Graduação já consta na lista de cursos para o Vestibular 2026 da universidade Educação, Ensino superior, PUC, Sustentabilidade CNN Brasil
O Vestibular 2026 da PUC-Rio está com inscrições abertas até o dia 8 de setembro. Entre as diversas opções de graduações oferecidas pela instituição, destaca-se o primeiro curso de bacharelado em Sustentabilidade do Brasil.
Nascido a partir da experiência do mestrado de sustentabilidade da universidade, o bacharelado em Sustentabilidade oferece mentoria, prática profissional e estágio curricular. Os objetivos são incentivar o desenvolvimento do pensamento sistêmico, unindo questões globais e locais, e promover uma visão crítica e reflexiva sobre a relação entre sociedade e natureza. As aulas combinam teoria e prática, com foco nos desafios atuais e futuros.
O currículo integra habilidades e atitudes essenciais para a formação de profissionais em sustentabilidade, com ênfase em:
- Pensamento sistêmico
- Antecipação ou capacidade de pensamento futuro
- Pensamento normativo ou pensamento de valores
- Competência estratégica
- Competência interpessoal e de liderança
- Desenvolvimento de competências comportamentais, cognitivas e socioemocionais, em linha com os objetivos de aprendizagem da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)
Mercado de trabalho
Os profissionais formados estarão preparados para criar e propor soluções, atuando como mediadores entre governos, empresas, universidades, organizações internacionais e da sociedade civil. Também serão capazes de pensar e construir futuros mais sustentáveis e ajudar na implementação de políticas públicas, levando em conta os limites dos ecossistemas e a redução das desigualdades sociais.
Para Agnieszka Ewa Latawiec, uma das professoras que ajudou a idealizar o curso, a proposta vai além da teoria e prepara o estudante para atuar de forma prática e transformadora no mercado. “O jovem que vier cursar Sustentabilidade na PUC-Rio vai mergulhar em questões complexas e desafiadoras, onde cada disciplina dará ferramentas para que ele possa abrir caminho neste mundo complexo, e ele será capaz de construir soluções para estes desafios. Também é um trabalho com propósito”, disse ela.
Estudo revela como secas e chuvas afetam calendário escolar no Brasil

