By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: PT, agora, quer fazer oficina de big techs ministrada ao PL
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > PT, agora, quer fazer oficina de big techs ministrada ao PL
outros

PT, agora, quer fazer oficina de big techs ministrada ao PL

Última atualização: 16 de junho de 2025 11:19
Published 16 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Alvo de críticas de membros do PT, a oficina da Meta, ministrada ao PL em evento em Fortaleza, também foi oferecida ao partido, que, agora, também quer participar da oficina de forma mais consistente. A big tech, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, contatou não só o PT institucionalmente, como as lideranças da sigla na Câmara e no Senado, e parlamentares. Alguns mandatos e a Secretaria de Comunicação do governo Lula chegaram a participar dos treinamentos de melhores práticas, mas, em outras frentes, a adesão aos treinamentos não seguiu adiante.

Contents
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailReação aos algoritmosConheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O JOTA apurou que não houve um direcionamento oficial para que o partido ou seus líderes não aceitassem os convites da big tech. Os motivos para a recusa passam por falta de interesse, desorganização e também por crítica de uma ala da sigla. O mandato tampão na presidência do partido chegou a ser apontado como um empecilho para a tomada de decisão em algo que pode envolver um grande planejamento e uma postura institucional.

Oficialmente, o Processo de Eleição Direta (PED), como são chamadas as eleições internas do partido, também foi mencionado. Ao JOTA, a Comunicação do PT informou que foi procurado pela Meta, mas que, como o processo eleitoral está em curso, o tema ficará para ser avaliado na próxima gestão. A legenda também informou que, “em relação ao Google, não houve diálogo”, mas acrescentou que tem “interesse em fazer com todas as plataformas esse tipo de formação”.

O tema causa desconforto no partido por uma avaliação de que os algoritmos das plataformas digitais beneficiam a disseminação de conteúdos de ódio. No entanto, também há o reconhecimento de que, como usuários, é válido entender melhor como as plataformas funcionam.

Esse mesmo argumento foi defendido publicamente pela ex-presidente da sigla e atual ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Ao ser questionada sobre a oficina oferecida ao PL em coletiva organizada pelo Instituto Barão de Itararé na última semana, Gleisi disse que a plataforma digital se dispôs a fazer uma apresentação sobre as ferramentas de suas redes, mas houve uma reação para não fazer.

“Eu até avaliava que era importante, que a gente devia ver como que eles estão usando essas ferramentas. A gente sabe um pouco porque nós utilizamos essas plataformas. E teve muita reação do nosso pessoal do PT para não fazer isso. (…) Se o PT quisesse, poderia ter preparado, poderia ter chamado e eles iriam apresentar”, disse Hoffmann.

Para a ministra, o partido precisa discutir se continuará a usar essas plataformas. “Como faremos a briga? (…) Precisamos conhecer os recursos que elas têm. E nós temos que nos preparar cada vez mais sobre isso. E nós estamos nos preparando.”

Reação aos algoritmos

A legenda também está incomodada com um entendimento de que há uma aproximação entre as big techs e os partidos mais à direita. Um evento do PL em Fortaleza que teve a participação da Meta e do Google foi anunciado em materiais com identidade visual que sugerem apoio das empresas, reforçando a imagem de que as empresas estariam ao lado da direita. Entretanto, o JOTA apurou que não houve contrapartida como “parceria”, “apoio” ou “patrocínio” de nenhuma das duas big techs presentes no evento.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Além da crítica a essa suposta aliança, o PT defende os posicionamentos do governo de que é preciso ampliar a responsabilização às plataformas digitais. Sustenta esse posicionamento o fato de as redes sociais terem sido instrumentalizadas para promoção dos atos golpistas do 8 janeiro. Neste cenário, até mesmo empresas de monitoramento de redes sociais alegam dificuldade de se aproximar do partido.

Em nota, a Meta informou que treinamentos com partidos políticos com presença no Congresso Nacional são parte recorrente do trabalho da empresa há muitos anos. “Oferecemos esses encontros para capacitar suas equipes sobre boas práticas em nossas plataformas”, disse. O JOTA buscou posicionamento oficial do Google, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.

You Might Also Like

Em reunião, Lula disse a Trump que Brasil pode mediar crise na Venezuela 

Floripa Airport supera 1 milhão de passageiros internacionais em 2025 

O que vai rolar no próximo episódio “MasterChef Confeitaria”; veja prévia 

CPMI ouve ex-diretor do INSS alvo de operação da Polícia Federal 

Novartis fecha compra da Avidity Bioscience por US$ 12 bilhões 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Novo feed do TikTok incentiva aprendizado em ciência e tecnologia 

16 de abril de 2025
Zanin é sorteado relator de pedido contra bloqueio de contas de Moraes 
Como é feito o diagnóstico de Parkinson? Especialista explica ao dr. Kalil 
VÍDEO: Moradores realizam protesto pela revitalização do Solar Boa Vista, antigo casarão do poeta Castro Alves
Muita grana! Saiba qual a fortuna de Cristiano Ronaldo, o atleta mais bem pago do mundo
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?