Símbolo nazista foi desenhado com giz na sala de aula; outro caso de mensagens de ódio já havia sido registrado este ano na universidade São Paulo, -agencia-cnn-, discurso de ódio, PUC-SP CNN Brasil
A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) investiga a autoria do desenho de uma suástica (símbolo nazista), que foi registrado na última na quarta-feira (14), em uma sala de aula do Campus Monte Alegre, em São Paulo.
De acordo com a nota escrita pela vice-reitora da universidade, Carla Reis Longhi, o ocorrido fere os valores institucionais da PUC-SP e por este motivo, foi determinada a instauração de um procedimento de apuração da autoria, circunstâncias e eventual responsabilidade relacionadas ao ato.
A universidade afirmou ainda que é um caso isolado e que a Reitoria encaminhou o caso ao Núcleo de Justiça Restaurativa da Pontifícia.
Veja a nota na íntegra:
“Chegou ao conhecimento desta Reitoria a circulação, em grupos de comunicação da comunidade acadêmica, de uma imagem fotográfica atribuída a uma lousa localizada em uma das salas do Campus Monte Alegre, na qual consta, em tese, a inscrição de uma suástica.
Considerando a gravidade do fato, que fere frontalmente os valores institucionais da PUC- SP, pautados pelo respeito à diversidade, pela promoção dos direitos humanos e pela construção de uma cultura de paz;
Considerando, ainda, a competência conferida ao Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa pela Deliberação CONSAD no 01/2025, que regula, dentre outros, a instauração de procedimentos apuratórios voltados a condutas incompatíveis com a vida universitária para ulterior proposição de encaminhamentos pedagógicos, restaurativos e/ou disciplinares;
DETERMINO a imediata instauração de procedimento para apuração da autoria, circunstâncias e eventual responsabilidade relacionadas ao referido ato, com a devida tramitação nos termos das normas aplicáveis.”
Outro caso parecido
Um caso envolvendo mensagens de ódio foi registrado em março deste ano na mesma instituição. Na ocasião, uma pichação com ameaças foi encontrada em um dos banheiros da PUC. Uma das frases dizia ” PUC não é para árabe”.
Na imagem é possível ver as frases “a PUC é nossa” e “a reitoria é nossa”, acompanhadas por uma Estrela de Davi (símbolo do judaísmo). A frase “Hora de limpar p RI” teria sido escrita em alusão ao professor Reginaldo Nasser, de relações Internacionais, que tem ascendência árabe.
O professor se manifestou nas redes sociais, afirmando que a Fundação São Paulo (Fundasp), mantenedora da faculdade, abriu um inquérito sobre acusação de antissemitismo contra ele e o professor Bruno Huberman, que de acordo com Reginaldo, “não deu em nada”.
*Sob supervisão de Pedro Osorio