Grupo de 72 apoiadores de Nikolas Ferreira foi atingido por um raio nas proximidades da Praça do Cruzeiro, em Brasília Saúde, Brasília, Manifestação, Nikolas Ferreira, Raio CNN Brasil
Um raio atingiu os apoiadores do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), neste domingo (25), enquanto eles aguardavam o parlamentar nas proximidades da Praça do Cruzeiro, em Brasília. De acordo com a nota parcial do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), 72 vítimas foram atendidas no local e 30 delas foram encaminhadas a hospitais próximos dali.
De acordo com Paulo Rezende, professor do curso de engenharia elétrica do Centro Universitário Braz Cubas, os danos causados pela passagem elétrica pelo corpo humano são inúmeros, podendo variar de queimaduras à destruição dos tecidos e órgãos internos, além de poder causar parada cardíaca, fibrilação, parada respiratória e danos no sistema nervoso.
“Tratando-se de uma descarga atmosférica, a situação se agrava muito. Uma pessoa atingida por uma descarga atmosférica tem pouca chance de sobreviver”, afirma.
Em coletiva de imprensa, o Corpo de Bombeiros informou que algumas vítimas tinham queimaduras na mão e no tórax, outras tiveram torções e quadros de hipotermia. Oito pessoas atingidas pela descarga elétrica apresentavam condições instáveis e quando alguém sobrevive à descarga elétrica, pode ocorrer sequelas, que vão depender do caminho da corrente elétrica pelo corpo e da qualidade do atendimento médico logo após o acidente.
Rodrigo Salvetti, geólogo e professor de ciências biológicas do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), reitera que ser atingindo por um raio é um acidente raro. “O mais comum é a pessoa ser atingida de forma indireta, recebendo a corrente pelo solo ou por ramificações laterais do eixo principal do raio”, explica. Ou seja, pessoas próximas do local ou da pessoa atingida também podem receber a descarga elétrica.
*Com informações de Gabriela Maraccini, da CNN Brasil
Astrônomos detectam explosões de raios mais poderosas do Universo

