By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Putin assiste desfile do Dia da Vitória junto a líderes mundiais em Moscou 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Putin assiste desfile do Dia da Vitória junto a líderes mundiais em Moscou 
outros

Putin assiste desfile do Dia da Vitória junto a líderes mundiais em Moscou 

Última atualização: 9 de maio de 2025 11:42
Published 9 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Comemoração anual da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial é um dos dias mais importantes do calendário do presidente russo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Putin assiste desfile do Dia da Vitória junto a líderes mundiais em Moscou no site CNN Brasil.  Internacional, China, Dia da Vitória, Luiz Inácio Lula da Silva, Rússia, Segunda Guerra Mundial, Vladimir Putin, Xi Jinping CNN Brasil

Contents
Leia MaisLula diz que ligou para Putin e pediu fim da guerra na UcrâniaPutin recebe Lula para desfile do Dia da Vitória em Moscou nesta sexta (9)Cessar-fogo de Putin de 3 dias entra em vigor; Ucrânia alega violaçãoExposição no desfileCessar-fogo unilateral violado diversas vezesPaíses europeus apoiando a Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, assumiu o centro das atenções no desfile do Dia da Vitória da Rússia nesta sexta-feira (9).

Cercado por líderes mundiais ​​em um espetáculo altamente coreografado, o desfile foi criado para mostrar ao mundo ocidental que a Rússia está longe de estar isolada.

Assistindo à marcha de milhares de tropas pela Praça Vermelha de Moscou, Putin ficou ao lado do convidado de honra, o líder chinês Xi Jinping.

A comemoração anual de 9 de maio da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial é um dos dias mais importantes do calendário do presidente russo e este ano se completa o 80º aniversário.

Tradicionalmente, o dia é dedicado aos estimados 25 a 27 milhões de soldados e civis soviéticos que morreram durante o conflito.

Mas, desde que a Rússia lançou uma invasão em larga escala da Ucrânia em 2022, o Dia da Vitória se tornou mais um exercício de propaganda, com Putin enquadrando a guerra contra o vizinho muito menor, como uma continuação do que os russos chamam de Grande Guerra Patriótica.

E embora as comemorações tenham sido discretas nos últimos três anos, a Rússia não se conteve desta vez.

Leia Mais

  • Lula diz que ligou para Putin e pediu fim da guerra na Ucrânia

    Lula diz que ligou para Putin e pediu fim da guerra na Ucrânia

  • Putin recebe Lula para desfile do Dia da Vitória em Moscou nesta sexta (9)

    Putin recebe Lula para desfile do Dia da Vitória em Moscou nesta sexta (9)

  • Cessar-fogo de Putin de 3 dias entra em vigor; Ucrânia alega violação

    Cessar-fogo de Putin de 3 dias entra em vigor; Ucrânia alega violação

Putin e Xi foram acompanhados por dezenas de outros líderes mundiais, a maioria dos quais ostentava a fita preta e laranja de São Jorge presa à lapela.

Muitos deles também enviaram tropas para marchar no desfile, ao lado de militares russos.

O símbolo militar russo remonta aos tempos imperiais, mas tornou-se extremamente controverso nos últimos anos, tendo sido cooptado como um sinal de apoio à agressão de Moscou contra a Ucrânia. Foi banido em vários países.

Os líderes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, Abdel Fattah el-Sisi, do Egito, Aleksandar Vucic, da Sérvia, Nicolás Maduro da Venezuela e Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, estiveram presentes, marcando uma melhora significativa em relação à lista de convidados do ano passado, limitada a algumas delegações de países pós-soviéticos, Cuba e alguns outros países.

Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, um estado-membro da União Europeia, também esteve em Moscou nesta sexta-feira (9).

A presença dele ao lado de Putin foi particularmente significativa, dada a postura dura da UE contra a Rússia pela agressão à Ucrânia.

Exposição no desfile

O armamento e o número de tropas em exibição também foram aprimorados em comparação aos últimos anos, quando a Rússia claramente teve dificuldades para realizar um espetáculo militar impressionante.


Soldados em desfile do Dia da Vitória em Moscou. • REUTERS

O desfile contou com apenas um tanque nos últimos dois anos, e o sobrevoo habitual de aeronaves militares sobre a Praça Vermelha foi cancelado em 2022 e 2023.

Uma seleção de tanques, modernos e históricos, esteve em exibição este ano, e a mídia estatal russa noticiou a participação de cerca de 11.500 soldados.

Pela primeira vez, drones russos também estiveram em exibição, incluindo a versão russa do drone Shahed, de design iraniano, conhecido como Geranium-2.


Rússia exibe drones usados ​​na Ucrânia na Praça Vermelha de Moscou pela primeira vez durante evento do Dia da Vitória • REUTERS

Cessar-fogo unilateral violado diversas vezes

O desfile acontece em um momento em que as negociações lideradas pelos EUA para encerrar a guerra na Ucrânia parecem ter estagnado, apesar de uma onda de atividades diplomáticas nas últimas semanas.

A Rússia se recusou até agora a assinar a proposta americana de um cessar-fogo de 30 dias, com a qual a Ucrânia já havia concordado.

Em vez disso, Putin declarou uma trégua unilateral de três dias próxima ao aniversário – um anúncio que foi prontamente rejeitado pela Ucrânia.

“A proposta do Kremlin para uma trégua de três dias não visa a paz, mas sim garantir a condução segura do desfile em Moscou. Isso é manipulação política”, falou Andriy Yermak, chefe do Gabinete Presidencial Ucraniano, em um comunicado na quinta-feira (8).

Kiev afirmou que, se a Rússia quisesse uma trégua, deveria assinar a proposta já em discussão.

O presidente dos EUA, Donald Trump, também reiterou o apelo pelo cessar-fogo de 30 dias na quinta-feira (8), ameaçando aplicar novas sanções caso não seja respeitado.

Os comentários de Trump surgem após um telefonema com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, a segunda vez em menos de duas semanas que se sabe que os dois líderes falaram um com o outro.

A Ucrânia afirmou nesta sexta-feira (9) que a Rússia violou o cessar-fogo centenas de vezes desde quando entrou em vigor.

Vários civis foram mortos e feridos em ataques com bombas guiadas contra cidades ucranianas, afirmou Kiev.

O país se mostrou abertamente indiferente ao bom andamento do desfile de Putin. Afirmou que “não pode ser responsabilizada pelo que acontece no território da Federação Russa” por causa da guerra.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o país não estaria “fazendo joguinhos para criar uma atmosfera agradável que permita a saída de Putin do isolamento em 9 de maio”.

Moscou afirmou que protegeria a segurança do desfile e dos convidados.

No entanto, a Ucrânia conseguiu interromper a preparação para o desfile no início desta semana, lançando vários ataques de drones contra Moscou.

Os drones forçaram as autoridades russas a fechar temporariamente os quatro aeroportos de Moscou na quarta-feira (7).

Isso tornou a presença de dezenas de delegações estrangeiras em Moscou particularmente significativa, pois elas vieram demonstrar seu apoio a Putin e à Rússia, apesar dos riscos.

Países europeus apoiando a Ucrânia

Os aliados europeus da Ucrânia demonstraram apoio a Kiev enquanto a Rússia desfilava suas tropas nesta sexta-feira (9).

Dezenas de delegações estrangeiras estiveram na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, nesta sexta-feira (9), para apoiar a criação de um tribunal especial para investigar crimes de agressão contra o país.

A chefe de política externa da UE, Kaja Kallas, o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, o novo ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, e dezenas de diplomatas de alto escalão de outros países europeus se encontraram em Lviv.

Em outro gesto de solidariedade, Estônia, Letônia e Lituânia também criaram algumas complicações logísticas para os participantes internacionais do desfile, fechando espaços aéreos para aviões diplomáticos com destino a Moscou e forçando vários líderes pró-Kremlin a redirecionar suas viagens para Moscou.

“Na sociedade letã, há um entendimento claro e baseado em princípios de que a propaganda russa e a glorificação de crimes de guerra não podem ser apoiadas ou incentivadas… nesse contexto, a Letônia não pode conceder autorizações de sobrevoo diplomático para voos que facilitem a participação no evento de 9 de maio”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores do país em um comunicado na quinta-feira (9).

Fico, um dos líderes afetados pelos fechamentos, criticou a medida, afirmando na quarta-feira (7) que ela era “extremamente perturbadora”.

Vucic também foi forçado a mudar de rota depois que os países bálticos disseram que ele não teria permissão para entrar no espaço aéreo.

Segundo a mídia sérvia, ele acabou voando via Baku, no Azerbaijão.


  • 1 de 9

    Tropas chinesas marcham na Praça Vermelha de Moscou no desfile do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial. • REUTERS


  • 2 de 9

    Vladimir Putin e Xi Jinping em desfile do Dia da Viória em Moscou 09/05/2025


  • 3 de 9

    Soldados em desfile do Dia da Vitória em Moscou. • REUTERS


  • 4 de 9

    Presidente Putin cumprimenta presidente Lula no Dia da Vitória em Moscou. • REUTERS


  • 5 de 9

    Rússia exibe drones usados ​​na Ucrânia na Praça Vermelha de Moscou pela primeira vez durante evento do Dia da Vitória • REUTERS


  • 6 de 9

    Rússia exibe drones usados ​​na Ucrânia na Praça Vermelha de Moscou pela primeira vez durante evento do Dia da Vitória • REUTERS


  • 7 de 9

    Soldados em desfile do Dia da Vitória em Moscou. • REUTERS


  • 8 de 9

    Jatos da Força Aérea desenham bandeira russa sobre a Praça Vermelha no encerramento do desfile do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial • REUTERS


  • 9 de 9

    Soldados russos que lutaram na Ucrânia marcham na Praça Vermelha no desfile do Dia da Vitória da Segunda Guerra Mundial.



Este conteúdo foi originalmente publicado em Putin assiste desfile do Dia da Vitória junto a líderes mundiais em Moscou no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Digitalização ajuda agricultor a melhorar eficiência e produção, diz Bayer 

Executivos destacam como etanol pode ajudar na descarbonização 

VÍDEO: Homem que se ‘identifica’ como cobra reage de forma assustadora em metrô

STF avalia delação e defesa antes de decidir sobre condenação de Bolsonaro 

Sustentabilidade passa por questão socioeconômica, defende Fiepa 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Netinho de Paula é processado por não entregar premiação prometida para mulher; entenda

31 de março de 2025
Estado da Bahia e Nestlé travam disputa no STF sobre cobrança de ICMS
Trump diz que fará acordo com a China sobre tarifas
MC Mirella sugere gravidez em vídeo com Dynho: “Vou virar um balão de novo”
Gustavo Quinteros é o novo técnico do Grêmio, diz jornal argentino 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?