Brasileiro assumiu interinamente o Portland Trail Blazers após prisão do ex-treinador Basquete, -agencia-reuters-, CNN Esportes, NBA, outros esportes, Tiago Splitter CNN Brasil
Tiago Splitter foi nomeado técnico interino do Portland Trail Blazers, nesta quinta-feira (23), após a prisão de Chauncey Billups.
O brasileiro de 40 anos fará sua estreia no comando da equipe nesta sexta (24), quando os Trail Blazers recebem o Golden State Warriors do astro Stephen Curry, às 23h (de Brasília).
“Estamos cientes das acusações envolvendo o técnico Chauncey Billups e cooperando totalmente com a investigação”, afirmou a equipe em nota. “Billups foi afastado imediatamente, e Tiago Splitter assumirá o cargo interinamente.”
Primeiro técnico brasileiro da história da NBA
Splitter torna-se o primeiro treinador nascido no Brasil a comandar uma equipe da NBA. Esta é sua primeira temporada com os Trail Blazers.
Antes, ele foi assistente técnico do Brooklyn Nets entre 2019 e 2023 e do Houston Rockets na temporada 2023-24.
Na última temporada, Splitter comandou o Paris Basketball, da França.
Carreira como jogador e passagem pela seleção
Como jogador, Splitter atuou por sete temporadas na NBA, entre 2010 e 2017, com médias de 7,9 pontos e 5,0 rebotes em 355 partidas (153 como titular).
Defendeu o San Antonio Spurs em suas cinco primeiras temporadas e fez parte da equipe campeã da NBA em 2013-14.
Suas melhores marcas na liga vieram em 2012-13, com 10,3 pontos e 6,4 rebotes de média.
O ex-pivô também jogou por Atlanta Hawks e Philadelphia 76ers, além de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2012.
NBA: LeBron James descarta estender carreira para jogar com 2º filho
Situação do Portland Trail Blazers
Outro brasileiro, Leandro Barbosa, o Leandrinho, ex-jogador da NBA, atualmente é assistente técnico do Sacramento Kings.
O Portland liderou boa parte de sua estreia na temporada, na quarta-feira, mas acabou derrotado por 118 a 114 pelo Minnesota Timberwolves.
Com o resultado, Billups chegou a 117 vitórias e 212 derrotas em quatro temporadas e uma partida à frente dos Trail Blazers.
Segundo a imprensa americana, o time cancelou sua coletiva de imprensa programada para quinta-feira.

			
			
		