Moscou possui uma aliança estratégica com o Irã; chanceler iraniano afirmou que se encontrará com o líder do Kremlin segunda-feira (23) Internacional, Conflito Oriente Médio, Donald Trump, Estados Unidos, Irã, Israel, israel x irã, Rússia, Vladimir Putin CNN Brasil
O presidente russo, Vladimir Putin, não tem planos de falar com o líder americano, Donald Trump, informou o governo russo neste domingo (22), após ataques americanos às instalações nucleares do Irã, mas acrescentou que uma ligação telefônica poderia ser agendada rapidamente, informou a agência de notícias estatal TASS.
A Rússia e o Irã assinaram um “acordo de parceria abrangente” em janeiro, consolidando sua estreita aliança estratégica, embora o acordo não exija que os dois países se defendam mutuamente caso um seja atacado.
Enquanto isso, em uma ligação telefônica na quinta-feira (19), Putin e o líder chinês Xi Jinping condenaram veementemente os ataques de Israel ao Irã, segundo informações do Kremlin e do Ministério das Relações Exteriores da China.
Embora as declarações não tenham mencionado os Estados Unidos, Xi — em uma mensagem pouco velada a Trump — enfatizou que as “grandes potências” que têm influência especial sobre as partes em conflito devem trabalhar para “acalmar a situação, e não o contrário”.
Durante uma coletiva de imprensa, em Istambul, Turquia, neste domingo (22), o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, afirmou que viajará para Moscou e deve ser encontrar com Putin na segunda-feira (23).
-
1 de 5Presidente Donald Trump na Sala de Conflito na Casa Branca • Reuters
-
2 de 5General Daniel Caine na Sala de Crise da Casa Branca antes do ataque ao Irã • Reuters
-
3 de 5John Ratcliffe, diretor da CIA, durante reunião na Sala de Crise da Casa Branca • Reuters
-
-
4 de 5O Secretário de Estado Marco Rubio e o Secretário de Defesa Pete Hegseth, na frente, na Sala de Situação, no sábado, 21 de junho de 2025. • Reuters
-
5 de 5Vice-presidente, JD Vance, e o presidente, Trump, na Sala de Crise • Reuters