O líder agradeceu pesquisadores e projetistas que desenvolvem armamentos e disse que Moscou modernizou suas forças estratégicas Internacional, Armas nucleares, EUA, Putin, Rússia CNN Brasil
O presidente russo, Vladimir Putin, entregou prêmios estatais a pesquisadores e projetistas que desenvolvem armamentos estratégicos russos, incluindo o novo míssil de cruzeiro Burevestnik, movido a energia nuclear, e o torpedo Poseidon, também movido a energia nuclear, informou o Kremlin nesta terça-feira (4).
Putin afirmou que a Rússia modernizou suas forças estratégicas e agradeceu aos responsáveis.
“O resultado que vocês alcançaram é, sem exagero, de importância histórica para nossa nação, garantindo segurança e paridade estratégica pelas próximas décadas, podendo-se afirmar com segurança que por todo o século XXI”, disse o líder russo em uma cerimônia com os pesquisadores e projetistas premiados.
Moscou afirma que o míssil Burevestnik é “invencível” às defesas antimísseis atuais e futuras, com um alcance praticamente ilimitado e uma trajetória de voo imprevisível.
O Poseidon é uma nova arma que surgiu em meio ao que Putin chamou de uma “corrida armamentista global” – principalmente entre os Estados Unidos, a Rússia e a China – para modernizar e desenvolver os arsenais nucleares.
Desde que anunciou o Burevestnik pela primeira vez em 2018, Putin tem apresentado a arma como uma resposta às medidas dos EUA para construir um escudo antimíssil após Washington ter se retirado unilateralmente do Tratado de Mísseis Antibalísticos de 1972 em 2001, e para ampliar a aliança militar da OTAN.

