Ainda assim, governo confirmou que funcionários usaram IA para filtrar perguntas do público para um evento com presidente russo Internacional, Inteligência Artificial, Kremlin, Rússia CNN Brasil
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não utiliza ferramentas de inteligência artificial para fins pessoais, afirmou o Kremlin nesta quinta-feira (20).
De toda forma, o governo russo pontuou que seus funcionários utilizam essas ferramentas.
O porta-voz Dmitry Peskov acrescentou que o Kremlin utilizou ferramentas de IA para ajudar a filtrar as perguntas dos cidadãos durante o evento anual de perguntas e respostas com Putin.
“O próprio presidente não utiliza IA no seu trabalho diário. A IA é utilizada para apoiar as atividades do presidente, incluindo, como foi dito ontem, a preparação de um programa de televisão com participação do público por telefone e o processamento de milhões de mensagens e perguntas dos cidadãos para esse programa”, comentou.
“A IA está em desenvolvimento e evolução, tornando-se mais avançada e, a cada ano que passa, permite-nos processar os pedidos dos nossos cidadãos de forma mais eficaz e completa. É por isso que é utilizada desta forma”, explicou Peskov.
Na quarta-feira (19), Putin pediu a criação de uma força-tarefa nacional para coordenar o trabalho da Rússia em modelos generativos de inteligência artificial desenvolvidos internamente, que, segundo ele, são vitais para a preservação da soberania do país.
Ainda na quarta, um robô com inteligência artificial dançou para Putin em uma exposição promovida pelo Sberbank, o maior banco da Rússia, destinada a demonstrar os avanços tecnológicos da empresa.

