O BYD Dolphin Mini foi o elétrico mais vendido do país em 2024. Ele tem central multimídia, câmera de ré, sensores traseiros e até ajustes elétricos para o banco do motorista. Os R$ 118.800 são para a versão de quatro lugares, enquanto a de cinco é R$ 4.000 mais cara, custa R$ 122.800.
Ainda assim, é mais barato que muito hatch 1.0 turbo. A cesta de peças e o seu valor de seguro também não destoam muito dos carros a combustão na mesma faixa de preço. E as revisões são uma pechincha: apenas R$ 1.900.

Quanto custa para manter?
Revisões até 60.000 km: R$ 1.900
Seguro: R$ 3.311
Cesta de peça: R$ 19.371
Consumo (km/KWh): 12 (urb.) / 9,2 (rod.)
Ainda no primeiro semestre de 2025 o elétrico mais barato da BYD terá suas primeiras unidades nacionais montadas no complexo de Camaçari (BA).
O BYD Dolphin Mini nem é tão mini assim. São 3,78 m de comprimento ou 10 cm a mais que um Renault Kwid, o que não é grande. Mas na altura de 1,54 m e na largura de 1,71 m equivale a um Fiat Argo. O seu segredo está nos 2,50 m de entre-eixos (mesma medida dos primeiros Hyundai HB20), pois os balanços dianteiro e traseiro são curtinhos.
Provavelmente, mal daria para colocar um motor a combustão sob o capô minúsculo, da mesma forma que o porta-malas de 230 litros (20 l menor que o Dolphin e sem iluminação) só leva uma mala grande e não traz tampão, nem o estepe – que o Dolphin tem.
Por fora, vale destacar os retrovisores (os mesmos do Dolphin, mas sem câmeras laterais) e maçanetas pintados, e as rodas que são de liga leve aro 16 (a medida dos pneus 175/55 R16 é inédita no Brasil, mas a BYD garante que importará mais deles para reposição). Não tem cara de “foi o que deu para comprar” como alguns modelos nessa faixa de preço.
O Dolphin Mini ainda tem outra coisa que o brasileiro adora cobrar nos outros carros: freios a disco nas rodas traseiras, mas tão pequenos que são pouco maiores que um CD. O freio de estacionamento é eletrônico e tem função auto-hold.
O que não dá para negar é que qualquer outro hatch automático à venda no Brasil tem mais de 100 cv. O motor elétrico do Dolphin Mini, porém, gera 75 cv como o motor 1.0 de um Fiat Argo. Isso não inspira muitas emoções, mas o torque de 13,8 kgfm já equivale ao de um Argo 1.3. e, no chinês, essa é uma força disponível de forma imediata.

O Dolphin Mini é um carro com boa desenvoltura no trânsito urbano, ágil nas arrancadas e se defende muito bem até os 60 km/h. Prova disso é que a retomada de 40 a 80 km/h leva 6,1 s, enquanto um Fiat Argo 1.3 CVT (o automático mais barato do Brasil atualmente, por R$ 95.490, e um dos mais lentos) precisa de 5,5 s. De 60 a 100 km/h o Fiat precisa de 7,2 s e o BYD, de 9,4 s. O fôlego diminui conforme a velocidade aumenta, mas o desempenho em estrada ainda é melhor do que um compacto 1.0.

Em nossa pista, a aceleração de 0 a 100 km/h foi cumprida nos mesmos 14,9 s declarados pela fábrica. A velocidade máxima de 130 km/h se confirmou também. Não é comum as retas da nossa pista serem suficientes para chegar ao limite de velocidade dos carros.
Ficha Técnica – BYD Dolphin Mini
Motor: elétrico, diant., transv., 75 cv, 13,8 kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica, 9,9 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e disco sólido (tras.) com recuperação de energia
Pneus: 175/55 R16
Dimensões: compr., 378 cm; larg., 171 cm; altura, 154 cm; entre-eixos, 250 cm; peso, 1.160 kg; porta-malas, 230 l
Bateria: fosfato de ferro-lítio, Blade 38,8 kWh, autonomia de 280 km (Inmetro)
Carregamento: tipo 2 (AC) a 6,6 kW; CCS2 (DC) a 40 kW
Teste Quatro Rodas
Aceleração | |
0 a 100 km/h | 14,9 s |
0 a 1.000 m | 36,9 s – 130,7 km/h |
Velocidade máxima | 130,7 km/h |
Retomadas | |
D 40 a 80 km/h | 6,1 s |
D 60 a 100 km/h | 9,4 s |
D 80 a 120 km/h | 14,4 s |
Frenagens | |
60/80/120 km/h a 0 | 15,8/28,1/64,6 m |
Consumo | |
Urbano | 12 km/kWh |
Rodoviário | 9,2 km/kWh |
Ruído interno | |
Neutro/RPM máx. | n/d / – dBA |
80/120 km/h | 60,6/74 dBA |
Aferição | |
Velocidade real a 100 km/h | 97 km/h |
Rotação do motor a 100 km/H | n/d |
Volante | 2,7 voltas |
Seu Bolso | |
Preço básico | R$99.800 |
Garantia | 5 anos |