Pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 12 e 14 de setembro; margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos Política, Eleições 2026, Luiz Inácio Lula da Silva, Pesquisa Genial/Quaest, Tarcísio de Freitas CNN Brasil
A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (18), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superaria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no primeiro turno das eleições presidenciais de 2026.
Em um primeiro cenário, Lula aparece com 35%, contra 17% de Tarcísio. Na sequência aparecem: o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), com 13%, e os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 5% e 6%, respectivamente.
Outros 18% dos entrevistados disseram que não votariam, votariam nulo ou branco, enquanto 6% são indecisos.
O levantamento também simulou outros adversários. Em eventual uma disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula teria 32%, frente a 24%. Atualmente, o ex-presidente está inelegível, e só voltaria às eleições em 2062, aos 107 anos de idade, considerando a condenação de 27 anos e três meses de prisão pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) e um cenário sem anistia.
No cenário com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o petista soma 33%, contra 18%.
Já diante do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Lula alcançaria 32%, enquanto o filho do ex-presidente teria 14%.
Veja os cenários em que Lula e Tarcísio disputam o primeiro turno das eleições presidenciais de 2026
O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, presencialmente, entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

