Mudança já vinha sendo sinalizada; governadora de Pernambuco busca aproximação com presidente Lula
Este conteúdo foi originalmente publicado em PSD confirma filiação de Raquel Lyra em março no site CNN Brasil. Política, Partido Social Democrático (PSD), PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), Raquel Lyra CNN Brasil
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vai se filiar ao PSD em março. A cerimônia de filiação deve acontecer no próximo dia 10, no Recife.
Lyra já vinha dialogando com o PSD, de Gilberto Kassab, e a filiação foi confirmada nesta terça-feira (25).
Eleita pelo PSDB em 2022, a governadora já havia mostrado incômodo com a postura do partido tucano em relação ao governo federal e admitido a possibilidade de deixar a sigla.
A CNN já havia apurado com aliados da governadora que ela buscava um partido próximo ao governo federal, já que está em processo de aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na semana passada, o núcleo nacional do PSDB admitiu que poderia perder Raquel Lyra caso não houvesse avanços na reestruturação do partido nos próximos meses.
O PSDB tem conduzido estudos para avaliar uma possível fusão ou incorporação com outra legenda. A ideia é que o processo seja concluído ainda este ano.
À CNN, o presidente nacional dos tucanos, Marconi Perillo, afirmou que “a primeira premissa é que o PSDB vai continuar como partido”.
“Agora, é claro que estamos estudando o que fazer. De repente a gente pode fazer uma fusão, resguardando o nosso programa, o nosso legado e os nossos princípios. Isso a gente vai discutir nos próximos meses, não há pressa”, disse Perillo.
*Com informações de Pedro Venceslau
Este conteúdo foi originalmente publicado em PSD confirma filiação de Raquel Lyra em março no site CNN Brasil.