By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: QR de maio: pusemos o GWM Tank 300 à prova na terra e no asfalto
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > QR de maio: pusemos o GWM Tank 300 à prova na terra e no asfalto
outros

QR de maio: pusemos o GWM Tank 300 à prova na terra e no asfalto

Última atualização: 2 de maio de 2025 18:30
Published 2 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Depois dos Haval e Ora, a GWM está lançando uma nova linha de produtos no Brasil com a chegada do Tank 300. É um SUV com chassi de longarinas, visual robusto, caixa de transferência para a tração 4×4 e… motorização híbrida plug-in. Mas até que ponto a eletrificação ajuda um jipão raiz?

Contents
E tem mais!Luta inglória

De pista de testes, onde submetemos o GWM Tank 300 ao nosso teste padrão de desempenho e consumo, saímos em busca de muita terra e lama para colocar à prova os verdadeiros atributos do modelo. Diferente de outros híbridos plug-in com tração 4×4, este mantém o cardã e têm bloqueios eletrônicos para os diferenciais dianteiro, central e traseiro, além de um assistente de manobra capaz de encurtar o diâmetro de giro em 20%. E já adiantamos: ele se saiu muito bem.

E tem mais!

QUATRO RODAS 793 MAIO DE 2025
<span class=”hidden”>–</span>Thiago Vinholes/Quatro Rodas

A ilha dos Suzuki Jimny – Reportagem especial conta como os carros da Suzuki, em especial o Jimny, dominam as estradas da remota Ilha de Páscoa. Era um mistério tão intrigante quando as mais de 800 estátuas que atraem mais de 100.000 turistas anualmente, mas encontramos explicações para isso.

QUATRO RODAS 793 MAIO DE 2025
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Toro Ultra, agora flex – Testamos a nova Fiat Toro Ultra, que retorna após perder o motor diesel. Na verdade, foi responsável por nos mostrar como ficou o desempenho da picape com o motor 1.3 turbo flex reajustado para gerar até 176 cv – antes eram 185 cv.

QUATRO RODAS 793 MAIO DE 2025
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Novo Kia Carnival – Figura fácil na porta das escolas mais caras do Brasil, a Kia Carnival foi atualizada. O visual ficou mais impactante, mas não deixou de lado suas características únicas na cabine. Mas também não é comum encontrar outros carros com motor V6 aspirado à venda atualmente.

QUATRO RODAS 793 MAIO DE 2025
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Não é mineiro, é chinês – A MG chegará ao Brasil ainda neste ano. Essas duas letras dizem muito aos brasileiros, mas refere-se à Morris Garages, uma fabricante de origem inglesa que foi assumida pelos chineses há mais de 20 anos. E o MG ZS é um dos carros que podem chegar em breve ao Brasil.

QUATRO RODAS 793 MAIO DE 2025
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

BYD King GL – Testamos a versão mais simples e com menos potência do BYD King. No caso dele, não ser o mais completo e sofisticado trouxe uma vantagem: é ainda mais econômico.

Continua após a publicidade
QUATRO RODAS 793 MAIO DE 2025
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Pique revisado – Na onda da troca de motores, o Jeep Commander Overland mostra onde conseguiu evoluir com os 30 cv extras do novo motor 2.2 turbodiesel. Nem parece que este é o último Jeep a diesel à venda no Brasil.

QUATRO RODAS 793 MAIO DE 2025
<span class=”hidden”>–</span>Arte/Quatro Rodas

Uma prévia do novo Outlander – Após um hiato de quatro anos, o Mitsubishi Outlander está retornando ao Brasil como um híbrido 4×4. Aproveitamos que o modelo também está retornando à Europa após um longo hiato para saber se manteve suas antigas qualidades.

QUATRO RODAS 793 MAIO DE 2025
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Recriações em pauta – Estes carros recriam antigas lendas das ruas e das pistas, graças ao empenho de apaixonados e colecionadores.

QUATRO RODAS 793 MAIO DE 2025
<span class=”hidden”>–</span>Arte/Quatro Rodas

Carta ao leitor

Luta inglória

A precisão é um desafio da escrita. Não a precisão da engenharia. Mas a das ideias. Que é mais difícil de alcançar. Sem os recursos da fala (entonação, intensidade) e sem a expressão do corpo, face, mãos, o texto tem que se virar sozinho para se fazer entender.

Na QUATRO RODAS essa é uma batalha diária. E inglória, muitas vezes. O caso clássico é o câmbio chamado manual. Como assim manual, sendo que o chamado automático também precisa ser manuseado? Ok: mecânico. Mas o automático também é mecânico. Os mais modernos, eletromecânicos.

Com o advento dos elétricos, surgiram novos impasses. Podemos dizer que os modelos híbridos plug-in são aqueles recarregáveis. Mas os outros tipos, leve e pleno, também recarregam. Fazem isso por conta própria (motor/gerador, frenagem regenerativa), enquanto os outros podem ser conectados à tomada. Mas todos recarregam.

Continua após a publicidade

As fábricas não nos ajudam ao criarem carros que não se encaixam em definições conhecidas, como os SUVs, modelos que seriam esportivos e utilitários ao mesmo tempo. Algumas vezes, elas exageram tanto, que o conceito não pega, como Crossover ou SUP, de Sport Utility Pick-up.

E ainda criam subdivisões e misturas que dificultam ainda mais o entendimento. Como hatchback, fastback, notchback. Neste momento, estamos tentando classificar os SUVs, olha eles aí de novo, pelo porte. Se o VW T-Cross é compacto, qual o tamanho do VW Tera? Subcompacto? E o Kwid, onde entra? (O Kwid é mesmo SUV?) No caso das picapes, a Fiat Toro foi reconhecida como intermediária: entre Fiat Strada e Fiat Titano (esta não existia antes, mas só para ficarmos na mesma marca). Mas aplicando a mesma lógica dos SUVs, a Toro deveria ser compacta e a Strada subcompacta. Talvez não. Já viram o tamanho da Strada? Ela tem o porte de uma Chevrolet S10 nos anos 1990.

Difícil chegar a um padrão de modo que, ao escrever, o jornalista saiba que será entendido pelo leitor, incluindo aquele leitor que não acompanha o mercado de perto.

Há ainda outras questões mais prosaicas como o uso dos artigos. É o VW Brasilia, como diz nosso especialista em clássicos Felipe Bitu? Ou a VW Brasilia, por se tratar de uma perua? Penso que em todos os casos devemos usar o artigo masculino “o”. Mas se antes do nome vier o tipo de carro e ele for substantivo feminino, perua, minivan, pode-se flexionar. E considero a Ferrari como exceção, com a desculpa de que Ferrari é uma macchina, sinônimo de carro, em italiano. E macchina é feminino. Mas e Lamborghini, Maserati, Pagani, Alfa Romeo? Esses não.

Muitas vezes é isso que nos resta: apelar para as convenções. Se o pessoal das ciências exatas faz isso, quando explicam determinados eventos nas CNTP, condições normais de temperatura e pressão, por exemplo, nós, das humanas, também podemos.

Continua após a publicidade

Boa leitura!

Quatro Rodas
Paulo Campo Grande, redator-chefe de QUATRO RODASArte/Quatro Rodas
Publicidade

You Might Also Like

Deborah Secco lança vibrador que promete elevar o prazer feminino: “Sem julgamentos”

Suspeita de matar o pai, mulher nua em praia de SP tem prisão decretada 

Luciano Huck surpreende com opinião sobre vídeo de Felca; assista

Dino suspende efeito de atos estrangeiros no Brasil, inclusive aplicação da Lei Magnitsky

Ofertas do dia: smart TVs da Samsung e LG com até 56% de desconto

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Oracle oferece curso gratuito de programação e IA; inscrições abertas 

16 de dezembro de 2024
Marcelo projeta possível Real Madrid x Fluminense: “Jogo não pode acabar” 
À CNN, Alckmin lamenta a morte de papa Francisco: “Tornou a igreja maior” 
Tássio Brito vence eleição para presidência do PT na Bahia
Fornecimento de água será suspenso em Salvador para viabilizar obra do metrô; confira os bairros afetados
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?