo dos componentes. A inclusão do motor-gerador e do tanque de combustível pode exigir a redução do tamanho da bateria, alterando a autonomia puramente elétrica em favor da versatilidade total do conjunto.
A movimentação de Wolfsburg não é por acaso. A Volkswagen observa atentamente a Leapmotor (marca chinesa parceira da Stellantis), que já oferece modelos EREV com sucesso na Europa e acaba de chegar ao Brasil com o C10 REEV. A Renault também iniciou testes com tecnologia similar e a Nissan vende carros com este sistema há anos, sob o nome e-Power.
Se o mercado rejeitar a transição forçada para os elétricos puros, a Volkswagen poderá ativar esta carta na manga imediatamente, transformando o ID. Polo e o futuro ID. Cross em híbridos de autonomia estendida capazes de conviver com a infraestrutura atual de abastecimento.

